DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Helena Brazão-
dc.date.available2022-04-26-
dc.date.available2022-04-25T20:41:32Z-
dc.date.issued2019-09-20-
dc.identifier.citationBATISTA, Helena Brazão. O processo de ensino e aprendizagem a partir dos jogos didáticos na disciplina de biologia. 2019. 48 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira - AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3829-
dc.description.abstractThis study had the process of teaching and learning from didactic games in the discipline of biology, with the objective to diagnose the use of didactic games and their contribution to the teaching and learning process in the discipline of Biology. The theoretical foundation was anchored in Pedroso (2009), Canto and Zacarias (2009), Alves (2015), among others. The methodological course was based on a quantitative qualitative approach, using the techniques of bibliographic research, participant observation and comparative analysis. The research was attended by 18 (eighteen) students from the 1st grade class of the Escola Dom João Marchese School and 19 (nineteen) students from the 1st grade of the high School of the Integral time Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira and 03 (three) teachers of biology of State network schools. Questionnaires were used as data collection instruments, containing open and closed questions. In view of the results obtained in the research, it is concluded that the game in the teaching and learning process is a methodology that assists in the comprehension of the contents, associated with the dialogued expository class, with the support of the textbook. Therefore, learning depends on several factors and the most important thing is to experience the facts, things that despite being in the 21ST century, technological advances and everything else, the professors are not prepared and neither seek to improve themselves for the application of new Teaching methodologies considered effective in the learning of students. Keywords: Educational games, Teaching and learning, Biology, High Schoolpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem a partir dos jogos didáticos na disciplina de biologiapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching and learning process based on didactic games in the discipline of biologypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T20:41:32Z-
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Maria do Perpétuo Socorro da Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245384190901936pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3547474064105433pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como tema o Processo de ensino e aprendizagem a partir de jogos didáticos na disciplina de Biologia, com o objetivo realizar diagnóstico acerca da utilização de jogos didáticos e sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem de na disciplina de Biologia. A fundamentação teórica foi ancorada em Pedroso (2009), Canto e Zacarias (2009), Alves (2015), dentre outros. O percurso metodológico foi pautado em abordagem quanli-qualitativa, usando-se as técnicas de pesquisa bibliográfica, observação participante e análise comparativa. A pesquisa, teve a participação de 18 (dezoito) alunos da turma de 1º série do Ensino Médio da Escola Dom João Marchese e 19 (dezenove) alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola de Tempo Integral Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira e 03 (três) professoras de Biologia das escolas de redes Estaduais do Município. Foram utilizados questionários como instrumentos de coleta de dados, contendo questões abertas e fechadas. Diante dos resultados obtidos na pesquisa conclui-se que o jogo no processo de ensino e aprendizagem é uma metodologia que auxilia na compreensão dos conteúdos, associado com a aula expositiva dialogada, contando ainda com o apoio do livro didático. Portanto, a aprendizagem depende de vários fatores e o mais importante é vivenciar os fatos, coisas que apesar de estarmos no século XXI, avanços tecnológicos e tudo mais, os docentes não estão preparados e nem procuram se aperfeiçoar para aplicação de novas metodologias de ensino consideradas eficazes na aprendizagem dos discentes. Palavras-chave: Jogos didáticos, Ensino e aprendizagem, Biologia, Ensino Médiopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALVES, R. M. M. et al. O jogo pedagógico no ensino de biologia: uma abordagem em sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2015, Campina Grande. Anais...Paraíba: 2015. p. 12468 -12476. Brasil. (2000). PCN Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Bases Legais. Brasília: Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). CANTO, A. R.; ZACARIAS, M. A. Utilização do jogo Super Trunfo Árvores Brasileiras como instrumento facilitador no ensino dos biomas brasileiros. Ciência & cognição, Manaus, AM, v.14, n. 1, p. 144- 153, fev./jan.2009. GRANDO, R.C. O jogo na educação: aspectos didáticos-metodológico do jogo na educação matemática. Unicampi, 2001 PEDROSO, C. V. Jogos didáticos no Ensino de Biologia: Uma proposta Metodológica baseada em módulo didático. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9.,2009, Santa Maria. Anais...Rio grande do Sul, 2009. p. 3183 - 3190. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2944_1408.pdf. Acesso: 22 de Outubro de 2018 PILETTI, C. Didática geral. 23. ed. Editora ética. São Paulo. 2001.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESSG - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O processo de ensino e aprendizagem a partir dos jogos didáticos na disciplina de biologia.pdf677,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.