DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCamurça, Lilian Florindo-
dc.date.available2022-04-30-
dc.date.available2022-04-29T15:13:32Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCAMURÇA, Lilian Florindo. Sala de aula invertida: uma abordagem metodológica para o ensino de biologia. 2019. 48 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas. Boca do Acre.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3893-
dc.description.abstractThe work aimed to analyze the use of the inverted classroom methodology, verifying the effectiveness of active pedagogical tools as a basis for meaningful learning. It took as reference the studies by Moran (2015), Pavanelo and Lima (2017), Valente (2014) among others. It is a research with quali-quantitative approach. The study involved 25 students from the 1st grade of a public high school in the city of Boca do Acre / Am. For the data collection it was initially applied a questionnaire about the use of Digital Technologies of Communication and Education (TDICs). for the teaching of biology; conducting a didactic sequence, using the Inverted Classroom methodology and, finally, applying a final questionnaire about the experience with the Inverted Classroom methodology. After that, we conclude that the methodology used promoted a constructive and collaborative learning, allowing the students to act in all learning process built along the proposed activities. For this reason, new technology-aligned methodologies promote students' learning autonomy and develop cognitive and socio emotional skills.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFerramentaspt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleSala de aula invertida: uma abordagem metodológica para o ensino de biologiapt_BR
dc.title.alternativeFlipped classroom: a methodological approach to teaching biologypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T15:13:32Z-
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Maria do Perpétuo Socorro da Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245384190901936pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Maria do Perpétuo Socorro da Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245384190901936pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Rayane Delmondes da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0828753816172611pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Diogo Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5143585130152199pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7781032874273867pt_BR
dc.description.resumoO trabalho teve objetivo de analisar o uso da metodologia da sala de aula invertida, verificando a eficácia de ferramentas pedagógicas ativas, como base para uma aprendizagem significativa. Tomou como referência os estudos de Moran (2015), Pavanelo e Lima (2017), Valente (2014) entre outros. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa. O estudo envolveu 25 alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Tempo Integral, do município de Boca do Acre/Am Para o levantamento de dados foi aplicado inicialmente um questionário sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Comunicação e Educação (TDICs) para o ensino de Biologia; realização de uma sequência didática, utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida e, por fim a aplicação de um questionário final sobre a experiência vivenciada com a metodologia da Sala de Aula Invertida. Após isso, concluímos que a metodologia utilizada promoveu uma aprendizagem construtiva e colaborativa, possibilitando aos alunos atuaram em todo processo de aprendizagem construído ao longo das atividades propostas. Por esse motivo as novas metodologias alinhadas a tecnologia promovem a autonomia da aprendizagem dos alunos e desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBACICH, L.; MORAN, J. M. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida: Pátio, n. 25, p. 45-47, jul. 2015. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp content/uploads/2015/07/hibrida.pdf.>. Acesso em: 06 dez. 2018. BENTO, M. C. M.; CAVALCANTE, R. dos S. Tecnologias Móveis em Educação: o uso do celular na sala de aula. Revista ECCON, v. 4, n. 7, p. 113-120, jan./jun. 2013. BERBEL, N. A. N. Metodologias Ativas e a Promoção da Autonomia de Estudantes, Minas Gerais. Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p.25-40, jan./jun, 2011. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/se minasoc/article/view/10326/10999>. Acesso em: 15 jul. 2019. BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias Ativas na Promoção da Formação Crítica dos Estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica dos estudantes do ensino superior. Revista Cairu, Salvador, n. 4, ano 3, p. 119-143, jul./ago. 2014. Disponível em: <https://www.cairu.br/revista/arqui vos/artigos/20142/08%20METODOLOGIAS%20ATIVAS%20NA%20PROMOCAO%2 0DA%20FORMACAO%20CRITICA%20DO%20ESTUDANTE.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2019. BULGRAEN, V. C. O papel do professor e sua mediação no processo de elaboração do conhecimento: Conteúdo, v.1, n.1, Capivari ago./dez 2010. Disponível em: <http://.conteudo.org.br/index.php/conteudo/article/viewfile>. Acesso em: 21 dez. 2018. FALCÃO, R. F.; CAMPOMAR, M. C. Aprendizagem ativa: Relato de experiência de produção de vídeos por alunos de marketing. Revista Liceu On-line, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 92-111, jan./jun. 2018. Disponível em: <https://liceu.fecap.br/LICEUON LINE/article/view/1786>. Acesso em: 13 jun. 2019. GIORDAN, M.; GUIMARÃES, Y. A. F.; MASSI, L. Uma análise das abordagens investigativas de trabalhos sobre sequência didáticas: Tendências no ensino de ciências. Universidade de São Paulo - FUESP/Programa Interanidades em Ensino de Ciências, 2011. Disponível em: <http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec /resu mos/R0875-3.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019. MARQUES, L. M. N. S. da R. As metodologias ativas como estratégias para desenvolver a educação em valores na graduação de enfermagem. EEAN. Rio de Janeiro, 2018. (Metodologias ativas e educação em valores). Disponível em: <https://www.Scielo.br/.../pt_1414-8145-ean-22->. Acesso em: 06 dez. 2018. MENDES, A. A. et al. A percepção dos estudantes do curso de administração a respeito do processo de implementação de metodologias ativas de ensino aprendizagem - o desenvolvimento da aprendizagem significativa. Revista Pensar Acadêmico, Manhuaçu, v. 15, n. 2, p. 182-192, jul./dez. 2017. Disponível em: 44 <http://pe nsaracademico.facig.edu.br/index.php/pensaracademico/article/view/356>. Acesso em: 20 jun. 2019. MINAYO, M. C. de S.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? In: Caderno de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Rio de Janeiro: Fiocruz, jul./set. 1993. Disponível em: <https://w ww.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102-311X1993000300002&script=sci_arttext&tlng =es>. Acesso em: 23 out. 2019. MORAN, J. As mídias na educação. Desafios na comunicação pessoal, 3. Ed. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 162-166. Disponível em: <http://www.eca.usp. br/prof/mo ran/site/textos/tecnologias_eduacacao/midias_educ.pdf>. Acesso em: 06 dez. 2018. MORAN, J. M. Metodologias ativas para realizar transformações progressistas e profundas no currículo: blog Educação Humanista Inovadora, 2013. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/ 12/transfor macoes.pd f>. Acesso em: 06 dez. 2018. MORÁN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. de; MORALES, O. E. T. (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. v. 2. Ponta Grossa: foca foto – PROEX/UEPG, 2015. (Coleção mídias contemporâneas). Disponível em: <https://www2.eca.usp.br/moran/wp-conten t/uploats/2013/12 mudando_moran.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2018. NICOLA, J. A.; PANIZ, C, M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de Biologia. Infor, Inov, Form; Revista NEaD-Unesp, São Paulo v. 2, n. 1, p. 355-381, 2016. Disponível em: https://www.google.com/search?client =firefox-b-d&q=A+import%C3%A2ncia+ da+utiliza%C3%A7%C3%A3o+de+ diferen tes+ recursos+did%C3%A1ticos+no+ensino+de+Biologia#. Acesso em: 20 jun. 2019. PAVANELO, E.; LIMA, R. Sala de aula invertida: a análise de uma experiência na disciplina de cálculo I. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 739-759, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0103-63>. Acesso em: 7 dez. 2018. SCHENEIDERS, L. A. Sala de aula invertida: flipped classroom. Lajeado: Univates, 2018. E- book 74 p. (Coletâneas cadernos pedagógicos). Disponível em: <https:// www.univates.br/media/pdf_256>. Acesso em: 7 dez. 2018. VALENTE. J. A. A comunicação e a educação baseada no uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. UNIFESO-humanas e sociais, v. 1, n. 1, 2014, p.141. Disponível em:<http://unifeso.edu.br/revista/indexphp/revistaunife sohumanasesociais>. Acesso em 21 dez. 2018.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sala de aula invertida - Uma abordagem metodológica para o ensino de biologia.pdf893,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.