DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3898
Título: As variações linguísticas nos livros didáticos de língua portuguesa do terceiro ciclo do ensino fundamental em Maués–AM.
Título(s) alternativo(s): Linguistic variations in Portuguese language textbooks for the third cycle of elementary education in Maués-AM.
Autor(es): Medeiros, Cassius Clay de Almeida
Orientador(es): Castro, Franklin Roosevelt M. de
Palavras-chave: Sociolinguística;Variação Linguística;Livro Didático
Data do documento: 1-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Neste artigo o objetivo foi analisar como é a abordagem em relação a Variação Linguística, em uma coleção de Livros Didáticos de Língua Portuguesa dos últimos anos do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) intitulada “Português – Linguagens” (CEREJA; COCHAR, 2015), verificando quais são as orientações e esclarecimentos sobre Variação Linguística, noções de Variações Diatópicas, Diastráticas, Difásicas e Preconceito Linguístico. Foi verificado também quais são as orientações que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o Guia do Nacional do Livro Didático (PNLD) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) mencionam sobre este tema. A coleção pesquisada de Livros Didáticos de Língua Portuguesa, é utilizada por professores de uma Escola da Rede Estadual de Ensino do município de Maués. Esta pesquisa tem como referenciais teóricos: Linguística e Sociolinguística (ALKIMIM, 2001; MARTELOTTA, 2011; CEZARIO e VOTRE, 2011; Bagno 2007) e Pesquisa Sociolinguística (TARALLO, 2007) entre outros. A pesquisa se concentrou na seção “Conhecimentos Linguísticos” dos livros que abordam especificamente sobre este tema. Com base nas análises realizadas, ficou evidente que a abordagem é centralizada no livro do 6° ano. Nos demais livros, a abordagem é diminuída com alguns complementos. Desta forma, a coleção pesquisada mostra consonância em acordo com as indicações que o PCN e o BNCC informam sobre como este assunto deve ser abordado no ensino fundamental.
Abstract: In this article, the objective was to analyze how is the approach in relation to Linguistic Variation, in a collection of Portuguese Language Textbooks from the last years of Elementary School (6th to 9th grade) entitled “Português – Linguagens” (CEREJA; COCHAR, 2015), checking what are the guidelines and clarifications on Linguistic Variation, notions of Diatopic, Diastratic, Diphasic Variations and Linguistic Prejudice. It was also verified what are the guidelines that the National Curricular Parameters (PCN), the National Textbook Guide (PNLD) and the National Curricular Common Base (BNCC) mention on this topic. The researched collection of Textbooks of Portuguese Language is used by teachers of a School of the State Teaching Network in the municipality of Maués. This research has as theoretical references: Linguistics and Sociolinguistics (ALKIMIM, 2001; MARTELOTTA, 2011; CEZARIO and VOTRE, 2011; Bagno 2007) and Sociolinguistic Research (TARALLO, 2007) among others. The research focused on the “Linguistic Knowledge” section of the books that specifically address this topic. Based on the analyzes carried out, it became evident that the approach is centered on the 6th grade book. In the other books, the approach is shortened with some additions. In this way, the researched collection shows consonance with the indications that the PCN and the BNCC inform about how this subject should be approached in elementary school.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3898
Aparece nas coleções:NESMAU- Núcleo de Ensino Superior de Maués.



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.