DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3815
Título: Utilização de modelos didáticos no processo ensino - aprendizagem da fotossíntese
Título(s) alternativo(s): Use of didactic models in the teaching-learning process of photosynthesis
Autor(es): Pinto, Lucijane Pereira
Orientador(es): Cavalcante, Heloide de Lima
Palavras-chave: Modelos didáticos;Didactic models;Fotossíntese;Photosynthesis;Metodologia de ensino;Teaching methodology
Data do documento: 6-Out-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: PINTO, Lucijane Pereira. Utilização de modelos didáticos no processo ensino - aprendizagem da fotossíntese. 2019. 52 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira - AM.
Resumo: No ensino de ciências, a Botânica é uma das áreas com maior dificuldade de assimilação de conteúdo. Para que a Biologia não se torne obstáculo, ela tem que ser apreciada e deixar de essa disciplina deixe de ser a matéria de decorar. O uso de modelos didáticos no ensino de Biologia, tem se difundido amplamente como alternativa didática de ensino que objetiva facilitar o aprendizado do aluno. A utilização de metodologias alternativas para o ensino deve ser estimulada nas instituições de ensino do país, no sentido de se promover a integração entre os conteúdos abordados nas disciplinas, contribuindo não apenas para o conhecimento dos estudantes envolvidos, como também para o intercâmbio entre os alunos, promovendo a difusão do conhecimento e desenvolvendo a criatividade. Neste trabalho optou-se em escolher a temática da Fotossíntese, por se tratar de um tema complexo, devendo ser ensinado com várias metodologias para ficar mais simples o seu significado e para que haja aprendizagem do conteúdo. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo criar modelos didáticos para o processo de ensino aprendizagem da fotossíntese e apresentar na turma do ensino médio da escola pública Fukuyei Yamaguchi. Buscando proporcionar na sala de aula a interação dos alunos através da confecção dos modelos didáticos e difundindo o tema da fotossíntese. Palavras chaves: modelos didáticos, fotossíntese, metodologia de ensino.
Abstract: In science education, botany is one of the areas with the greatest difficulty in assimilating content. So that biology does not become an obstacle, it has to be appreciated and to stop this discipline is no longer the matter of decorating. The use of didactic models in the teaching of biology has been widely spread as a didactic teaching alternative that aims to facilitate student learning. The use of alternative teaching methodologies should be encouraged in the country's educational institutions, in order to promote the integration between the contents addressed in the subjects, contributing not only to the knowledge of the students involved, but also to the exchange among the students. Promoting the diffusion of knowledge and developing creativity. In this work we chose to choose the subject of photosynthesis, because it is a complex subject, and should be taught with various methodologies to make its meaning simpler and to learn the content. Thus, this work aimed to create didactic models for the process of teaching photosynthesis learning and present in the public high school class Fukuyei Yamaguchi. Seeking to provide in the classroom the interaction of students through the making of didactic models and spreading the subject of photosynthesis. Keywords: didactic models, photosynthesis, teaching methodology.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3815
Aparece nas coleções:CESSG - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilização de modelos didáticos no processo ensino - aprendizagem da fotossíntese.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.