DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3899
Título: Escola e variação linguística- um estudo de caso entre alunos de uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Maués
Título(s) alternativo(s): School and linguistic variation - a case study among students of a 6th grade elementary school class of a public school in Maués
Autor(es): Barbosa, Geisinara Leda
Orientador(es): Cardoso, Maria Celeste de Souza
Palavras-chave: Preconceito Linguístico;Escola;Ensino Fundamental;Estudo de Caso
Data do documento: 2-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente artigo visa evidenciar os aspectos de preconceitos linguísticos no meio escolar entre alunos de 6º ano de uma turma do Ensino Fundamental. A relevância desse estudo é justificada pelo fato do referido tema ainda não ter sido abordado de forma adequada na escola a qual ainda está ligada a errônea ideia de recriminar as variações linguísticas, insistindo em ensinar apenas a variedade tida como padrão. Essa pesquisa vem buscando compreender essas complicações linguísticas e até que ponto elas podem prejudicar o aluno. Buscando evidenciar os preconceitos existentes entre falantes de uma variedade padrão e uma variedade não padrão e trazendo assim a importância de conscientizar os alunos, que o preconceito linguístico se dá pela a ignorância de não aceitarmos as várias línguas que existe em nossas regiões. A pesquisa é de natureza qualitativa, pois busca-se compreender como se dá esse fenômeno em sala de aula. Como método de procedimento utilizou-se o estudo de caso, o tipo de pesquisa foi o bibliográfico e a pesquisa de campo. A pesquisa foi embasada pelos seguintes teóricos: Antunes (2009), Bagno (1999), Bakhtin (1997); e outros. Entendemos assim que o reconhecimento da existência de muitas variações linguísticas está ligado ao contexto social que o aluno está incluso e que as escolas devem entender que é de suma importância a associação dessas variações e entender que as normas não-cultas não devem ser objetos de preconceito, mas sim respeitadas como elementos importantes da comunicação.
Abstract: This article aims to highlight the aspects of language bias in the school environment among 6th grade students in a class of elementary school. The relevance of this study is justified by the fact that this theme has not yet been adequately addressed in the school which is still linked to the mistaken idea of reproaching linguistic variations, insisting on teaching only the variety taken as standard. This research has sought to understand these language complications and the extent to which they may harm the student. Seeking to highlight the existing prejudices between speakers of a standard variety and a non-standard variety and thus bringing the importance of making students aware, the linguistic prejudice is due to the ignorance of not accepting the various languages that exist in our regions. The research is qualitative in nature, as it seeks to understand how this phenomenon occurs in the classroom. As a method of procedure we used the case study, the type of research was bibliographic and field research. The research was based on the following theorists: Antunes (2009), Bagno (1999), Bakhtin (1997); and others. Thus we understand that the recognition of the existence of many linguistic variations is linked to the social context that the student is included in and that schools should understand that the association of these variations is of paramount importance and understand that non-cultured norms should not be objects of prejudice. but respected as important elements of communication.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3899
Aparece nas coleções:NESMAU- Núcleo de Ensino Superior de Maués.



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.