DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3818
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Gleison Costa da-
dc.date.available2022-04-21-
dc.date.available2022-04-25T17:01:18Z-
dc.date.issued2019-12-15-
dc.identifier.citationSILVA, Gleison Costa da. Abordagem dos temas transversais pelos professores do 6º ano da Escola Municipal Professora Nilce Avilar em Boca do Acre - AM. 2019 51 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acrept_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3818-
dc.description.abstractContemporary concerns with the environment, sexuality, health issues, cultural plurality, work and consumption issues and ethical issues covering equal rights, solidarity and inequalities, which constitute the transversal themes proposed by the Parameters National Curriculums, where schools have the duty to work these contents in an interdisciplinary way, considering one of the basic and relevant requirements for the achievement of citizenship, with this study we sought to assess whether teachers address the Transversal Themes in their classes in the 6th grade class. year of the Municipal School Nilce Avilar in Boca do Acre - AM and the way in which they work these themes. The target audience of this study were six teachers who work in the class. In order to obtain the research data, a questionnaire and observations from the classes of the students were used. teachers and data were interpreted through content analysis. After analyzing the data, we arrived at the results that demonstrate that teachers know little about the Transversal Themes, although these themes are not recent, but they responded to know such themes, so it became evident the need for more knowledge of the Transversal Themes to apply in their daily methodologies and apparently in the need for continuous training for them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPCN’spt_BR
dc.subjectTemas Transversaispt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleAbordagem dos temas transversais pelos professores do 6º ano da escola municipal Professora Nilce Avilar em Boca do Acre - AMpt_BR
dc.title.alternativeApproach to transversal themes by teachers of the 6th year of the municipal school Professora Nilce Avilar in Boca do Acre - AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T17:01:18Z-
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Maria do Perpetuo Socorro da Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245384190901936pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Maria do Perpetuo Socorro da Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245384190901936pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Diogo Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5143585130152199pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Rayane Delmondes da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0828753816172611pt_BR
dc.description.resumoAs preocupações contemporâneas com meio ambiente, com a sexualidade, questões de saúde, da pluralidade cultural, as questões de trabalho e consumo e com questões éticas abrangendo igualdades de direitos, a solidariedade e as desigualdades, que se constituem os temas transversais, propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, onde as escolas têm por dever trabalhar esses conteúdos de forma interdisciplinar, considerando um dos requisitos básico e relevante para a conquista da cidadania, com este estudo buscou-se avaliar se os professores abordam os Temas Transversais em suas aulas na turma do 6º ano da escola Municipal Nilce Avilar em Boca do Acre – AM e a forma em que os mesmos trabalham essas temáticas. O público alvo deste estudo foram seis professores que atuam na turma. Para obtenção dos dados da pesquisa utilizou-se um questionário e observações das aulas dos professores e os dados foram interpretados através da analise de conteúdo. Após analisar os dados chegou-se aos resultados que demonstram que os professores pouco sabem sobre os Temas Transversais, embora essas temáticas não sejam recentes, mas os mesmos responderam conhecer tais temas, assim ficou evidente a necessidade de mais conhecimentos dos Temas Transversais para aplicar em suas metodologias diárias e aparentemente na necessidade de formação continuada para os mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, T. J. B. Abordagem dos temas transversais nas aulas de ciências do ensino fundamental, no distrito de Rembepe, município de Camaçari-BA. Condoba-revista virtual. Salvador, v.2, n.1, p.1-13, jan/jun2006. Disponível em: http://revistas.unijorge.edu.br/candomba/2006-v2n1/pdfs/TeresaAlmeida2006v2n1.pdf. Acesso em: 06 dez.2018. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Porto: P.U.F., 2011. BIANCO, A. P. Tema transversal orientação sexual, prática pedagógica do professor de educação física: trajetórias e desafios. Araraquara-SP, p.1-158, 2017. BRASIL. Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília. 1996. ______. Lei nº 012.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 05 de abril de 2013. ______. (1997c). Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual, primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF. ______. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/ SEF, 1998. 436 p. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Tema: Trabalho e Consumo. Brasília: MEC/SEF, 1998b. ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos: meio ambiente, saúde. Brasília: MEC/SEF. 1997c. ______. Parâmetros curriculares nacionais volume 8: apresentação dos temas transversais: ética. 3. ed. Brasília: MEC, 2000. CASTILHO, J.; GARCIA, M.; FERNANDES, A. J. Aderência discente em educação e distância: perfil e estados motivacionais. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 1., 2010, Santiago de Chile. Anais... Santiago de Chile: UFRGS, 2010. v.1. p.154-161. CERVO, A. L. Metodologia Científica. 5ª Edição – Amado Luiz Cervo, Pedro Alcino Bervian – São Paulo: Prentice Hall, 2002. CILIATO, F. L. G.; SARTORI, J. Pluralidade cultural: os desafios aos professores em frente da diversidade cultural. Revista Monografias Ambientais –REMOA. Santa Maria, v. 14, p.65-78, 2015. 44 COSTA, T. A. A noção de competência enquanto princípio de organização curricular. Revista Brasileira de Educação. Campinas, SP, n.29, p.52-62, maio/jun./jul./ago. 2005. D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática). CORDIOLLI, M. A formação de valores e padrões de conduta na sala de aula: notas para um debate conceitual sobre transversalidade. Curitiba: A Casa de Astérion, 2006. CLOTET, J. Apresentação. In: MOROSINI, Marília Costa; AUDY Jorge Luis Nicolas (Orgs). Inovação e interdisciplinaridade na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 11- 12. CRUZ, E. S. “Eu era a única professora negra na escola de inglês”: histórias de vida de professoras negras de Imperatriz-MA/ Edna Souza Cruz. – São Luís: Ed. UEMA, 2015. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 18ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. GATTI, B. A.(Coord.); BARRETO, E. S. de Sá. Professores do Brasil: Impasses e desafios. Brasília: UNESCO, setembro de 2009. GAVIDIA, V. A. Construçao do Conceito de Transversalidade. In: NIEVES ÁLVARES, M. et al. Valores e Temas Transversais no Currículo. Porto Alegre: Artmed, 2002. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. -4. Ed.- 11. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2010. ______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. Ed. São Paul: Atlas, 2008. IBGE. População. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/boca-doacre/panorama. Acesso em: 17 jun. 2019. LEMOS, E. M.; DAVID, C. M. Reflexões Sobre o Tema Transversal Meio Ambiente no Ensino Fundamental. São PAULO: UNESP, 2011 pg. 312-330 Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/viewFile/312/386. Acesso em: 09 dez. 2018. LONGHI, A. A.; ROCHA, J. M. Práticas de ensino a partir da inclusão do tema transversal pluralidade cultural: análise de projetos na escola estadual Dr. Fernando Abbott-São Gabriel/RS. Revista Monografias Ambientais –REMOA. São Gabriel-RS, v(8), nº 8, ago. 2012. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2/index.php/remoa/index. Acesso em: 06 dez. 2018. LUCK, H. Ação Integrada: administração, supervisão e orientação educacional. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. MAIA, A. C. B., & RIBEIRO, P. R. M. (2011). Educação sexual: princípios para ação. doxa, 15(1), 75-84. MELLO, G. N. de. Formação inicial de professores para a educação Básica: uma (re)visão radical. São Paulo: Mimeo, 2000. 45 MONTEIRO, A.; POMPEU JUNIOR, G. A Matemática e os temas transversais. São Paulo: Moderna, 2001. NIEVES ALVAREZ, M. (2002). Valores e temas transversais no currículo. Trad. Daisy Vaz de Moraes. Artmed. Porto Alegre, 184pp. OLIVEIRA, E. S. A pedagogia de Projetos na Aprendizagem de Conceitos no Ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado) Universidade do estado do Amazonas, UEA, 2009. OLIVEIRA, D. A. A Reestruturação do Trabalho Docente: Precarização e Flexibilização. Educ. Soc. Campinas, vol. 25, n.89, p.1127-1144, Set/Dez. 2007. SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Tradução de E. F. F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000. SEBOLD. S. Tecnicismo E Humanismo Na Formação Do Cidadão Integral. Artigonal. Publicado Em: 13/01/2011. Disponível em: http://www.artigonal.com/recursos-humanosartigos/tecnicismo-e-humanismo-na-formacao-do-cidadao-integral-4032845.html Publicado em: 13/01/2011. Acesso: set. 2019. UNESCO. Perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. São Paulo: Moderna, 2004. Localização geográfica do Município de Boca do Acre – Amazonas. Disponível em: file:///storage/emulated/0/Download/Amazonas_Municip_BocadoAcre.svg.png. Acesso em 25 de out. 2019.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.