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dc.contributor.authorSouza, Ana Caroline Lima de-
dc.date.available2022-04-27T16:01:14Z-
dc.date.issued2020-08-18-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Caroline Lima de. Redes sociais como meios de divulgação científica nas aulas de matemática: o que apontam as pesquisas de mestrado. 2020. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3871-
dc.description.abstractWith the emergence of digital media emerge unusual contexts to disseminate scientific knowledge. Therefore, it is interesting to observe the opportunities to popularize a science among students at Elementary School and to favor a learning of topics that are considered hard by them, such as the case of mathematics. However, any new methodology must be based researches that should be used as a theoretical support. Due to this, in this work is problematized what are the contributions of studies (dissertation of CAPES), between 2013 and 2018, about the scientific dissemination to mathematics learning on Elementary School about the use of social networks as a strategy for the dissemination of science at school. To answer this question, the methodology used here has a qualitative and quantitative character, being characterized as the bibliographic research (state of the art) and using a content analysis of Bardin. Thus, this dissertation is composed by four main titles: the introduction where the guiding questions, objectives and methodology are presented; a brief discussion about the social networks and the scientific dissemination in the Science and Mathematics Education and Teaching; the recommendations of the Ministry of Education on the general use of technology in education; and the analysis and discussion about the use of social networks for Scientific Dissemination in Mathematics classes: contributions from master's research which highlights the need of more further studies on the topic of interest. Keywords: Scientific Dissemination; Social Networks; Digital Information and Communication Technologies; Mathematics; Elementary School.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectScientific disseminationpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectDigital information and communication technologiespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.titleRedes sociais como meios de divulgação científica nas aulas de matemática: o que apontam as pesquisas de mestradopt_BR
dc.title.alternativeSocial networks as means of scientific dissemination in mathematics classes: what the master's research points outpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T16:01:14Z-
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim Neto, Alcides de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958pt_BR
dc.contributor.referee2Salgado, André Wilson Archer Pinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0197746640735395pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5702258859327526pt_BR
dc.description.resumoCom o surgimento das mídias digitais emergem contextos inusitados para divulgar o conhecimento científico. Por isso, é interessante observá-los como oportunidades para popularizar a Ciência entre os estudantes da Educação Básica e favorecer a aprendizagem de temas considerados difíceis aos mesmos, como é o caso da Matemática. No entanto, toda nova metodologia deve perpassar pesquisas que deverão servir-lhes como aporte teórico. Por esse ângulo, questiona-se: quais são as contribuições dos estudos (dissertações da CAPES), no período de 2013 a 2018, entorno da divulgação científica para o aprendizado da Matemática na Educação Básica sobre a utilização de redes sociais como estratégia de difusão da ciência na escola? Para responder a este questionamento, a metodologia aqui empregada tem cunho quali-quanti, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica (estado da arte) e utilizando a análise de conteúdo de Bardin. Dessa forma, esta dissertação é composta por quatro principais capítulos: a introdução, onde são apresentados as questões norteadoras, os objetivos e a metodologia; uma breve discussão sobre as redes sociais e a divulgação científica na educação e no ensino de ciências; as recomendações do Ministério da Educação sobre o uso geral de tecnologia na educação; a análise e discussão sobre o uso das redes sociais para a Divulgação Científica nas aulas de Matemática: contribuições das pesquisas de mestrado, durante a qual é destacada a necessidade de mais estudos voltados para o tema de interesse. Palavras-chave: Divulgação Científica; Redes Sociais; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Matemática; Educação Básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.subject.cnpqDivulgação científicapt_BR
dc.subject.cnpqRedes sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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