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Título: Conhecer para preservar: concepções dos alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre os anuros em duas escolas urbanas do município de Boca do Acre – AM
Título(s) alternativo(s): Knowing to preserve: conceptions of 9th grade elementary school students about frogs in two urban schools in the municipality of Boca do Acre - AM
Autor(es): Frota, Suelem Pinto
Orientador(es): Barros, André de Lima
Palavras-chave: Conhecimento tradicional;Anuros;Educação básica
Data do documento: 30-Out-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: FROTA, Suelem Pinto. Conhecer para preservar: concepções dos alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre os anuros em duas escolas urbanas do município de Boca do Acre – AM. 2019 37 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre.
Resumo: O conhecimento tradicional é aquele repassado de pai para filho durante gerações e tem sido onquistado por meio das experiências diárias, e o fato de estarem alicerçado a crenças impossibilita obter um conhecimento mais elaborado. Para a maioria dos seres humanos os animais que mais lhe atraem são os domésticos e os de grande porte, embora os pequenos também tenham seu valor e contribuição para a natureza, dentre eles estão os anuros que tem grande importância para o ecossistema e há a necessidade de sua preservação para manter o equilíbrio do mesmo, além de contribuir como bioindicadores da qualidade de habitat por serem muito sensíveis aos impactos ambientais e controlam a população de uma gama de insetos, também são bastante procurados pela indústria farmacêutica devido às substâncias que contém em sua pele. Muitos mitos estão por traz destes animais e consequentemente as pessoas tem aversão a eles chegando ao ponto de mata-los. Por isso, há a preocupação em trabalhar este tema na sala de aula, em que os alunos chegam à escola com toda a bagagem familiar e estes mitos e crendices vão sendo quebrados e os alunos passam a ter a verdadeira ideia sobre estes animais. O professor tem o papel de mediador do conhecimento, e por meio de questionamentos feitos em sala de aula ele tem acesso aos conhecimentos prévios dos alunos, a partir disso trabalha com a turma através do dialogo em busca estabelecer uma relação entre o que o aluno sabe aos novos conteúdos propostos. O presente estudo teve como objetivo avaliar se a concepção dos alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre os anuros varia de acordo com a área que a escola está inserida. Durante o estudo observou-se que grande parte dos alunos de ambas as turmas não estudou sobre os sapos na escola e uma quantidade considerável apresentou dificuldade em conceituar o termo anfíbio, outros conceituaram de maneira equivocada. Os estudantes afirmaram ver sapos com frequência e esse número é ainda maior na turma “B”, possivelmente está associado ao local em que a escola está inserida. Alguns alunos relataram ter atitude negativa ao avistarem sapos, outros disseram não ter reação alguma. Ficou nítido na fala dos alunos o pouco de conhecimento que carregam consigo sobre este grupo taxonômico e muitos deixaram explícitos que não sabem a relevância que estes animais têm na natureza, porém uma pequena parcela relatou de forma sucinta que os sapos eliminam pragas sendo que essa é uma das contribuições destes animais. A aula expositiva dialogada contribuiu de forma positiva na aprendizagem dos alunos e por meio do quiz observou-se essa colaboração em que a maioria dos grupos respondeu corretamente o que lhes foi proposto, concluindo que a aprendizagem sobre os anuros foi significativa.
Abstract: Traditional knowledge is that passed on from father to son over generations and has been acquired through daily experiences, and the fact that they are based on beliefs makes it impossible to obtain more elaborate knowledge. For most human beings, the animals that most attract them are domestic and large animals, although the small ones also have their value and contribution to nature, among them are frogs that have great importance for the ecosystem and there is a need for their preservation to maintain its balance, in addition to contributing as bioindicators of habitat quality because they are very sensitive to environmental impacts and control the population of a range of insects, they are also highly sought after by the pharmaceutical industry because of the substances it contains in your skin. Many myths are behind these animals and consequently the people have an aversion to them to the point of killing them. Therefore, there is a concern to work on this topic in the classroom, where students arrive at school with all their family baggage and these myths and beliefs are being broken and students come to have the true idea about these animals. The teacher has the role of mediator of knowledge, and through questions made in the classroom, he has access to the previous knowledge of the students. students, based on that, works with the class through dialogue in order to establish a relationship between what the student knows and the new contents proposed. The present study aimed to evaluate whether the conception of 9th grade students about anurans varies according to the area in which the school is located. During the study it was observed that most of the students in both classes did not study about frogs at school and a considerable amount had difficulty in conceptualizing the term amphibian, others conceptualized it wrongly. Students claimed to see frogs frequently and this number is even higher in class “B”, possibly associated with the place where the school is entered. Some students reported having a negative attitude when they saw frogs, others said they had no reaction at all. It was clear in the students' speech the little knowledge they carry with them about this taxonomic group and many left it clear that they do not know the relevance that these animals have in nature, but a small portion reported succinctly that frogs eliminate pests and this is one of the contributions of these animals. The dialogic expository class contributed positively to student learning and through the quiz, this collaboration was observed in which most groups correctly answered what was proposed to them, concluding that learning about frogs was significant.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3796
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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