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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarmo, Eliclelson Ramos do-
dc.date.available2022-04-26-
dc.date.available2022-04-27T14:17:41Z-
dc.date.issued2019-03-01-
dc.identifier.citationCARMO, Eliclelson Ramos do. A percepção de professores e alunos quanto ao ensino de biologia no ensino médio. 2019. 46 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicorépt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3852-
dc.description.abstractThe view on Science related to Education, in a context of insertion of this area in the school environment is still very recent, since the Science discipline was one of the later to be incorporated into the Basic Education curriculum. It is notorious that Brazilian education faces daily criticism about the physical structure of its schools, the outdated teaching-learning process and even the insufficient training of its teachers. The objective of the work was to investigate the teaching of biology from the perspective of high school students. Giving voice to your perception of Biology teaching regarding the difficulties encountered in learning biological knowledge. The methodology used was the qualitative and descriptive method, Qualitative Research (method of scientific research that focuses on the subjective character of the object analyzed), Descriptive Research, is one of the classifications of scientific research. The results obtained were that teachers and managers use practically all learning methodology, such as video lessons, practical classes and experiments. For students, poor learning is due to family problems and lack of focus and a lot of distraction in the classroom, such as parallel conversations and social networks. It is concluded that the demotivating factor of basic education in public schools are working conditions and long working hours and for students the greatest precursor to move away from school are family problems and the need to increase family income Keywords: Basic education, school structure, methodologiespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEstrutura escolarpt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.titleA percepção de professores e alunos quanto ao ensino de biologia no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe perception of teachers and students regarding high school biology teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T14:17:41Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Rayane Delmondes do Nascimento-
dc.contributor.referee1Souza, Rayane Delmondes do Nascimento-
dc.contributor.referee2Pereira, Marta Regina Silva-
dc.contributor.referee3Castro, Diogo Pereira de-
dc.description.resumoA visão sobre a Ciência relacionada à Educação, em um contexto de inserção dessa área no âmbito escolar ainda se apresenta muito recente, uma vez que a disciplina de Ciências foi uma das que mais tardou a ser incorporada ao currículo da Educação Básica. É notório que a Educação brasileira enfrenta, cotidianamente, críticas a respeito da estrutura física de suas escolas, do desatualizado processo de ensino aprendizagem e até da insuficiente formação de seus professores. O objetivo do trabalho era investigar o Ensino de Biologia na perspectiva dos alunos do Ensino Médio. Dar voz à sua percepção quanto ao ensino de Biologia no tocante às dificuldades encontradas para se aprender conhecimentos biológicos. A metodologia utilizada foi o método qualitativo e descritivo, Pesquisa Qualitativa (método de investigação científica que se foca no caráter subjetivo do objeto analisado), Pesquisa Descritiva, é uma das classificações da pesquisa científica. Os resultados obtidos foram que os professores e gestores utilizam praticamente todas as metodologia de aprendizagem, como aulas de vídeos, aulas práticas e experimentos. Em relação aos alunos a baixa aprendizagem é devido problemas familiares e falta de foco e muita distração na sala de aula, como conversas paralelas e em redes sociais. Conclui-se que o fator desmotivante da educação básica nas escolas públicas são as condições de trabalho e as longas jornadas de trabalho e quanto aos alunos o maior percursor de se afastar do âmbito escolar são os problemas familiares e necessidade de aumentar a renda familiar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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