DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3877
Título: Os desafios do ensino de ciências naturais na escola municipal Padre Sebastião Assis de Carvalho
Título(s) alternativo(s): The challenges of teaching natural sciences in the Padre Sebastião Assis de Carvalho municipal school
Autor(es): Cavalcante, Silvana França
Orientador(es): Cavalcanti, Maria do Perpétuo Socorro da Rocha
Palavras-chave: Ensino de ciências;Desafios;Formação continuada;Processo de ensino e aprendizagem
Data do documento: 30-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CAVALCANTE, Silvana França. Os desafios do ensino de ciências naturais na escola municipal Padre Sebastião Assis de Carvalho. 2019. 27 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré
Resumo: Esta pesquisa propõe uma revisão analítica sobre os desafios de ensino de ciências naturais na escola Municipal Padre Sebastião Assis de Carvalho, refletindo a respeito da formação inicial e/ou continuada dos professores, de seus desafios no ensino de Ciências e da forma como orientam seus alunos na construção do conhecimento científico. Aborda sobre os objetivos da educação científica e os desafios presentes na escola, apresentando uma visão panorâmica e metodológica para a efetivação do ensino de ciências naturais ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica focada em referenciais e periódicos da área e pesquisa de campo. Os resultados destacam as limitações ligadas à formação continuada de professores, como: a formação precária; falta de interesse por parte do professor, desmotivação, falta de equipamentos como ferramentas de trabalho. Analisa o perfil do professor de ciências como aquele que fará a mediação do conhecimento para seus alunos objetivando a aprendizagem, tendo como desafio a utilização do conhecimento científico, das tecnologias educacionais e de estratégias didáticas que, muitas vezes, não estiveram presentes em sua formação. As conclusões apontam para a necessidade de uma formação continuada de qualificação do professor, para que esse não fique à margem das necessidades escolares sem identificar suas insuficiências.
Abstract: This research proposes an analytical review on the challenges of teaching natural sciences at Padre Sebastião Assis de Carvalho Municipal School, reflecting on the initial and / or continuing education of teachers, their challenges in science teaching and the way they guide their students. in the construction of scientific knowledge. It discusses the objectives of science education and the challenges present in the school, presenting a panoramic and methodological vision for the realization of the teaching of natural sciences. The methodology used was bibliographic research focused on references and periodicals of the area and field research. The results highlight the limitations related to continuing teacher education, such as: precarious education; lack of interest on the part of the teacher, lack of motivation, lack of equipment as work tools. It analyzes the profile of the science teacher as the one who will mediate knowledge for his students aiming at learning, having as a challenge the use of scientific knowledge, educational technologies and didactic strategies that were often not present in his formation. The conclusions point to the need for continued teacher qualification training, so that the teacher does not stay out of school needs without identifying their shortcomings. Keywords: Science teaching, challenges, continuing education, teaching and learning process.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3877
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os desafios do ensino de ciências naturais na escola municipal Padre Sebastião Assis de Carvalho.pdf226,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.