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dc.contributor.authorOliveira, Lindalva Sâmela Jacaúna de-
dc.date.available2022-04-27T15:45:19Z-
dc.date.issued2020-08-14-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lindalva Sâmela Jacaúna de. Formação de conceito científico utilizando o tema dos quelônios. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3869-
dc.description.abstractThe pedagogical work for the formation of scientific concepts needs didactic resources capable of contributing to the assimilation of the contents. Given this, one of the alternatives is to use formal and non-formal educational spaces, exploring the resources that the Amazon provides for teaching practice. Our goal was to understand how the formation of scientific concepts occurs in students of the 4th year of elementary school using the theme of turtles. The research is qualitative, participatory and descriptive. It was developed at the Thomás Meirelles Municipal School and in the Bosque da Ciência environments of the National Research Institute of the Amazon. The research participants were 02 teachers and 58 students. Observations of teaching practice were made in the classroom, investigation of students' spontaneous knowledge and pedagogical workshops. Through this work it was possible to know: the didactic strategies used by teachers; children's spontaneous concepts of habitat, gender difference, spawning beach, eggs, chicks, and endangered species. From the workshops held in the educational spaces, indicators of the formation of scientific concepts were evidenced, which were built from the students' speech. This research signals the importance of using diversified teaching methodologies, the valorization of spontaneous concepts for the development of scientific concepts and the use of non-formal spaces by teachers to improve the process of forming scientific concepts in students. Keyword: Concept formation; Science teaching; Amazonian turtles; non-formal spaces.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de conceitospt_BR
dc.subjectConcept formationpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectQuelônios da Amazôniapt_BR
dc.subjectAmazonian turtlespt_BR
dc.subjectEspaços não formaispt_BR
dc.subjectNon-formal spacespt_BR
dc.titleFormação de conceito científico utilizando o tema dos quelôniospt_BR
dc.title.alternativeFormation of a scientific concept using the theme of chelonianspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T15:45:19Z-
dc.contributor.advisor1Terán, Augusto Fachín-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, José Camilo Ramos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1261581696808584pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Rosilene Gomes da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3376667127204752pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9514934453502174pt_BR
dc.description.resumoO trabalho pedagógico para a formação de conceitos científicos, necessita de recursos didáticos capazes de contribuir com a assimilação dos conteúdos. Diante disso, uma das alternativas é utilizar os espaços educativos formais e não formais, explorando os recursos que a Amazônia disponibiliza para a prática docente. O nosso objetivo foi compreender como ocorre a formação dos conceitos científicos em estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental utilizando o tema dos quelônios. A pesquisa é do tipo qualitativa, participante e descritiva. Foi desenvolvida na Escola Municipal Thomás Meirelles e nos ambientes do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Os participantes da pesquisa foram 02 docentes e 58 estudantes. Foram feitas observações da prática docente na sala de aula, investigação dos conhecimentos espontâneos dos estudantes e oficinas pedagógicas. Por meio deste trabalho foi possível conhecer: as estratégias didáticas usadas pelos docentes; os conceitos espontâneos das crianças sobre habitat, diferença entre sexos, praia de desova, ovos, filhotes, e espécies ameaçadas. A partir das oficinas realizadas nos espaços educativos, foi evidenciado indicadores de formação de conceitos científicos, que foram construídos a partir da fala dos estudantes. Esta pesquisa sinaliza a importância do uso de metodologias de ensino diversificadas, a valorização dos conceitos espontâneos para o desenvolvimento dos conceitos científicos e o uso dos espaços não formais pelos professores para o aprimoramento do processo de formação de conceitos científicos nos estudantes. Palavras-chaves: Formação de conceitos; Ensino de Ciências; Quelônios da Amazônia; Espaços não formais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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