DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Joelmir Penha-
dc.date.available2022-04-26-
dc.date.available2022-04-25T16:55:01Z-
dc.date.issued2019-10-03-
dc.identifier.citationMOREIRA, Joelmir Penha. A prática pedagógica do professor de Ciências em duas escolas em São Gabriel da Cachoeira - AM. 2019. 34 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira - AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3816-
dc.description.abstractThe reason for the research on the topic of this Course Completion Work (TCC) was because of the neglect and lack of concern for education in Brazil, from students, teachers and authorities competent authorities of the country and mainly of our State and Municipality. We can't ignore the bad quality of school education for adolescents and young people in our society, especially in the present day. The methodological course was forwarded through qualitative research, using the bibliographic research techniques, and making comparative observations. Therefore, this work has objective to analyze and relate methodologies used by teachers for the discipline of science natural resources, as well as to identify the difficulties of teachers in making use of methodologies diverse and also do research with students. The experience was quite satisfactory with the target audience, from Elementary School, it is possible to notice the problems experienced by teachers who do what they can to be and educate students, and it was also noticed that students with so many problems in institutions, try their best to assimilate knowledge with teachers. Classes must unite practice and theory, as only theory becomes monotonous, theory and practice must be together so that students can learn in theory and also experience in practice both in education and in society. Keywords: Methodologies. teachers. Students. Practice. Theorypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectMethodologiespt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectPrática. Teoriapt_BR
dc.subjectPractice. Theorypt_BR
dc.titleA prática pedagógica do professor de Ciências em duas escolas em São Gabriel da Cachoeira - AMpt_BR
dc.title.alternativeThe pedagogical practice of the Science teacher in two schools in São Gabriel da Cachoeira - AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T16:55:01Z-
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Maria do Perpétuo Socorro da Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245384190901936pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5571222506098086pt_BR
dc.description.resumoO motivo da pesquisa sobre o tema deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), foi por causa do descaso e falta de preocupação com a educação no Brasil, tanto dos alunos, professores e autoridades competentes do país e principalmente do nosso Estado e Município. Não podemos ignorar a má qualidade da educação escolar para com os adolescentes e jovens da nossa sociedade, principalmente nos dias atuais. O percurso metodológico foi encaminhada através da pesquisa qualitativa, usando as técnicas de pesquisa bibliográfica, e fazendo observações comparativas. Assim esse trabalho tem por objetivo analisar e relacionar metodologias utilizados pelos professores para a disciplina de ciências naturais, bem como identificar as dificuldades dos professores em fazer o uso de metodologias diversificadas e também fazer a pesquisa com os alunos. A experiência foi bastante satisfatória com o público alvo, do Ensino Fundamental, pode-se notar a problemática vivenciada pelos professores fazem o que podem para estar e educar os alunos, e também notou-se que os alunos com tantos problemas nas instituições, tentam o máximo assimilar o conhecimento com os professores. As aulas devem sim unir a prática e teoria, pois só a teria fica monótono, a teoria e a prática devem estar juntas para que os alunos possam aprender na teoria e também vivenciar na prática tanto na parte educativa quanto na sociedade. Palavras-chave: Metodologias. Professores. Alunos. Prática. Teoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAUSUBEL, D.P. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Dordrecht, Kluwer Academic Pubishers, 2000. BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial. Brasília. 1996. Disponível em<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 29 outubro de 2018. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Estrangeira/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília:MEC/SEF,1998. COLL, César. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 159p. LORENZETTi, L. O ensino de ciências naturais nas séries iniciais, 2005. SALVADOR, C. C. (org.). Psicologia do Ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. SILVA, A.F.A. Ensino e aprendizagem de Ciências nas séries iniciais: concepções de um grupo de professoras em formação. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós Graduação Inter unidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Schulman, L.S. (1986). ONRUBIA, Javier. Ensinar: criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir. In: COLL, César; MARTÍN, Elena; MAURI, Teresa; MIRAS, Mariana; ONRUBIA, Javier; SOLÉ, Isabel; ZABALA, Antoni. O construtivismo na sala de aula. São Paulo, SP: Ática, 1999. p.123-151. REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação / Teresa Cristina Rego. – Petrópolis, RJ: Vozes, 14 ed., 2002. – (Educação e conhecimento). VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. – 6 ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2003. 191ppt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqFormação de professorespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESSG - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A prática pedagógica do professor de Ciências em duas escolas em São Gabriel da Cachoeira - AM.pdf539,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.