DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3873
Título: Ensino de ciências em canções regionais: alternativa didática para o processo educativo no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Science teaching in regional songs: didactic alternative for the educational process in elementary school
Autor(es): Rodrigues, Rayane Delmondes Souza
Orientador(es): Souza, José Camilo Ramos de
Palavras-chave: Canções amazônicas;Amazonian songs;Proposta didática;Didatic proposal;Ensino de Ciências;Science teaching
Data do documento: 27-Mai-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: RODRIGUES, Rayane Delmondes Souza. Ensino de ciências em canções regionais: alternativa didática para o processo educativo no ensino fundamental. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: As canções além de serem composições que mexem com as diversas emoções humanas, retratarem uma realidade de local, de sentimento, de vivências, entre outras coisas que o autor quer expressar, podem ser ferramentas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Este estudo aborda questões referentes ao uso de canções amazônicas no processo de ensino de Ciências. O estudo tem por objetivo analisar em que termos as canções regionais amazônicas se constituem recursos didáticos para o ensino de ciências e facilitam a aprendizagem. O trabalho foi embasado em Bachelard (1996), Merleou-Ponty (1999), Heller (1985), Mello, Dallan e Grellet (2004), Moreira e Massarani (2006) e Manzani e Rosa (2012). Para alcançar os objetivos foi adotada a pesquisa qualitativa, nos fundamentos fenomenológicos, seguindo as etapas: pesquisa bibliográfica com ambientação de conceitos sobre ensino de Ciências, levantamento, através de estudo de documentos regulamentadores, do panorama do ensino de Ciências na cidade de Manaus e no Brasil, estado da arte de trabalhos publicados acerca da relação da música com o ensino de Ciências e seleção de canções com potencial para o ensino de Ciências Naturais, as quais foram ouvidas e extraído conteúdo para construção de sequência didática: primeiro deverá ser disponibilizado ao aluno ouvir a canção e ler a letra da mesma, seguido da orientação para que selecione palavras que tenham relação com Ciências, o registro deverá ser feito via produção de mapas mentais. A segunda etapa da atividade é apresentação do conteúdo sem associar com a letra da canção. Para isso o professor deverá ministrar a aula e pedir que, novamente, os alunos registrem suas percepções por meio de mapas mentais. Por fim, a terceira etapa propõe a associação dos conteúdos ministrados à letra da canção e mais uma vez o aluno será convidado a produzir mapas mentais para documentar suas percepções acerca daquela atividade. Os registros escritos permitirão ao professor identificar as etapas do processo de aprendizagem do aluno ao longo da atividade. O resultado desta pesquisa foi a construção de uma proposta didático-metodológica para o uso e aplicação de canções regionais em sala de aula e a elaboração de um banco/guia de canções com potencial para serem usadas para o ensino de Ciências com alunos do ensino fundamental. O estado do Amazonas possui uma riqueza cultural que, dentre vários aspectos, pode ser destacada pelas canções compostas por artistas locais que abordam questões do contexto regional, estas quando observadas sob um olhar educacional, podem contribuir significativamente no processo de aprendizagem. Os diversos autores dessa região cantam a natureza, os costumes, crenças e os valores próprios da Amazônia. Assim, o uso de canções regionais permite não só ensinar o conteúdo, mas possibilita um enriquecimento e apropriação cultural aos alunos amazonenses. Palavras-chave: canções amazônicas; proposta didática; ensino de Ciências
Abstract: The songs, besides being compositions that play with several human emotions, paint a reality of place, feelings, experiences, among other things the author wants to express, can be devices which to help the teaching and learning process. This study addresses issues related to the use of Amazonian songs in the science teaching process of science. The study aims to analyze in what terms regional Amazonian songs constitute didactic resources for science teaching and facilitate learning. The work was based on Bachelard (1996), Merleou-Ponty (1999), Heller (1985), Mello, Dallan and Grellet (2004), Moreira and Massarani (2006) and Manzani and Rosa (2012). In order to achieve the goals, it was adopted qualitative research, based on phenomenological foundations, following the steps: bibliographic research with the setting of concepts on Science teaching; survey, through the study of regulatory documents of the panorama of Science teaching in the city of Manaus and Brazil; state of art of published works about the relationship between music and science teaching; and selection of songs with potential for teaching natural sciences, which were heard and extracted content for the didactic sequence construction: first it should be made available to the student listen to the song and read the lyrics, followed by guidance to select words related to Sciences, whose records must be done via text production and mind maps. The second stage of the activity is the presentation of the content without associating it with the lyrics of the song. For this, the teacher should teach the class and ask students to register their perceptions again through texts and mental maps. Finally, the third stage proposes the association of the contents taught to the lyrics of the song and once again students will be invited to produce texts and mental maps to document their perceptions about that activity. The written records will allow the teacher to identify the stages of the student's learning process throughout the activity. The result of this research was the construction of a didactic-methodological proposal for the use and application of regional songs in the classroom and the development of a database of songs with potential to be used for science teaching with elementary school students. The state of Amazonas has a cultural richness that, among several aspects, can be highlighted by the songs composed by local artists that address issues of the regional context and, when observed from an educational perspective, can contribute significantly to the learning process. The countless authors of this region sing about nature, traditions, beliefs, and values of the Amazon. Thus, the use of regional songs allows not only to teach the content, but also enables enrichment and cultural appropriation for Amazonian students. Key-words: Amazonian songs; Didatic proposal; Science teaching
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3873
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.