DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3847
Título: Hidroponia: uma alternativa de ensino na escola municipal Benício Rodrigues Pena no município de Boca do Acre - Am
Título(s) alternativo(s): Hydroponics: a teaching alternative in the municipal school Benício Rodrigues Pena in the municipality of Boca do Acre - Am
Autor(es): Silva, Antonio Jorge Lima da
Orientador(es): Castro, Diogo Pereira de
Palavras-chave: Hidroponia;Aula prática;Aprendizagem
Data do documento: 15-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Antonio Jorge Lima da. Hidroponia: uma alternativa de ensino na escola municipal Benício Rodrigues Pena no município de Boca do Acre - Am. 2019 33f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre.
Resumo: Nos dias atuais a realidade das salas de aulas ainda se mantem na tradicional aula em que os professores expõem o assunto do livro didático e os alunos escutam passivamente, uma alternativa para ir além dessa realidade é a utilização de diferentes alternativas de ensino, que envolva os alunos e promova a aprendizagem. Este trabalho foi realizado na Escola Municipal Benicio Rodrigues Pena, localizada no município de Boca do Acre, amazonas. O mesmo teve como objetivo a implantação de um sistema hidropônico como alternativa de ensino para as aulas de ciências naturais do 8° ano do ensino fundamental. Foi feito uma pesquisa bibliográfica no livro didático de ciências naturais da referida escola e planejado seis aulas a partir de temas propostos no mesmo e utilizando temas complementares para enriquecer a aula, sendo cinco aulas teorias e uma prática para a construção de um sistema hidropônico de pavio utilizando material reciclável, ao mesmo tempo foi construído um sistema hidropônico móvel e plantado alfaces para servir como ferramenta didática durante as aulas, também foram elaborado questionários que serviram de pré e pós teste durante as aulas, para medir os conhecimentos prévios e os adquiridos pelos alunos depois das aulas. Após as aplicações das aulas foi possível identificar um aumento significativo nos acertos das questões no pós teste, mesmo que em alguns casos o assunto já tivesse sido abordado pelo professor da turma. Contudo conclui-se a importância da utilização de diferentes alternativas de ensino dentro da sala de aula e que a utilização do sistema hidropônico móvel como uma alternativa de ensino se mostrou eficaz no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: Nowadays, the reality of classrooms still holds traditional classes in which teachers expose the subject of the textbook and the students listen passively, an alternative beyond this reality is the use of different teaching alternatives, which involve students and students. promote learning. This work was carried out at Benicio Rodrigues Pena Municipal School, located in the municipality of Boca do Acre, Amazonas. It aimed to implement a hydroponic system as a teaching alternative for the 8th grade natural science classes. A bibliographic research was made in the school's book of natural sciences and six classes were planned from proposed themes and the same use of complementary themes to perfect one class, being five theoretical classes and one practice for the construction of a hydroponic pavement system. Using recyclable material, while building a mobile hydroponic system and custom spaces to serve as a didactic tool during classes, questionnaires were also designed to serve as pre- and post-test during classes to measure previous studies and buyers. of students after school. After the class application, it was possible to identify a significant increase in post-test questions, even in some cases or subjects already addressed by the class teacher. However, we conclude that it is important to use different teaching alternatives within the classroom and to use the mobile hydroponic system as an effective teaching alternative in the teaching and learning process.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3847
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.