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Título: Jogo didático no ensino de ciências: utilizando a herpetofauna para abordar os temas mimetismo e camuflagem para alunos do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Didactic game in science teaching: using herpetofauna to address the themes of mimicry and camouflage for elementary school students
Autor(es): Almeida, Taiza Lima de
Orientador(es): Barros, André de Lima
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem;Ensino de Ciências;Lúdico
Data do documento: 15-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALMEIDA , Taiza Lima de. Jogo didático no ensino de ciências: utilizando a herpetofauna para abordar os temas mimetismo e camuflagem para alunos do ensino fundamental. 2019 26f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre.
Resumo: Este trabalho visou a elaboração de um jogo didático utilizando representantes da herpetofauna para contribuir na compreensão e aprendizagem dos alunos do oitavo ano do ensino fundamental sobre os temas camuflagem e mimetismo. O estudo foi realizado na Escola Municipal Benício Rodrigues Pena, turno vespertino, localizada no município de Boca do Acre, Amazonas. O público alvo foram turmas de ensino fundamental. Para isso, elaboramos um questionário préteste para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre estes temas em ambas as turmas. Para a turma I confeccionamos e aplicamos um jogo didático e na turma J realizamos apenas uma aula tradicional expositiva. Nosso objetivo foi avaliar a efetividade do jogo no processo de ensino – aprendizagem dos alunos sobre ambos os temas, para isso foi aplicado um questionário pós-jogo e um questionário pós-aula expositiva. A análise dos dados foi feita de forma quantitativa e qualitativa após cada atividade realizada nas turmas. Nossos resultados mostraram que os alunos que participaram da aula utilizando o jogo como ferramenta de ensino obtiveram melhor desempenho durante a realização do questionário final em comparação com os alunos em que foi realizado a aula em forma tradicional. Com isso, este estudo demonstra que a utilização do lúdico mostrou-se como um reforço positivo para o ensino de Ciências e que deve ser estimulada a inclusão deste método para as aulas.
Abstract: Our studywas realizedto the elaboration of a didactic game using herpetofauna representatives to contribute to the understanding and learning of the eighth grade students about the camouflage and mimicry themes. The study was conducted at the Benício Rodrigues Pena Municipal School, located in the municipality of Boca do Acre, Amazonas. The target audience were elementary school classes. To this end, we designed a questionnaire (pre-test) to assess students' prior knowledge of these topics in both classes. For I class we make and apply a didactic game and in J class we only do one traditional lecture class. Our objective was to evaluate the effectiveness of the game in the teaching - learning process of the students on both themes. For this, a post-game questionnaire and an after-class questionnaire (expository) were applied. Data analysis was done quantitatively and qualitatively after each activity performed in the classes. Our results showed that students who participated in the class using the game as a teaching tool performed better during the completion of the final questionnaire compared to the students who took the class in the traditional way. Thus, this study demonstrates that the use of playfulness has been shown to be a positive reinforcement for science teaching and that the inclusion of this method in classes should be encouraged.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3844
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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