DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3882
Título: Utilização do sistema hidropônico como ferramenta transdisciplinar de educação na escola estadual de tempo integral Arindal Vinicius da Fonseca Reis, Manicoré-AM
Título(s) alternativo(s): Use of the hydroponic system as a transdisciplinary educational tool in the full-time state school Arindal Vinicius da Fonseca Reis, Manicoré-AM
Autor(es): Azevedo Filho, Arnoldo Souza de
Orientador(es): Castro, Diogo Pereira de
Palavras-chave: Ensino aprendizagem;Hidroponia;Ferramenta pedagógica
Data do documento: 30-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AZEVEDO FILHO, Arnoldo Souza de. Utilização do sistema hidropônico como ferramenta transdisciplinar de educação na escola estadual de tempo integral Arindal Vinicius da Fonseca Reis, Manicoré-AM. 2019. 38 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré
Resumo: O processo de ensino aprendizagem, depende de muitos fatores dentre eles, o interesse, criatividade e a motivação tanto dos professores como dos alunos. A introdução de novas metodologias aplicadas em sala de aula torna o conhecimento mais prazeroso e menos monótono. Logo a presente pesquisa tem como objetivo aplicar a hidroponia como ferramenta pedagógica auxiliando o ensino e pesquisa de educação com alunos da 2ª série 01 da Escola Estadual de Tempo Integral Arindal Vinícius da Fonseca Reis. O método utilizada foi a construção de um sistema hidropônico portátil durante as aulas de biologia e química. Como principais resultados observados, podemos destacar o rendimento dos alunos antes e depois das aulas que foi medido utilizando pré e pós teste, bem como o interesse dos mesmos pelas aulas e a participação. Foi possível concluir que esta metodologia foi aceita pelos alunos, contribuindo para o conhecimento dos mesmos. Desta forma, ficou evidente que o elo entre teoria e prática facilitou a compreensão de todos, e que o professor ao utilizar novas metodologias dessa natureza em suas aulas, alcançará ótimos resultados no processo de ensino aprendizagem de seus alunos.
Abstract: The process of teaching and learning depends on many factors, among them interest, creativity, and motivation of both teachers and students. A introduction of new methodologies applied in the classroom makes knowledge more more enjoyable and less monotonous. Therefore, the present research aims to apply hydroponics as a pedagogical tool helping the teaching and education with students of the 2nd grade 01 of the Full-Time State School Arindal Vinícius da Fonseca Reis. The method used was the construction of a portable portable hydroponic system during biology and chemistry classes. As the main results observed, we can highlight the students' performance before and after the classes that was measured using pre and post tests, as well as their interest in the classes and participation. participation. It was possible to conclude that this methodology was accepted by the students, contributing to their knowledge. In this way, it was evident that the link between theory and practice between theory and practice facilitated the understanding of all, and that the teacher when using new methodologies of this nature in their classes, will achieve great results in the teaching learning process of their students. the teaching-learning process of their students. Palavras- chave. Teaching and learning; Hydroponics; Pedagogical tool.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3882
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.