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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Luziane Aires-
dc.date.available2022-04-26-
dc.date.available2022-04-25T20:26:07Z-
dc.date.issued2019-10-04-
dc.identifier.citationMIRANDA, Luziane Aires. O descarte de resíduos sólidos na orla de São Gabriel da Cachoeira - AM como ferramenta para o ensino de educação ambiental. 2019. 25 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas - AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3824-
dc.description.abstractThis work addresses man's greed to improve his way of life also has disastrous consequences, in addition to disrupting the forest environment, urbanization presents several problems such as lack of basic sanitation, health, and especially the excess of solid waste consumed in a unrestrained by people. So the development of Environmental Education in the school environment is necessary so that the practices focused on this theme, transform the students' conception, incorporating the construction of collective and individual actions so that these students are able to solve environmental problems. The objective of this work is to develop a practical activity to raise awareness among students regarding the inadequate disposal of solid waste in inappropriate places. The analysis of perceptions that follow the line of Environmental Education in the school environment contributes to the reflection and implementation of activities based on previous knowledge, putting the student in contact with their own reality. Keywords: solid waste, Environmental Education, environmental design.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectSolid wastept_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectConcepção ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental designpt_BR
dc.titleO descarte de resíduos sólidos na orla de São Gabriel da Cachoeira - AM como ferramenta para o ensino de educação ambientalpt_BR
dc.title.alternativeThe disposal of solid waste on the waterfront of São Gabriel da Cachoeira - AM as a tool for teaching environmental educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T20:26:07Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Max Adilson Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947200139658887pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a ganância do homem em aprimorar no seu modo de vida acarreta também em consequências desastrosas, além de desestruturar o ambiente florestal a urbanização apresenta diversos problemas como a falta de saneamento básico, saúde, e principalmente o excesso de resíduos sólidos consumidos de forma desenfreada pelas pessoas. Então o desenvolvimento da Educação Ambiental no âmbito escolar é necessário para que as práticas voltadas a esta temática, transforme a concepção dos alunos incorporando a construção das ações coletivas e individuais para que os esses alunos sejam capazes de solucionar os problemas ambientais. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma atividade pratica para haja a sensibilização dos alunos em relação ao descarte inadequado dos resíduos sólidos em locais impróprios. A análise das percepções que seguem a linha da Educação Ambiental no ambiente escolar contribui para a reflexão e de concretização das atividades partindo dos conhecimentos prévios colocando o discente em contato com a própria realidade. Palavras- chave: resíduos sólidos, Educação Ambiental, concepção ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, B. C.M; COSTA, F. M Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade. v. 11, n.5, 2016. BAETA, et al Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002. BARROS, C.J. Os resíduos sólidos urbanos na cidade de Maringá: um modelo de gestão. Departamento de Engenharia Química/ UEM, MARINGÁ, PR, BRASIL, 2002. CALDAS, M. H. A. Análise da disposição de resíduos sólidos e da percepção dos usuários em áreas costeiras – um potencial de degradação ambiental, monografia. Salvador, 2007. CAMARGO et al. Meio ambiente Brasil: avanços e obstáculos pós-Rio-92. São Paulo: Estação Liberdade: instituto socioambiental; Rio de janeiro: fundação Getulio Vargas, 2002. (pag.28-29). CORIOLANO, L. N. M. T. Turismo e a degradação ambiental no litoral do Ceará. In: LEMOS, A. I. G. Turismo: impactos socioambientais. São Paulo: Hucitec, 2001. D.O.U. (1988c) - Lei nº 7.661, de 16 de maio de 1988 - Institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e dá outras providências. Publicado no D.O.U. de 18.5.1998, Brasília, DF, Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7661.htm acesso em 23 de outubro de 20018 DIAS, F.G. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 8 ed. São Paulo:Gaia,2003 DÍAS, P. A. Educação ambiental como projeto; trad. Fátima Murad. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. HEMPE, C; NOGUERA, C.O.J. A Educação Ambiental e os Resíduos Sólidos Urbanos. V5. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. 2012 Disponível <<https://periodicos.ufsm.br/index.php/reget/article/view/4117/0>> acesso dia 30 de setembro de 2019 MACÊDO, J.A.B. As Indústrias Farmacêuticas e o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Revista Fármacos & Medicamentos. Editorial Racine. Maio/junho 2000, MAZZER, C.; CAVALCANTI, O. A. Introdução à gestão ambiental de resíduos. Infarma, v. 16, n. 11-12, 2004 MAZZER, C; CAVALCANTE, A. O. Introdução a gestão ambiental de resíduos. Infarma, v.16, n° 11-12, 2004. Disponível em: http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/77/i04-aintroducao.pdf acesso em 23 de outubro de 2018. 25 MELLO, M. C; TRIVELATO, F. S. L. Concepções em Educação Ambiental. II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Disponível em <<http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/iienpec/Dados/trabalhos/G11.pdf>> acesso em 01 de outubro de 2019. MUCELIN, A. C; BELLINI. M; Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Sociedade e natureza, Urberlandia, 20 (1): 111-124, jun. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sn/v20n1/a08v20n1 acesso em 23 de outubro de 2018. PASSAVANTE, J.Z.O; SOUZA, I. A; ANJOS, F. B. R; JIMENEZ, G. C; CARVALHO, R. C. X; CAVALCANTI,K.P. S; PONTES NETO, J. G; ROCHA, F. S. P; SILVA, E.V; MOURA, A.C; MOURA, C.M.Estudo dos impactos ambientais decorrentes da deposição de resíduos sólidos na zona costeira do Jaboatão dos Guararapes Pernambuco, Oceanografia e Políticas Públicas Santos, SP, Brasil 2011 ROTH, C. DAS GRAÇAS; GARCIAS. M.C. Influência dos padrões de consumo na geração de resíduos sólidos dentro do Sistema Urbano. V 3. REDES. Revista do desenvolvimento regional. 2008 SANTOS, et al. Educação Ambiental. Universidade do Estado do Amazonas. PROFANAR. Manaus, 2007. SATO, Michèle. Educação Ambiental. São Carlos, RiMa, 2003. SOUZA, L. J; SILVA, R. I. Avaliação da qualidade ambiental das praias da ilha de Itaparica, Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil. Soc. & Nat., Uberlândia, 27 (3): 469-484, 2015. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/sn/v27n3/0103-1570-sn-27-3-0469.pdf. TEIXEIRA, Evilázio F. Borges. A Educação do homem segundo Platão. São Paulo: Paulus, ed 3, 2003.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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