DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Mônica Lima da-
dc.date.available2022-04-27-
dc.date.available2022-04-27T14:10:42Z-
dc.date.issued2018-12-15-
dc.identifier.citationSILVA, Mônica Lima da. Educação ambiental no ensino de ciências: valorização da biodiversidade e preservação da fauna para alunos de uma escola pública em Boca do Acre, Amazonas. 2018 35f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3849-
dc.description.abstractEnvironmental education emerged from society's concern to ensure quality of life for the inhabitants of the planet, contemplating the most widespread concept of sustainable development, so it is of fundamental importance for teaching, especially when applied to students in the initial series. Considering that the Amazon has a mega diverse fauna and that many animals can be found in the urban environment, environmental education can help to reduce environmental crimes that occur to these animals as it allows the construction of a new way of seeing the world and of reflection and action in the environment where students are inserted. Therefore, it is necessary to demonstrate the importance of fauna to elementary school students through environmental education. For this study, different steps were used to obtain the data, application of a questionnaire on prior knowledge, then two lectures were applied in which topics addressing biodiversity in a very broad way and the following one addressed the local fauna. Finally, a folder was made containing information about the animals. In view of this, it was found that many students had a very outdated knowledge about concepts such as biodiversity, as well as the causes of animals are in an urban area, and their importance to the ecosystem, with the application of the work and with the post-test questionnaire there was a significant change in the number of correct answers on the previously mentioned questionnaires. It is thus clear that through of environmental education, students have the opportunity to know everything that encompasses biodiversity, as well as its importance, making people aware of their actions and attitudes towards the environment. Mais sobre o texto originalÉ necessário fornecer o texto original para ver mais informações sobre a tradução Enviar feedback Painéis lateraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.titleEducação ambiental no ensino de ciências: valorização da biodiversidade e preservação da fauna para alunos de uma escola pública em Boca do Acre, Amazonaspt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in science teaching: valuing biodiversity and preserving fauna for students from a public school in Boca do Acre, Amazonaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T14:10:42Z-
dc.contributor.advisor1Barros, André de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9175217134135270pt_BR
dc.description.resumoA educação ambiental surgiu a partir da preocupação da sociedade em garantir qualidade de vida para os habitantes do planeta, contemplando o conceito mais difundido de desenvolvimento sustentável, assim é de fundamental importância para o ensino, principalmente quando aplicada para alunos das séries iniciais. Tendo em vista que a Amazônia apresenta uma fauna mega diversa e que muitos animais podem ser encontrados no ambiente urbano, a educação ambiental pode auxiliar a diminuir crimes ambientais que ocorrem a estes animais pois permite uma construção de uma nova forma de ver o mundo e de reflexão e ação no meio onde os alunos estão inseridos. Para tanto, é necessário Demonstrar a importância da fauna para alunos do ensino fundamental através da educação ambiental. Para este estudo, foram empregadas etapas distintas para obtenção dos dados, aplicação de um questionário de conhecimento prévio, em seguida foi aplicado duas palestras na qual abordava assuntos abordando a biodiversidade de forma bem ampla e a seguinte abordava a fauna local. Por fim, foi confeccionado um folder contendo informações sobre os animais. Diante disso verificou-se que muitos alunos tinha um conhecimento bem defasado sobre conceitos como biodiversidade, assim também como as causas de animais se encontrarem em zona urbana, e sua importância para o ecossistema, com a aplicação do trabalho e com o questionário pós teste ocorreu uma alteração significante de acertos sobre os questionários citados anteriormente. Assim é notório que através da educação ambiental os alunos tem a oportunidade de conhecer tudo o que engloba a biodiversidade, assim também como sua importância, tornando pessoas conscientes de seus atos e suas atitudes perante ao meio ambiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBECHARA, E. (2005). A proteção da fauna sob a ótica constitucional. 1 ed. Juarez de Oliveira: São Paulo. CARVALHO, I. C. de M. (2005). A invenção do sujeito ecológico: identidade e subjetividade na formação dos educadores ambientais. P. 51-63. In: Michèle Sato & Isabel Carvalho. Educação Ambiental, pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed. DELABARY, B. F. (2012). ASPECTOS QUE INFLUENCIAM OS MAUS TRATOS CONTRA ANIMAIS NO MEIO URBANO. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental REGET/UFSM (e-ISSN: 2236-1170). V (5), n°5, p. 835 - 840. DINIZ, M. H. (2017). Defaunação: a atual crise da biodiversidade. Revista brasileira de direito animal, salvador, v.12, n. 1, p. 15-52, jan. – abr. DNIT. (2008). Implantação e Pavimentação da BR 317 AM, estudo de impacto ambiental. V, I. Ago. GRYNSZPAN, D. (1999). Educação em Saúde e Educação Ambiental: uma experiência integradora. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro, V.15. JACOBI, Pedro. (2003). Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. Caderno de Pesquisa, N. 118. LEFF, E. (2003). A Complexidade ambiental. Tradução de Eliete Wolff. São Paulo: Cortez. LEHN, Carlos Rodrigo.; DUTRA, Paulo Francis Florêncio.; VINHOLI JÚNIOR, Airton José. (2012). Educação ambiental e preservação da biodiversidade: relato de um estudo de caso com a fauna pantaneira. Revista Agrogeoambiental, Pouso Alegre, v. 4, n. 1, p. 21-24, abr. RODRIGUES, A. R. F.; LABURU, C. E. (2014). A Educação Ambiental no ensino de biologia e um olhar sobre as formas de relação entre seres humanos e animais, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências V. 14, N. 2. SILVA, F. C. (2018). Impactos das rodovias na conservação da fauna silvestre brasileira. Boa vista. STEHMANN, João Renato.; SOBRAL, Marcos. (2017) Biodiversidade no Brasil. Simões, CMO; Schenkel, EP; Mello, JCP, p. 1-10. VILELA, D. A. R.; BARRETO, C.; OLIVEIRA, D. M. P. (2016). Principais ameaças e medidas de salvaguarda aos animais silvestres. Revista MPMG jurídico. Minas Gerais, v. 1, p. 18-23. 35 DISCUSSÃO ARAUJO, M. I. O. & BIZZO, N. O discurso da sustentabilidade, educação ambiental e a formação de professores de biologia. Enseñanza De Las Ciencias, n. extra: VII CONGRESO, 2005. BEGON, M.; TOWSNSEND, C. R.; HARPER, J. L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4º edição. Porto Alegre: Artmed, 2007. 740p. JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, 2003. DIAS, G. F. Atividades interdisciplinares de educação ambiental: práticas inovadoras de educação ambiental. 2ª ed. ver. apl. e atual. São Paulo: Gaia, 2006. 224 p. LEITE, A. L. T. A. Educação ambiental: curso básico à distância. 2ª ed. amp. 5 v. Brasília: MMA, 2001. 396 p.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.