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Título: Utilizando a educação ambiental no combate às queimadas urbanas no município de Boca do Acre - AM
Título(s) alternativo(s): Using environmental education in the fight against urban fires in the municipality of Boca do Acre - AM
Autor(es): Santos, Lucas Souza
Orientador(es): Barros, André de Lima
Palavras-chave: Queimadas;Queimadas urbanas;Meio Ambiente;Educação Ambiental
Data do documento: 2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SANTOS, Lucas Souza. Utilizando a educação ambiental no combate às queimadas urbanas no município de Boca do Acre - AM. 2018. 25 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas. Boca do Acre.
Resumo: As queimadas vêm se tornando cada vez mais um hábito comum na humanidade, por ser o método mais rápido e fácil, mas pode trazer riscos à saúde e ao ambiente. No Brasil, essa prática iniciou no período de colonização do país, para limpeza de áreas florestais com o intuito de plantio ou pastagem. Atualmente é utilizada também para destruir depósitos de lixo, queimar folhas secas de árvores e outros. Poucas pessoas têm conhecimento, mas a prática das queimadas é considerada crime como diz o artigo 54, da Lei do Meio Ambiente (Lei Federal 9 605, de 12/2/98). O município de Boca do Acre ocupa o 10º lugar no ranking entre as cidades brasileiras com maior quantidade de focos de queimadas. Por ser um município onde a coleta ou tratamento de lixo não é constante, muitos moradores da região optam por uma solução não apropriada para o descarte dos resíduos domésticos. Este trabalho teve como intuito sensibilizar os alunos do 7º ano do ensino fundamental sobre os riscos e consequências da prática de queimadas urbanas, realizar levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre as queimadas, propor ações de Educação Ambiental com os discentes sobre a problemática e comparar o conhecimento prévio e adquirido dos alunos em relação a prática das queimadas. O estudo foi realizado no município de Boca do Acre, localizado no interior do estado do Amazonas, em duas turmas do 7° ano da Escola Estadual Almirante Barroso no turno matutino. Foi elaborado um questionário e aplicado nas turmas. Após a aplicação do questionário, foi ministrada uma aula de educação ambiental sobre queimadas urbanas e novamente foi aplicado o questionário. Os resultados obtidos foram apresentados em gráficos. E pela análise dos gráficos, houve alguns alunos que ainda acham que atear fogo nos resíduos é a solução mais simples, outros perceberam que uma forma adequada de descartar o lixo é mais apropriada para o ambiente que vivem.
Abstract: The Burned is increasingly becoming a common habit in humanity as it is the fastest and easiest method, but it can pose health and environmental risks. In Brazil, this practice began in the period of colonization of the country, to clear forest areas in order to plant or pasture. Currently it is also used to destroy garbage dumps, burn dry leaves of trees and others. Few people are aware, but the practice of burned is considered a crime as stated in article 54 of the Environmental Law (Federal Law 9.605, of 12/2/98). The municipality of Boca do Acre occupies the 10th place in the ranking among the Brazilian cities with the largest number of outbreaks. As it is a municipality where garbage collection or treatment is not constant, many residents of the region opt for an inappropriate solution for the disposal of household waste. This work aimed to sensitize students of 7th grade of elementary school about the risks and consequences of the practice of urban burned, survey the prior knowledge of students about burning, propose environmental education actions with students about the problem and compare the students’ previous and acquired knowledge regarding the practice of burned. The study was carried out in the municipality of Boca do Acre, located in the interior of the state of Amazonas, in two 7th grade classes of the Almirante Barroso State School in the morning shift. A questionnaire was prepared and applied to the classes. After applying the questionnaire, an environmental education class on urban burned was given and the questionnaire was again applied. The results obtained were presented in graphs. And by analyzing the graphs, some students still think that setting fire to waste is the simplest solution, others have found that an appropriate way to dispose of waste is more appropriate for their living environment.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3895
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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