DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBurlamaqui, Ana Kerolaine Pinho-
dc.date.available2022-04-29-
dc.date.available2022-04-27T16:12:08Z-
dc.date.issued2022-02-07-
dc.identifier.citationBURLAMAQUI, Ana Kerolaine Pinho. O tratamento epistêmico da ideia de erro na aprendizagem e no ensino de ciências. 2022. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3872-
dc.description.abstractThe act of learning and building knowledge involves mistakes, whether in science or in teaching, whose error represents an element inherent to the thought in the process of constructions and ruptures, at the same time translates the mark of an intellectual activity in movement. In this way, the present study aims to understand the idea of "error" in the teaching-learning process, from the recognition of epistemological obstacles and typology of errors, which require both theoretical and didactic treatments. The research is theoretically based, with a qualitative approach. Initially, a state-of-the-art exploratory investigation was carried out about the descriptors errors, science teaching and epistemological obstacles, as a way to verify limits and possibilities, in addition to providing subsidies for the proposed discussions. Subsequently, the theoretical framework was built in light of the epistemological and didactic foundation by gathering theoretical and practical aspects present in the works of Bachelard (1978a,1978b, 1996, 2006); Piaget (1970, 1975a, 1975b, 1976, 1999, 2013) and Astolfi (1994, 1997a, 1997b, 1998, 1999, 2012) authors who compose the core of the research and configure the theoretical triangulation. Finally, the study includes the discussions of Spinoza (2009), Merleau-Ponty (1999), Nóbrega (2016) and Deleuze (2002, 2019) when thinking about the affections caused in the body-mind from the encounters with errors in teaching. As obtained results, the study points out the scarce literature related to the descriptor epistemological obstacles, as well as the theoretical perspective adopted when reflecting about the error, gaps that may encourage further investigations. Moreover, we emphasize the need/possibility of rethinking the error in the science teaching-learning process and the importance of building an epistemological posture by the teacher. The research sought to provide theoretical subsidies that contribute to the resignification of the role of errors in science teaching and learning, since there is no learning without obstacles, which requires ruptures and rectifications about teaching and learning. Keywords: Error. Teaching-learning. Student. Teacher. Science teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectAluno - Professorpt_BR
dc.subjectStudent - Teacherpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.titleO tratamento epistêmico da ideia de erro na aprendizagem e no ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeThe epistemic treatment of the idea of ​​error in science learning and teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T16:12:08Z-
dc.contributor.advisor1Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Whasgthon Aguiar de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6766948755894257pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Salatiel da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4733917438143300pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8705989485831535pt_BR
dc.description.resumoO ato de aprender e construir conhecimentos comporta errâncias, seja na ciência ou no ensino, cujo erro representa um elemento inerente ao pensamento em processo de construções e rupturas, ao mesmo tempo traduz a marca de uma atividade intelectual em movimento. Desta maneira, o presente estudo tem como objetivo central compreender a ideia de “erro” no processo de ensino-aprendizagem, a partir do reconhecimento dos obstáculos epistemológicos e da tipologia de erros, o que requerem tratamentos tanto teóricos quanto didáticos. A pesquisa é de fundamentação teórica, com aporte na abordagem qualitativa. Inicialmente realizamos uma investigação exploratória de estado da arte acerca dos descritores erros, ensino de ciências e obstáculos epistemológicos, como forma de verificar limites e possibilidades, além de fornecer subsídios às discussões propostas. Posteriormente, o referencial teórico foi construído a luz da fundamentação epistemológica, psicológica e didática ao reunir aspectos teórico-práticos presentes nas obras de Bachelard (1978a,1978b, 1996, 2006); Piaget (1970, 1975a, 1975b, 1976, 1999, 2013) e Astolfi (1994, 1997a, 1997b, 1998, 1999, 2012) autores que compõem o cerne da pesquisa e configuram a triangulação teórica. Por fim, o estudo abrange as discussões de Spinoza (2009), Merleau-Ponty (1999), Nóbrega (2016) e Deleuze (2002, 2019) ao pensar as afecções causadas no corpo-mente a partir dos encontros com os erros no ensino. Como resultados obtidos, o estudo sinaliza a escassa literatura relacionada ao descritor obstáculos epistemológicos, bem como a perspectiva teórica adotada ao refletir acerca do erro, lacunas que podem incitar novas investigações. Ademais, ressaltamos a necessidade/possibilidade de repensar o erro no processo de ensinoaprendizagem de ciências e a importância da construção de uma postura epistemológica pelo professor. A pesquisa buscou fornecer subsídios teóricos que contribuam para a ressignificação do papel dos erros no ensino-aprendizagem de ciências, visto que não há aprendizagem sem obstáculos, o que requer rupturas e retificações acerca do ensinar e aprender. Palavras-chave: Erro. Ensino-aprendizagem. Aluno. Professor. Ensino de ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesABCPNL, Desenvolvimento humano. Cérebro, melhor forma de aprender. Fortaleza: Ceará, 19, set, 2017. Disponível em: <https://abcpnl.com.br/cerebromelhor- forma-de-aprender/>. Acesso em 01, maio, 2021. ABIB, J. A. D. O sujeito na epistemologia genética. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 8, n. 2, p. 61-69, 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141373722003000200007 >. Acesso em 02, maio, 2021. AEBLI, H. Didática Psicológica: Aplicação à didática da psicologia de Jean Piaget. Trad. João Teodoro d’Olim Marote. São Paulo: Nacional, EDUSP, 1971. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193219>. Acesso em 02, maio, 2021. ASTOLFI, J. P. El Trabajo Didáctico de los Obstáculos, en el Corazón de los Aprendizajes Científicos. Enseñanza de las Ciencias, v.12, n.2, p.206-216, 1994. Disponível em: <https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21359>. Acesso em 10, mar. 2021. ASTOLFI, J. P. et al. As palavras-chave da Didática das Ciências. Trad. Maria Ludovina Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1997a. ASTOLFI, J. P. et al. Práticas de Formação em Didática das Ciências. Trad. Maria Ludovina Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1997b. ASTOLFI, J.P.; PETERFALVI, B.; VÉRIN. A. Como as crianças aprendem as ciências. Trad. Maria José Figueiredo. Coleção Horizontes Pedagógicos. Instituto Piaget: 1998. ASTOLFI, J.P. El “error”, un medio para enseñar. Sevilla: Díada Editora, 1999. ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A Didática das Ciências. Trad. Magda Sento Sé Fonseca. 16. ed. Campinas: Papirus, 2012. BACHELARD, G. O Engajamento Racionalista (L’Engagement Rationaliste), Paris: PUF, 1972. BACHELARD, G. A filosofia do não. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978a. BACHELARD, G. O novo espírito científico. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978b. 155 BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Trad. Estela do Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BACHELARD, G. Ensaio Sobre o Conhecimento Aproximado. Trad. Estela do Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004. BACHELARD, G. A epistemologia. Trad. Fátima Lourenço Godinho e Mário Carmino Oliveira. Lisboa: Edições 70, 2006. BANKS-LEITE, L. O autor e os educadores do século XXI - Jean Piaget. In: Revista Educação - Jean Piaget. Publicação especial. Editora Segmento, p. 58-65, 2010. (Coleção História da Pedagogia, n. 1). Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4082204/mod_resource/content/1/O%20aut or%20e%20os%20educadores%20do%20seculo%20XXI.pdf>. Acesso em: 27, abr. 2021. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BECKER, F. Inteligência e aprendizagem - Jean Piaget: Principais Teses. In: Revista Educação - Jean Piaget. Publicação especial. Editora Segmento, p. 22- 35, 2010. (Coleção História da Pedagogia, n. 1). Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4071526/mod_resource/content/1/Intelig%C 3%AAncia%20e%20aprendizagem.pdf>. Acesso em: 29, abr. 2021. BORGES, R. M. R.; MORAES, R. Educação em Ciências nas Séries Iniciais. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998. BRANDÃO, R. E. A Estrutura da sensação na cognição sensível em Santo Agostinho. Revista Ética e Filosofia Política, v. 1, n. 18, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/eticaefilosofia/article/view/17662>. Acesso em: 21 out. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf>. Acesso em: 23 out. 2021. BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Catálogo de Teses e Dissertações, Dados das Teses e Dissertações da Pós-Graduação 2015 a 2019. Disponível em: <https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogoteses/#!/>. Acesso em: 27 mar. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC _EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2021. 156 BURLAMQUI, A. K. P.; AGUIAR, J. V. S. de.; BATISTA, L. N. O “erro” na aprendizagem: um indicador de obstáculo na cognição. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/61802>. Acesso em: 25 maio 2021. BURLAMAQUI, A. K. P.; AGUIAR, J. V. S. de. O "erro": uma ferramenta para o ensino e aprendizagem. Revista Valore, v. 6, p. 141-157, jul. 2021. Disponível em: <https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/796>. Acesso em: 22 jul. 2021. BURLAMQUI, A. K. P.; AGUIAR, J. V. S. de. O "erro": uma ferramenta para o ensino e aprendizagem. III Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência (SiPEC), 2021. 1 vídeo (9 min 30 s). Publicado pelo canal CIENCIAR – UEM Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-0UdsBwPxJw>. Acesso em: 25 maio 2021. CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Educação em ciências as orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004. CACHAPUZ, et al. A necessária renovação do ensino de das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CANGUILHEM, G. Estudos de história e de filosofia das ciências; concernentes aos vivos e à vida. Trad. Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense, 2012. CARVALHO, J. S. F. As noções do erro e fracasso no contexto escolar: algumas considerações preliminares. In: Aquino, J. G. (org.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. 5 ed. São Paulo: Summus, p. 11-24, 1997. CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez Editora, 2011. CASTRO. A. D. A Trajetória Histórica da Didática. Série Ideias, n. 11. São Paulo: FDE, 1991. p. 15-25. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_ 11_p015-025_c.pdf>. Acesso em: 20 out. 2020. CHASSOT, A. Alfabetização científica: Questões e desafios para a educação. 1. ed. Ijuí: Unijuí, 2000. COLLINS, T. M.; GITELMAN, L.; JANKUNIS, G. Thomas Edison and Modern America. Boston: Palgrave Macmillan, 2002. COLINVAUX, D. Pensador rigoroso, homem afável - Jean Piaget. Biografia intelectual. In: Revista Educação - Jean Piaget. Publicação especial. Editora Segmento, p. 6-21, 2010. (Coleção História da Pedagogia, n. 1). Disponível em: 157 <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4081869/mod_resource/content/1/Biografia %20de%20Piaget.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2021. CURY, H. N. Análise de erros: o que podemos aprender com as repostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. DELEUZE, G. Espinosa - Filosofia prática. Trad. Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002. DELEUZE, G. Cursos sobre Spinoza (Vincennes, 1978-1981) Trad. Emanuel Angelo da Rocha Fragoso, Francisca Evilene Barbosa de Castro, Hélio Rebello Cardoso Júnior e Jefferson Alves de Aquino. 3. ed. Fortaleza: EdUECE, 2019. DEMO, P. Avaliação qualitativa. 2 ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2001. DESCARTES, R., Meditações, São Paulo: Abril Cultural, 1973. FARA, P. Uma breve história da ciência. São Paulo: Ed. Fundamento, 2014. FARIA, R. C. B. Experimentação remota como suporte no ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Física Gleb Wataghin/PECIM, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019. FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 1997. FOSNOT, C. T. Construtivismo: teoria, perspectivas e prática. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre: ArtMed, 1998. FURMAN, M. O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científico. São Paulo: Sangari Brasil, 2009. Disponível em <http://mecsrv137.mec.gov.br/download/texto/is000002.pdf>. Acesso em: 11 out. 2021. GRIBBIN, J. História da ciência: de 1543 ao presente. Trad. Maria Emília Novo. Publicações Europa-América, Portugal, 2005. HODSON, D. Learning Science, Learning about Science, Doing Science: Different goals demand different learning methods. International Journal of Science Education. v. 36, n. 15, 2014, p. 2534-2553. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09500693.2014.899722>. Acesso em: 22 nov. 2021. 158 HOFFMANN, J.M.L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da préescola à universidade. 20 ed. Porto Alegre: Mediação, 2003. JOURNAL OF NEGATIVE RESULTS, 2021. Disponível em: <http://www.jnreeb. org/index.php/jnr>. Acesso em: 28 jan. 2021. JOURNAL OF TRIAL AND ERROR, 2021. Disponível em: <https://www.jtrialerror.com/>. Acesso em: 28 jan. 2021. KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Editora Perspectiva S. A., 1978. LA TAILLE, Y. O erro na perspectiva piagetiana. In: AQUINO, J. G. (org.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. 5 ed. São Paulo: Summus, p. 25-44, 1997. LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - SC, 2000. LORENZETTI, L.; DELIZOICOV. D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaios-Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte - MG, v. 3, n. 1, p. 1-17, jan. 2001. LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2006. MATTHEWS, M. R. Enseñanza de la ciência: um enfoque desde la historia y la filosofia de la ciência. Fondo de Cultura Economica, 2017. MAZIOLI, A. B.; GATT, P. Entre a salvação e a perdição: reflexões sobre o vínculo entre corpo, instrumento de pecado, e alma nos discursos da Antiguidade e na iconografia Medieval. Revista Cantareira, n. 34, 25 jan. 2021. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/43230>. Acesso em: 21 nov. 2021. MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. MERÇON, J. Aprendizado ético-afetivo: uma leitura spinozana da educação. Campinas: Editora Alínea, 2009. MORAES, R. et al. Construtivismo e ensino de ciências: Reflexões epistemológicas e metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUC, 2003. MORAES, C. J. C. A apropriação da teoria de Jean Piaget no Ensino de Ciências. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, 159 Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. MOREIRA, I. C. O eclipse solar de 1919, Einstein e a mídia brasileira. Ciência e Cultura. 2019, vol.71, n.3, p.32-38. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009672520190003 00010>. Acesso em: 15 set. 2021. MOSER, J. S et al. Mind Your Errors Evidence for a Neural Mechanism Linking Growth Mind-Set to Adaptive Posterror Adjustments. Psychological Science, 2011. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22042726/>. Acesso em: 30 abr. 2021. MULINE, L. S. O Ensino de Ciências no contexto dos anos iniciais da escola fundamental: a formação docente e as práticas pedagógicas. 2018. Tese (Doutorado em Ciências) Instituto Oswaldo Cruz, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Rio de Janeiro, 2018. MUNARI, A. Jean Piaget (Coleção Educadores). Trad. e Org. Daniele Saheb. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. NÓBREGA, T. P. Corporeidades: Inspirações merleau-pontianas. Natal: IFRN, 2016. NOVIKOFF, C.; CAVALCANTI, M. A. P. Pensar a potência dos afetos na e para a educação. Conjectura: Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v. 20, n. 3, 2015. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3442 Acesso em: 23, nov. 2021. OLIVEIRA, A. P. F. M. Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o que dizem os professores. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Campus Universitário de Bauru, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Bauru, 2015. OPEN SCIENCE JOURNAL, 2021. Disponível em: <https://osjournal.org/index.html>. Acesso em: 28 jan. 2021. PEREIRA, J. R. A Física nos Anos Iniciais: Obstáculos Verbais em Livros Didáticos em uma perspectiva Bachelardiana. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. PERISSÉ, G. A errologia é infalível. Revista Educação. 31 de maio de 2012. Disponível em: <https://revistaeducacao.com.br/2012/05/31/a-errologia-e-infalivel/>. Acesso em: 13 jan. 2021. 160 PERSICHETO, A. J. O. A construção coletiva de aulas para o ensino de Ciências: uma proposta de Formação Continuada com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016. PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Trad. Alvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1970. PIAGET, J. Problemas de psicologia genética. Coleção Os Pensadores. Trad. Célia E. A. Di Piero. São Paulo: Abril Cultural, 1974. PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1975a. PIAGET, J. Sabedoria e ilusões da filosofia. Abril S.A. Cultural e Industrial, São Paulo, 1975b. PIAGET, J. Para Onde Vai a Educação? Trad. Ivette Braga. 4. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976. PIAGET, J. Seis estudos de psicologia Trad. Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. PIAGET, J. A psicologia da inteligência. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 2013. PINTO, N. B. O erro como estratégia didática: Estudo do erro no ensino da Matemática elementar. SP: Papirus, 2000. PIRES, E. A. C. A formação inicial do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para o Ensino de Ciências. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Cascavel, 2017. PLATÃO. A República. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 51 ed. 1987. PLOS ONE, 2021. Disponível em: <https://plos.org/>. Acesso em: 29 jan. 2021. PONTES, J. C. Identificação e caracterização do perfil de erros e dificuldades de aprendizagem nas questões de estatística e probabilidade das provas de matemática do ENEM nos anos de 2013 a 2016 dos aprovados na primeira chamada do SISU para ingressar na UFRN. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal Rio Grande do Norte, 2019. 161 POPPER, K. R. Conhecimento objetivo: uma abordagem evolucionária. São Paulo: EDUSP, 1975. PORTOCARRERO, V. As ciências da vida: de Canguilhem a Foucault. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009. RABENORT, W. L. Spinoza como Educador. Trad. Fernando Bonadia de Oliveira; (Org.) Emanuel Angelo da Rocha Fragoso; Francisca Juliana Barros Sousa Lima. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2016. Disponível em: <http://www.uece.br/eduece/dmdocuments/Spinoza%20como%20Educador.pdf>. Acesso em: 25, nov. 2021. RAMACCIOTTI, B. L. Como filosofar com a plura simul de corpo e mente? In: FRAGOSO, E. A. R.; LIMA, F. J. B. (org.). Olhares ético e político sobre a filosofia de Benedictus de Spinoza. Fortaleza, Ce: EdUECE, 2016, p. 297-319. Disponível em:<https://portal-archipelagus.azurewebsites.net/farol/eduece/ ebook/olhares-eticoe- politico-sobre-a-filosofia-de-benedictus-de spinoza/42099 4/>. Acesso em: 03, abr. 2021. ROBINSON, T. M. As características definidoras do dualismo alma-corpo nos escritos de Platão. Letras Clássicas, n. 2, p. 335-356, 1998. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/letrasclassicas/article/view/73743>. Acesso em: 19 nov. 2021. ROBINSON, H., "Dualism", The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Edição revisada. Metaphysics Research Lab, Stanford University, 2020. Disponível em: <https://plato.stanford.edu/archives/fall2020/entries/dualism/>. Acesso em: 6 nov. 2021. ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006. ROXO, L. C. Fenomenologia e educação: uma crítica à redução da pedagogia à metodologia. PERI- Revista de Filosofia, Florianópolis, Santa Catarina, v. 02, n. 02, 2010, p. 106-118. SANTOS, C. S. Um estudo sobre os erros ortográficos de alunos do Ensino Médio do bIFSUL – Campus Pelotas Visconde da Graça – (CAVG), à luz do Modelo de Redescrição Representacional (MRR) de Karmiloff-Smith (1986,1994). 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação (FaE/UFPEL), Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. SANTOS, L. G. Obstáculos epistemológicos presentes nos livros didáticos de Biologia do PNLD 2015: Um estudo sobre transporte celular. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, 2018. SCHRODER, H. S, et al. Neural evidence for enhanced attention to mistakes among school-aged children with a growth mindset. Dev. Cogn. Neurosci. Epub, 162 2017. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S187892931 6302183> Acesso em: 30 abr. 2021. SCIENTIFIC REPORTS, 2021. Disponível em <https://www.nature.com/srep/>. Acesso em: 28 jan. 2021. SHIELDS, C., Aristotle's Psychology. The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Edição revisada. Metaphysics Research Lab, Stanford University, 2020. Disponível em <https://plato.stanford.edu/archives/win2020/entries/aristotle-psicologia/>. Acesso em: 04 nov. 2021. SOARES, L. M. A. A experimentação no ensino de Química do 9° ano: uma relação entre a teoria e o experimento. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Jataí, 2016. SPINOZA, B. Ética. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. THE ALL RESULTS JOURNALS, 2015. Disponível em <http://arjournals.com/>. Acesso em: 28, jan. 2021. WERTHEIN, J.; CUNHA, C. (org.) Ensino de Ciências e Desenvolvimento: o que pensam os cientistas. 2.ed. Brasília: UNESCO, Instituto Sangari, 2005. Disponível em <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000142260>. Acesso em: 11 set. 2021. VICENTINI, T. V. M. F. Estudo das abordagens do conhecimento, das representações mentais e dos obstáculos epistemológicos em livros didáticos de Química. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Escola de Ciências, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas, Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O tratamento epistêmico da ideia de erro na aprendizagem e no ensino de ciências.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.