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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Antonio Jorge Lima da-
dc.date.available2022-04-27-
dc.date.available2022-04-27T14:03:47Z-
dc.date.issued2019-12-15-
dc.identifier.citationSILVA, Antonio Jorge Lima da. Hidroponia: uma alternativa de ensino na escola municipal Benício Rodrigues Pena no município de Boca do Acre - Am. 2019 33f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3847-
dc.description.abstractNowadays, the reality of classrooms still holds traditional classes in which teachers expose the subject of the textbook and the students listen passively, an alternative beyond this reality is the use of different teaching alternatives, which involve students and students. promote learning. This work was carried out at Benicio Rodrigues Pena Municipal School, located in the municipality of Boca do Acre, Amazonas. It aimed to implement a hydroponic system as a teaching alternative for the 8th grade natural science classes. A bibliographic research was made in the school's book of natural sciences and six classes were planned from proposed themes and the same use of complementary themes to perfect one class, being five theoretical classes and one practice for the construction of a hydroponic pavement system. Using recyclable material, while building a mobile hydroponic system and custom spaces to serve as a didactic tool during classes, questionnaires were also designed to serve as pre- and post-test during classes to measure previous studies and buyers. of students after school. After the class application, it was possible to identify a significant increase in post-test questions, even in some cases or subjects already addressed by the class teacher. However, we conclude that it is important to use different teaching alternatives within the classroom and to use the mobile hydroponic system as an effective teaching alternative in the teaching and learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHidroponiapt_BR
dc.subjectAula práticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleHidroponia: uma alternativa de ensino na escola municipal Benício Rodrigues Pena no município de Boca do Acre - Ampt_BR
dc.title.alternativeHydroponics: a teaching alternative in the municipal school Benício Rodrigues Pena in the municipality of Boca do Acre - Ampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T14:03:47Z-
dc.contributor.advisor1Castro, Diogo Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5143585130152199pt_BR
dc.description.resumoNos dias atuais a realidade das salas de aulas ainda se mantem na tradicional aula em que os professores expõem o assunto do livro didático e os alunos escutam passivamente, uma alternativa para ir além dessa realidade é a utilização de diferentes alternativas de ensino, que envolva os alunos e promova a aprendizagem. Este trabalho foi realizado na Escola Municipal Benicio Rodrigues Pena, localizada no município de Boca do Acre, amazonas. O mesmo teve como objetivo a implantação de um sistema hidropônico como alternativa de ensino para as aulas de ciências naturais do 8° ano do ensino fundamental. Foi feito uma pesquisa bibliográfica no livro didático de ciências naturais da referida escola e planejado seis aulas a partir de temas propostos no mesmo e utilizando temas complementares para enriquecer a aula, sendo cinco aulas teorias e uma prática para a construção de um sistema hidropônico de pavio utilizando material reciclável, ao mesmo tempo foi construído um sistema hidropônico móvel e plantado alfaces para servir como ferramenta didática durante as aulas, também foram elaborado questionários que serviram de pré e pós teste durante as aulas, para medir os conhecimentos prévios e os adquiridos pelos alunos depois das aulas. Após as aplicações das aulas foi possível identificar um aumento significativo nos acertos das questões no pós teste, mesmo que em alguns casos o assunto já tivesse sido abordado pelo professor da turma. Contudo conclui-se a importância da utilização de diferentes alternativas de ensino dentro da sala de aula e que a utilização do sistema hidropônico móvel como uma alternativa de ensino se mostrou eficaz no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARTZIK, Franciele; ZANDER, Leiza Daniele. A importância das aulas práticas de ciências no ensino fundamental. @rquivo Brasileiro de Educação, v. 4, n. 8, p. 31-38, 2016. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasil, 1998. CASCAIS, Maria das Graças Alves; TERÁN, Augusto Fachín. Educação formal, informal e não formal na educação em ciências. Ciência em Tela. v. 7, p. 1-10. Rio de Janeiro. 2014. DE PAULA, Adriana Chilante; HARRES, João Batista. TEORIA E PRÁTICA NO “EDUCAR PELA PESQUISA”: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Revista Contexto & Educação, v. 30, n. 96, p. 156-192, 2015. DE SOUZA BERNARDES, Lais et al. Uso de metodologias alternativas no ensino de Ciências: um estudo realizado com o conteúdo de serpentes. Ensino, Saude e Ambiente Backup, v. 9, n. 1, 2016. HACHIYA, Jefferson Sussumu de Aguiar. et al. Hidropônia como método transdisciplinar de ensino de ciências para alunos do curso técnico em informática integrado ao ensino médio. São Paulo, 2014. MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. NETO, Egídio Bezerra; BARRETO, Levy Paes. As técnicas de Hidroponia. v. 9. Pernambuco, 2012. NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. v. 2, n. 1, 2017. NORO, Luiz Roberto Augusto et al. O professor (ainda) no centro do processo ensinoaprendizagem em Odontologia. Revista da ABENO, v. 15, n. 1, 2015. PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, 2016. REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. Tatuapé, São Paulo: Brasiliense, 2017. RUPP, Diane Rita. Ensino de ciências e biologia na educação básica: possibilidades de construção de conhecimentos através de práticas educativas experimentais. 2017. 26 SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C. A Importância Da Prática Do Estágio Supervisionado Nas Licenciaturas. vol. 7, n. 1. São Paulo: Revista Unar, 2013. VALENTE, José Armando; DE ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, 2017.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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