DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3878
Título: Tecnologia no ambiente escolar e seus reflexos no processo de ensino aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Technology in the school environment and its reflections on the teaching-learning process
Autor(es): Carvalho Junior, Benedito Albuquerque de
Orientador(es): Cavalcanti, Maria do Perpétuo Socorro da Rocha
Palavras-chave: Tecnologia no ambiente escolar;Influência da tecnologia no ambiente escolar;Aparelho celular;Manicoré-AM
Data do documento: 30-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CARVALHO JUNIOR, Benedito Albuquerque de. Tecnologia no ambiente escolar e seus reflexos no processo de ensino aprendizagem. 2018. 47 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré
Resumo: O trabalho de pesquisa acerca das influência da tecnologia no ambiente escolar, dos três níveis de ensino do município de Manicoré. Tem o objetivo como objetivo principal; Analisar as influências da tecnologia no ambiente escolar e sua contribuição para o ensino no município de Manicoré-AM, dando ênfase as ferramenta tecnológica mais utilizada por professores e alunos que é o aparelho celular. A metodologia utilizada para realização desta pesquisa foi através de pesquisa bibliográfica, levantamento de dados, questionários, que foram aplicados com professores e alunos dos três diferentes níveis de ensino, fundamental, médio e superior, da Escola Estadual Educandario Nossa Senhora das Graças, Escola Estadual Maria Sá Mota, e a Universidade do Estado do Amazonas - UEA. A pesquisa focou na análise das consequências positivas e negativas trazidas pela influência da tecnologia na sala de aula, saber o quanto as ferramentas tecnológicas estão presentes no ambiente escolar e identificar se professores e alunos estão utilizando de maneira correta a tecnologia, identificar como se encontra a atual relação professor-aluno com as interferências causadas pela presença da tecnologia, e também saber qual a opinião dos envolvidos na temática “tecnologia x educação” para se a tecnologia é um ponto positivo ou negativo para o processo de ensino aprendizagem. Portanto, o estudo é relevante para os envolvidos no processo ensino aprendizagem como; gestores, pais, professores e alunos, para que estes repensem a maneiro de como está sendo utilizada estas ferramentas tecnológicas no ambiente escolar, no processo de ensino/aprendizagem.
Abstract: The research work about the influence of technology in the school environment, the three three levels of education in the city of Manicoré. It has the objective as its main goal; Analyze the influences of technology in the school environment and its contribution to teaching in the city of Manicoré-AM, emphasizing the technological tool most used by teachers and students that is the cell phone. The methodology used to conduct this research was through bibliographic research, data collection, questionnaires questionnaires, which were applied with teachers and students of the three different levels of education, elementary, middle and high school, of the State School Educandario Nossa Senhora das Graças, Escola Estadual Maria Sá Mota, and the University of the State of Amazonas - UEA. The research focused on the analysis of the positive and negative consequences brought about by the influence of technology in the classroom The research focused on the analysis of the positive and negative consequences brought about by the influence of technology in the classroom, to know how present the technological tools are in the school environment and identify if teachers and students are using technology correctly, identify how is the current teacher-student relationship with the interferences caused by the and also to know the opinion of those involved in the theme "technology x education". the theme "technology x education" as to whether technology is a positive or negative point for the It is also important to know the opinion of those involved in the issue of "technology x education" as to whether technology is a positive or negative point for the teaching learning process. Therefore, the study is relevant to involved in the teaching learning process, such as managers, parents, teachers, and students, so that they can rethink the way these technological tools are being used in the school environment technological tools in the school environment, in the teaching/learning process. Keywords: Technology in the school environment, influence of technology in the school environment, mobile device, Manicoré-AM
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3878
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tecnologia no ambiente escolar e seus reflexos no processo de ensino aprendizagem.pdf818,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.