DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3893
Título: Sala de aula invertida: uma abordagem metodológica para o ensino de biologia
Título(s) alternativo(s): Flipped classroom: a methodological approach to teaching biology
Autor(es): Camurça, Lilian Florindo
Orientador(es): Cavalcanti, Maria do Perpétuo Socorro da Rocha
Palavras-chave: Aprendizagem;Ferramentas;Metodologia;Biologia
Data do documento: 2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CAMURÇA, Lilian Florindo. Sala de aula invertida: uma abordagem metodológica para o ensino de biologia. 2019. 48 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas. Boca do Acre.
Resumo: O trabalho teve objetivo de analisar o uso da metodologia da sala de aula invertida, verificando a eficácia de ferramentas pedagógicas ativas, como base para uma aprendizagem significativa. Tomou como referência os estudos de Moran (2015), Pavanelo e Lima (2017), Valente (2014) entre outros. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa. O estudo envolveu 25 alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Tempo Integral, do município de Boca do Acre/Am Para o levantamento de dados foi aplicado inicialmente um questionário sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Comunicação e Educação (TDICs) para o ensino de Biologia; realização de uma sequência didática, utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida e, por fim a aplicação de um questionário final sobre a experiência vivenciada com a metodologia da Sala de Aula Invertida. Após isso, concluímos que a metodologia utilizada promoveu uma aprendizagem construtiva e colaborativa, possibilitando aos alunos atuaram em todo processo de aprendizagem construído ao longo das atividades propostas. Por esse motivo as novas metodologias alinhadas a tecnologia promovem a autonomia da aprendizagem dos alunos e desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais.
Abstract: The work aimed to analyze the use of the inverted classroom methodology, verifying the effectiveness of active pedagogical tools as a basis for meaningful learning. It took as reference the studies by Moran (2015), Pavanelo and Lima (2017), Valente (2014) among others. It is a research with quali-quantitative approach. The study involved 25 students from the 1st grade of a public high school in the city of Boca do Acre / Am. For the data collection it was initially applied a questionnaire about the use of Digital Technologies of Communication and Education (TDICs). for the teaching of biology; conducting a didactic sequence, using the Inverted Classroom methodology and, finally, applying a final questionnaire about the experience with the Inverted Classroom methodology. After that, we conclude that the methodology used promoted a constructive and collaborative learning, allowing the students to act in all learning process built along the proposed activities. For this reason, new technology-aligned methodologies promote students' learning autonomy and develop cognitive and socio emotional skills.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3893
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sala de aula invertida - Uma abordagem metodológica para o ensino de biologia.pdf893,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.