DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFurtado, Antonio Douglas de Jesus-
dc.date.available2022-04-26-
dc.date.available2022-04-27T14:20:38Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationFURTADO, Antonio Douglas de Jesus. A prática docente no ensino de biologia: metodologias usadas no ensino médio de uma escola da rede pública de ensino em Manicoré-AM. 2019. 20 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicorépt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3853-
dc.description.abstractThis paper discusses and analyzes teaching models and teaching practice from the methodologies presented by teachers, with data collected through a survey through a questionnaire with open and closed questions addressing the main difficulties in giving classes or discussing a particular subject. for the first grade of high school when there is a transition from elementary school to high school, that is, from science teaching to biology teaching, as it presents a scientific language when addressing a certain content. Thus, a survey of the methodologies used by the teachers was recorded, recording the greatest difficulties encountered in contextualizing such biology content. Addressing several factors that influence directly or indirectly to interfere with better performance and clarification of contents. Key words: Methodology; biology teachingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectensino de biologia.pt_BR
dc.titleA prática docente no ensino de biologia: metodologias usadas no ensino médio de uma escola da rede pública de ensino em Manicoré-AMpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching practice in biology teaching: methodologies used in high school teaching in a public school in Manicoré-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T14:20:38Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Rayane Delmondes do Nascimento-
dc.contributor.referee1Souza, Rayane Delmondes do Nascimento-
dc.contributor.referee2Batista, Ieda Hortêncio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290529604475961pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Marta Regina Silva-
dc.description.resumoEste trabalho discute e analisa os modelos de ensino e a prática docente a partir das metodologias apresentadas pelos professores, com dados coletados por meio de uma pesquisa através de um questionário com perguntas abertas e fechadas abordando as principais dificuldades em ministrar aulas ou debater um determinado assunto para a 1ª serie do ensino médio no momento em que ocorre uma transição do ensino fundamental para o ensino médio, ou seja, do ensino de ciências para o ensino de biologia, já que apresenta uma linguagem cientifica ao abordar o um determinado conteúdo. Com isso foi realizado um levantamento das metodologias usadas pelos professores registrando as maiores dificuldades encontradas para contextualizar tal conteúdo de biologia. Abordando diversos fatores que influenciam direto ou indiretamente para interferir em um melhor desempenho e esclarecimento dos conteúdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesKato, D. S., & Kawasaki, C. S. (2011). As Concepções de contextualização do ensino em Documentos Curriculares Oficiais e de professores de Ciências. Ciência & Educação. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v17n1/03.pdf. Acesso em: 22/07/2018 LIMA, Sônia Filiú Albuquerque. Entre Teoria e Prática: Desafios e Possibilidades na Formação de Professores. Disponível em http://www.neppi.org/anais/textos/pdf/entre_teoria_pratica.pdf acesso em: 13/08/2018 KRASILCHIK, M. Práticas de Ensino de Biologia. 4ª ed. ver. e amp.,1ª reimp. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. SCHAFFRATH, Marlete dos Anjos da Silva. Estágio e Pesquisa ou Sobre como Olhar a Prática e Transformá-la em Mote de Pesquisa. Revista Científica FAP. Jan./dez. 2007 ISSN 1980-5071. Pesquisa docente TIDE/FAP, 2006. Disponível em < http://www.fapr.br/site/pesquisa/revista/artigos/marleteschaffrath.pdf> acesso em: 22/07/2018 FONTELLES, Mauro José; SIMÕES, Marilda Garcia; FARIAS, Samantha Hasegawa; FONTELLES, Renata Garcia Simões. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Rev. para. med = Rev. Para. Med. (Impr.);23(3), jul.-set. 2009. Disponível em: http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p &nextAction=lnk&exprSearch=588477&indexSearch=ID acesso em: 23/10/2018pt_BR
dc.subject.cnpqCiências biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.