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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues Netto, Rita de Cássia-
dc.date.available2022-04-20-
dc.date.available2022-04-19T13:38:01Z-
dc.date.issued2019-11-05-
dc.identifier.citationRODRIGUES NETTO, Rita de Cássia. Educação ambiental e saúde na escola municipal indígena nova vida da comunidade Vila Amazonino no município de São Gabriel da Cachoeira - AM. 2019. 35 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira - AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3787-
dc.description.abstractOne of the major challenges of environmental issues is to address environmental issues in their entirety. The practice of environmental education and health in the school environment presents alternatives for the involvement of the whole school community with continuous actions and not focused only in a certain period. It is possible for the student to see himself in the role of contributing to the well-being of himself and everything and everyone around him, it is up to the educator to create and recreate means for this to happen. This paper reflects on environmental and health problems and preventive actions that students can work to minimize environmental impacts. The main objective was to evaluate the Nova Vida Indigenous Municipal School's knowledge about environmental and health care through films, videos and practical activities. Thus it was found that the school has the potential to work on environmental education and health because it is a school that is located in the countryside and has a natural landscape, but there is a need to create greater links with the community and even review your learning methods. Keywords: Environmental problems. Health. School environmentpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProblemas ambientaispt_BR
dc.subjectEnvironmental problemspt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectSchool environmentpt_BR
dc.subjectSaúde na escolapt_BR
dc.subjectHealth at schoolpt_BR
dc.titleEducação ambiental e saúde na escola municipal indígena nova vida da comunidade Vila Amazonino no município de São Gabriel da Cachoeira - AMpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education and health in the new life indigenous municipal school of the Vila Amazonino community in the municipality of São Gabriel da Cachoeira - AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-19T13:38:01Z-
dc.contributor.advisor1Castro, Diogo Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5143585130152199pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6862838588927242pt_BR
dc.description.resumoUm dos grandes desafios da temática ambiental, é abranger os problemas ambientais em sua totalidade. A prática da Educação ambiental e saúde no ambiente escolar apresenta alternativas para o envolvimento de toda a comunidade escolar com ações contínuas e não focadas apenas em um determinado período. Há a possibilidade de fazer com que o discente se veja no papel de contribuir para o bem-estar de si próprio e de tudo e todos ao seu redor, cabe ao educador criar e recriar meios para que isso aconteça. O presente trabalho traz uma reflexão sobre os problemas ambientais e saúde e sobre ações preventivas que os alunos podem trabalhar para minimizar os impactos ambientais. O objetivo principal foi avaliar o conhecimento da Escola Municipal Indígena Nova Vida sobre os cuidados com o meio ambiente e saúde através de filmes, vídeos e atividades práticas. Assim constatou-se que a Escola tem potencial para trabalhar a Educação Ambiental e saúde por se tratar de uma escola que está localizada na zona rural e ter toda uma paisagem natural, porém há a necessidade de criar elos maiores com os comunitários e até mesmo rever seus métodos de aprendizagem. Palavras-chave: Problemas ambientais. Saúde. Ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesCORREA, B. C. Ensino fundamental de 9 anos: uma análise de uma experiência no interior de São Paulo. In: Reunião Anual de Anped, 33a., Caxambu. Anais... Caxambu, 2010. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/emanped/noticia/docs/RelatorioGT192010.pdf>. Acesso em 04 out. 2019. DEMO, Pedro. Formação permanente e tecnologias educacionais. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992. FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. KUNZ, Elenor. Transformação Didático Pedagógica do Esporte. Ijuí: Ed. Unijuí,1994. OLIVEIRA, E. M. de. Educação ambiental: uma possível abordagem. 2. ed. Brasília, DF: IBAMA, 2000. SILVA, D. A. de A. Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf. Educar em Revista, n. 65, p. 101-113, 2015. Editora UFPR. SOUZA, A. K. A relação escola-comunidade e a conservação ambiental. 2000. 89fl. Monografia (Especialização em Educação Ambiental), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2000. STEIN, D. S. Ações educativas ambientais no cotidiano de uma escola municipal de Santa Maria, RS. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Centro de Ciências Naturais, Universidade Federal de Santa Maria, 2011. UNESCO. Educação ambiental: as grandes orientações da Conferência de Tbilise. Brasília, DF: IBAMA, 1997. VIVEIRO, A. A.; DINIZ, R. E. S. Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar. Ciência em Tela, v. 2, n. 1, texto online, 2009. ZUANON, A. C. A. O “Processo ensino – aprendizagem na perspectiva das relações entre: professor-aluno, aluno-conteúdo e aluno-aluno”. Revista Ponto de Vista – Vol.313, 2002. Disponível em: <http://migre.me/7gzFg>. Acesso em 04 out. 2011.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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