DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3878
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho Junior, Benedito Albuquerque de-
dc.date.available2022-04-28-
dc.date.available2022-04-27T18:43:59Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationCARVALHO JUNIOR, Benedito Albuquerque de. Tecnologia no ambiente escolar e seus reflexos no processo de ensino aprendizagem. 2018. 47 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicorépt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3878-
dc.description.abstractThe research work about the influence of technology in the school environment, the three three levels of education in the city of Manicoré. It has the objective as its main goal; Analyze the influences of technology in the school environment and its contribution to teaching in the city of Manicoré-AM, emphasizing the technological tool most used by teachers and students that is the cell phone. The methodology used to conduct this research was through bibliographic research, data collection, questionnaires questionnaires, which were applied with teachers and students of the three different levels of education, elementary, middle and high school, of the State School Educandario Nossa Senhora das Graças, Escola Estadual Maria Sá Mota, and the University of the State of Amazonas - UEA. The research focused on the analysis of the positive and negative consequences brought about by the influence of technology in the classroom The research focused on the analysis of the positive and negative consequences brought about by the influence of technology in the classroom, to know how present the technological tools are in the school environment and identify if teachers and students are using technology correctly, identify how is the current teacher-student relationship with the interferences caused by the and also to know the opinion of those involved in the theme "technology x education". the theme "technology x education" as to whether technology is a positive or negative point for the It is also important to know the opinion of those involved in the issue of "technology x education" as to whether technology is a positive or negative point for the teaching learning process. Therefore, the study is relevant to involved in the teaching learning process, such as managers, parents, teachers, and students, so that they can rethink the way these technological tools are being used in the school environment technological tools in the school environment, in the teaching/learning process. Keywords: Technology in the school environment, influence of technology in the school environment, mobile device, Manicoré-AMpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia no ambiente escolarpt_BR
dc.subjectInfluência da tecnologia no ambiente escolarpt_BR
dc.subjectAparelho celularpt_BR
dc.subjectManicoré-AMpt_BR
dc.titleTecnologia no ambiente escolar e seus reflexos no processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeTechnology in the school environment and its reflections on the teaching-learning processpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T18:43:59Z-
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Maria do Perpétuo Socorro da Rocha-
dc.description.resumoO trabalho de pesquisa acerca das influência da tecnologia no ambiente escolar, dos três níveis de ensino do município de Manicoré. Tem o objetivo como objetivo principal; Analisar as influências da tecnologia no ambiente escolar e sua contribuição para o ensino no município de Manicoré-AM, dando ênfase as ferramenta tecnológica mais utilizada por professores e alunos que é o aparelho celular. A metodologia utilizada para realização desta pesquisa foi através de pesquisa bibliográfica, levantamento de dados, questionários, que foram aplicados com professores e alunos dos três diferentes níveis de ensino, fundamental, médio e superior, da Escola Estadual Educandario Nossa Senhora das Graças, Escola Estadual Maria Sá Mota, e a Universidade do Estado do Amazonas - UEA. A pesquisa focou na análise das consequências positivas e negativas trazidas pela influência da tecnologia na sala de aula, saber o quanto as ferramentas tecnológicas estão presentes no ambiente escolar e identificar se professores e alunos estão utilizando de maneira correta a tecnologia, identificar como se encontra a atual relação professor-aluno com as interferências causadas pela presença da tecnologia, e também saber qual a opinião dos envolvidos na temática “tecnologia x educação” para se a tecnologia é um ponto positivo ou negativo para o processo de ensino aprendizagem. Portanto, o estudo é relevante para os envolvidos no processo ensino aprendizagem como; gestores, pais, professores e alunos, para que estes repensem a maneiro de como está sendo utilizada estas ferramentas tecnológicas no ambiente escolar, no processo de ensino/aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesDIAS. A. O Professor e o uso das Tic’s. Disponível em <m.descolandoaprendizagem.webnode.com/new/o-professor-e-o-uso-das-tics/> 2013. Acesso agosto 2019. DORIGONI G. M. L. Mídia e educação e o uso de novas tecnologias no trabalho escolar: da reflexão para a prática pedagógica. Unioeste-PR. p.9. 2019. JARDIM, L. A. Tecnologias Educacionais: aspectos positivos e negativos em sala de aula. In: XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2013. OLIVEIRA. J. L. A Escola na Sociedade Contemporânea: reflexões acerca da influência das novas tecnologias nas práticas pedagógicas. In: Congresso Nacional de Educação - II CONEDU. Rio de janeiro: UERJ,2013. PACHECO M.O uso do celular como ferramenta pedagógica: uma experiência válida. Disponível em https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24549_12672.pdf. Acesso em 20, jul, 2018. RODRIGUES, N. C. Tecnologia de informação e comunicação na educação: um desafio na prática docente. Fórum Linguístico. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.2009. Disonivel em https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/11998. Acesso em Jul 2018. SEGANTIM, Wendy Suzan. A influência da tecnologia educacional para o âmbito do trabalho. Revista Sem Aspas, [S.l.], p. 142-160, oct. 2015. ISSN 2358-4238. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/7736/5526>. Acesso em: 20 ago,2020. doi:https://doi.org/10.29373/sas.v3i1.7736. SOARES D. Tecnologia e Subjetividade: impactos do uso do celular no cotidiano de adolescentes. In: Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas. MG v. 1, n. 2, jul./dez. 2016. ISSN 2448-0738. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/pretextos/article/view/13619 TEODORA R. RELAÇÃO PROFESSOR, ALUNO TECNOLOGIA: um espaço para o saber, o saber fazer, o saber conviver e o saber ser. Revista digital da CVA – RICESU. Curitiba – PR. Pag 41, fevereiro de 2002. THOALDO D. O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA. Curitiba-PR: [S.E.], 2010. Disponível em https://vdocuments.com.br/o-uso-da-tecnologia-em-sala-de-aulatcc-on-deise-luci-p-b-thoaldo-o-uso-da.html TOLENTINO P. C. S. Influência das Novas Tecnologias na Educação Fundamental. [S.L.]: Medianeira, 2013pt_BR
dc.subject.cnpqCiências biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tecnologia no ambiente escolar e seus reflexos no processo de ensino aprendizagem.pdf818,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.