DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3851
Título: Estratégia de didática para o ensino: a ludicidade no ensino de ciências naturais
Título(s) alternativo(s): Didactics strategy for teaching: playfulness in the teaching of natural sciences
Autor(es): Carvalho, Ana Paula Souza de
Orientador(es): Souza, Rayane Delmondes do Nascimento
Palavras-chave: Lúdico;Estratégia didática;Aprendizado
Data do documento: 15-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CARVALHO, Ana Paula Souza de. Estratégia de didática para o ensino: a ludicidade no ensino de ciências naturais. 2019 48f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre.
Resumo: Explicar alguns tipos de conteúdos de ensino de Ciências para o ensino do fundamental II como as Células Eucarióticas e Procarióticas requer cuidados no momento da explicação, pôs os alunos precisam entender qual a diferença de uma célula para outra. Com isso, o presente trabalho teve foco em desenvolver recursos didáticos para colaborar de forma dinâmica no aprendizado dos alunos, posterior a isso, através de pesquisas elaboradas, o objetivo do trabalho foi utilizar a ludicidade como recurso motivador no aprendizado dos alunos. Com isto, foi elaborado um pré-questionário para aferir os conhecimentos prévios dos alunos do 7º ano C da escola Municipal Professora Nilce Avilar na disciplina Ciências da Natureza. Após obter as informações necessárias, foram ministradas duas aulas para a turma, uma aula teórica (sem o uso do lúdico) e uma prática (com o uso do lúdico) para comparar no final da aplicação das atividades, com isso, foi necessário analisar qual dos recursos utilizados os alunos teriam mais facilidade para aprender os conteúdos no ensino de ciências. O resultado da primeira aula teórica cujo tema citado à cima, foi apenas de 16% de acertos comparados a segunda e última aula com a aplicação lúdica que foi de 74% de acertos. Com estes resultados, os objetivos foram alcançados com sucesso, pode-se afirmar que as estratégias didáticas lecionada na disciplina de ciências da natureza contribuíram de uma forma dinâmica para o aprendizado dos alunos.
Abstract: Explaining some types of science teaching content for elementary school teaching such as the prokaryotic and eukaryotic cells requires caution at the time of explanation, so students need to understand what is the difference from one cell to another. Thus, the present work focused on developing didactic resources to dynamically collaborate in students 'learning, after which, through elaborate research, the objective of this work was to use playfulness as a motivating resource in students' learning. With this, a pre-questionnaire was elaborated to assess the previous knowledge of students of 7th grade C of the Municipal School Professor Nilce Avilar in the discipline Natural Sciences. After obtaining the necessary information, two classes were given to the class, a theoretical class (without the use of the playful) and a practice (with the use of the playful) to compare at the end of the application of the activities. The resources used would make it easier for students to learn content in science education. The result of the first theoretical class whose theme mentioned above was only 16% of hits compared to the second and last class with the playful application which was 74% of hits. With these results, the objectives were successfully achieved, it can be stated that the didactic strategies taught in the discipline of natural sciences contributed in a dynamic way to students' learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3851
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratégia de didática para o ensino - A ludicidade no ensino de Ciências Naturais.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.