DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3802
Título: Relação ambiente e sociedade no ensino de geografia: análise da percepção ambiental dos alunos da Escola Municipal São José, do lago do Zé-Açú/Parintins-AM
Título(s) alternativo(s): Relationship between environment and society in the teaching of geography: analysis of the environmental perception of students from Escola Municipal São José, from the lake of Zé-Açú/Parintins-AM
Autor(es): Silva, Julianne Lobato da
Orientador(es): Silva, Charlene Maria Muniz da
Palavras-chave: Educação Ambiental;Educação Ambiental;Impactos Ambientais;Impactos Ambientais;Ensino de Geografia;Ensino de Geografia
Data do documento: 18-Dez-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Julianne Lobato da. Relação ambiente e sociedade no ensino de geografia: análise da percepção ambiental dos alunos da Escola Municipal São José, do lago do Zé-Açú/Parintins-AM.2019-.f. TCC (Licenciatura em Geografia)-Universidade do Estado do Amazonas-Parintins-AM.
SILVA, Julianne Lobato da. Relação ambiente e sociedade no ensino de geografia: análise da percepção ambiental dos alunos da Escola Municipal São José, do lago do Zé-Açú/Parintins-AM.2019-.f. TCC (Licenciatura em Geografia)-Universidade do Estado do Amazonas-Parintins-AM.
Resumo: O objetivo deste escrito é a “Relação ambiente e sociedade no ensino de geografia: análise da percepção ambiental dos alunos da escola Municipal São José, do lago do Zé Açú-Parintins/AM”, na busca de constatar se o lixo doméstico tem destino certo e quais os cuidados tomados pelos comunitários diante a questão; identificando a importância da pesca e da agricultura na comunidade e observar como o ensino de geografia vem sendo desenvolvido a partir de uma concepção ambiental de formação cidadã. As comunidades amazônicas vêm se reconfigurando, o viver ribeirinho/rural e urbano se entrelaça, na pujante geograficidade no meio da floresta amazônica. Fundamenta-se este escrito nos estudos de Dias (2004) e Loureiro (2006) quanto a Educação Ambiental; Brandão (1998) e Paulo Freire (1996) diante a formação cidadã. O ensino de geografia nos estudos de Cavalcante (2002) e Lopes (2008); Silva (2004) analisa a educação amazônica no seu processo histórico colonial. Resíduos sólidos, nas reflexões de Brasil (2010) e Santos (2002), no preambulo legal, constituídos na Lei 12.305 (PNRS) e Silva (2015), abordando as transformações e permanências nos modos de produção social das comunidades rurais e ribeirinhas no município de Parintins. A pesquisa foi de cunho qualitativo Bogdan e Biklen (1994), tendo como técnica de pesquisa, a pesquisa de campo, observação participante, aplicação de questionários e entrevistas abertas. Abordagem dialética, pelas transformações naturais de tempo espaço. O universo da pesquisa abrange 43 discentes da escola Municipal São José na Comunidade Boa Esperança. A Escola ainda precisa desenvolver práticas que de fato, concretizem uma consciência não apenas dos seus sujeitos, mas de mundo; constatou-se que a comunidade não possui descarte correto para resíduos sólidos, o que leva a pequenos focos de lixeiras viciadas, em sua maioria o descarte é feito por uma ação proibida por lei, a queima, mas como essa é uma pratica regular e realizada há muitos anos, dificilmente se consegue coibir tal prática; em relação à importância da pesca e a agricultura, constatou-se que a agricultura tem uma relevância maior entre os entrevistados, visto que é o meio principal de economia da comunidade Boa Esperança, sendo que o destaque produtivo fica por conta da banana, e da fabricação da farinha, a pesca é comumente utilizada para consumo familiar, a pesca com intuito econômico, é feita longe da comunidade, posto que diante a pesquisa de campo, se percebeu que muitos reclamam da escassez do peixe. Diante das reflexões o ensino de geografia, aliado a educação ambiental é de suma importância para a tomada de consciência e sensibilidade, na formação cidadã.
O objetivo deste escrito é a “Relação ambiente e sociedade no ensino de geografia: análise da percepção ambiental dos alunos da escola Municipal São José, do lago do Zé Açú-Parintins/AM”, na busca de constatar se o lixo doméstico tem destino certo e quais os cuidados tomados pelos comunitários diante a questão; identificando a importância da pesca e da agricultura na comunidade e observar como o ensino de geografia vem sendo desenvolvido a partir de uma concepção ambiental de formação cidadã. As comunidades amazônicas vêm se reconfigurando, o viver ribeirinho/rural e urbano se entrelaça, na pujante geograficidade no meio da floresta amazônica. Fundamenta-se este escrito nos estudos de Dias (2004) e Loureiro (2006) quanto a Educação Ambiental; Brandão (1998) e Paulo Freire (1996) diante a formação cidadã. O ensino de geografia nos estudos de Cavalcante (2002) e Lopes (2008); Silva (2004) analisa a educação amazônica no seu processo histórico colonial. Resíduos sólidos, nas reflexões de Brasil (2010) e Santos (2002), no preambulo legal, constituídos na Lei 12.305 (PNRS) e Silva (2015), abordando as transformações e permanências nos modos de produção social das comunidades rurais e ribeirinhas no município de Parintins. A pesquisa foi de cunho qualitativo Bogdan e Biklen (1994), tendo como técnica de pesquisa, a pesquisa de campo, observação participante, aplicação de questionários e entrevistas abertas. Abordagem dialética, pelas transformações naturais de tempo espaço. O universo da pesquisa abrange 43 discentes da escola Municipal São José na Comunidade Boa Esperança. A Escola ainda precisa desenvolver práticas que de fato, concretizem uma consciência não apenas dos seus sujeitos, mas de mundo; constatou-se que a comunidade não possui descarte correto para resíduos sólidos, o que leva a pequenos focos de lixeiras viciadas, em sua maioria o descarte é feito por uma ação proibida por lei, a queima, mas como essa é uma pratica regular e realizada há muitos anos, dificilmente se consegue coibir tal prática; em relação à importância da pesca e a agricultura, constatou-se que a agricultura tem uma relevância maior entre os entrevistados, visto que é o meio principal de economia da comunidade Boa Esperança, sendo que o destaque produtivo fica por conta da banana, e da fabricação da farinha, a pesca é comumente utilizada para consumo familiar, a pesca com intuito econômico, é feita longe da comunidade, posto que diante a pesquisa de campo, se percebeu que muitos reclamam da escassez do peixe. Diante das reflexões o ensino de geografia, aliado a educação ambiental é de suma importância para a tomada de consciência e sensibilidade, na formação cidadã.
Abstract: The purpose of this writing is to “Relationship environment and society in geography teaching: analysis of the environmental perception of the students of São José Municipal School, of the lake of Zé Açú-Parintins / AM”. Seeking to determine if household waste is disposed of properly and what is the care taken by the community regarding the issue; identifying the importance of fishing and agriculture in the community and observe how the teaching of geography has been developed from an environmental conception of citizen formation. Amazonian communities have been reconfiguring, riverside/rural and urban living intertwine, in the thriving geography in the middle of the Amazon rainforest. This writing is based on the studies by Dias (2004) and Loureiro (2006) regarding Environmental Education; Brandão (1998) and Paulo Freire (1996) in the face of citizen formation. The teaching of geography in the studies of Cavalcante (2002) and Lopes (2008); Silva (2004) analyzes Amazonian education in its colonial historical process. Solid waste, in Brazil's reflections (2010) and Santos (2002), in the legal preamble, constituted by Law 12.305 (PNRS) and Silva (2015), addressing the transformations and permanences in the modes of social production of rural and riverside communities in the municipality of Parintins. The research was of a qualitative nature Bogdan and Biklen (1994), having as research technique the field research, participant observation, application of questionnaires and open interviews. Dialectical approach, by the natural transformations of space time. The research universe includes 43 students from the São José Municipal School in the Boa Esperança Community. The School still needs to develop practices that actually realize a consciousness not only of its subjects, but of the world; found that the community does not have proper disposal of solid waste, which leads to small outbreaks of junkies, most of the disposal is done by an action prohibited by law, burning, but since this has been a regular practice and performed for many years, such a practice can hardly be curbed; regarding the importance of fishing and agriculture, it was found that agriculture has a higher relevance among respondents, since it is the primary means of economy of the Good Hope community, and the productive highlight is the banana, and the flour manufacturing, fishing is commonly used for family consumption, fishing for economic purposes is done far from the community, Since in the face of field research, it was realized that many complain about the scarcity of fish. Given the reflections the teaching of geography, Allied to environmental education is of paramount importance for the awareness and sensibility in the citizen formation.
The purpose of this writing is to “Relationship environment and society in geography teaching: analysis of the environmental perception of the students of São José Municipal School, of the lake of Zé Açú-Parintins / AM”. Seeking to determine if household waste is disposed of properly and what is the care taken by the community regarding the issue; identifying the importance of fishing and agriculture in the community and observe how the teaching of geography has been developed from an environmental conception of citizen formation. Amazonian communities have been reconfiguring, riverside/rural and urban living intertwine, in the thriving geography in the middle of the Amazon rainforest. This writing is based on the studies by Dias (2004) and Loureiro (2006) regarding Environmental Education; Brandão (1998) and Paulo Freire (1996) in the face of citizen formation. The teaching of geography in the studies of Cavalcante (2002) and Lopes (2008); Silva (2004) analyzes Amazonian education in its colonial historical process. Solid waste, in Brazil's reflections (2010) and Santos (2002), in the legal preamble, constituted by Law 12.305 (PNRS) and Silva (2015), addressing the transformations and permanences in the modes of social production of rural and riverside communities in the municipality of Parintins. The research was of a qualitative nature Bogdan and Biklen (1994), having as research technique the field research, participant observation, application of questionnaires and open interviews. Dialectical approach, by the natural transformations of space time. The research universe includes 43 students from the São José Municipal School in the Boa Esperança Community. The School still needs to develop practices that actually realize a consciousness not only of its subjects, but of the world; found that the community does not have proper disposal of solid waste, which leads to small outbreaks of junkies, most of the disposal is done by an action prohibited by law, burning, but since this has been a regular practice and performed for many years, such a practice can hardly be curbed; regarding the importance of fishing and agriculture, it was found that agriculture has a higher relevance among respondents, since it is the primary means of economy of the Good Hope community, and the productive highlight is the banana, and the flour manufacturing, fishing is commonly used for family consumption, fishing for economic purposes is done far from the community, Since in the face of field research, it was realized that many complain about the scarcity of fish. Given the reflections the teaching of geography, Allied to environmental education is of paramount importance for the awareness and sensibility in the citizen formation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3802
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.