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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMachado, Jefferson de Souza-
dc.date.available2022-04-20-
dc.date.available2022-04-19T13:34:14Z-
dc.date.issued2019-10-04-
dc.identifier.citationMACHADO, Jefferson de Souza. Elaboração de um acervo didático utilizando a anurofauna do sítio São Jorge em São Gabriel da Cachoeira para o ensino de Ciências e Biologia. 2019. 28 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira - AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3786-
dc.description.abstractThe recognition of practical activities as an important model for the study of Science and Biology is interesting, in the study of these subjects the abstract is predominant and bringing something that is close to reality can enhance teaching and learning (SOUZA, 2014). According to Krasilchik (1996) to establish a high attention level of students throughout the class period, it is necessary to ensure that these have sensory stimuli through more active participation and use of materials. The use of biological collections in classes, gives the student the knowledge and recognition of Science and Biology subjects, the reality of the community and the environment where it lives and encourages the preservation and maintenance of biodiversity (WOMMER, 2013). Triplehorn and Johnson (2011) point out that the best way to learn about insects is by collecting them, in this way it is possible to learn by assembling the collection and approaching subjects that many times cannot be taught only in books. For Bessa (2011) the botanical collections when used for teaching Biology becomes effective by carrying large amounts of details and information, brings theory closer to practice, as the student has direct contact with what is studied and there is still the possibility of touching the material. Zoological collections have shown a significant role in teaching Biological Sciences, is used as teaching material and also an important collection for knowledge and discoveries of biodiversity, this practical class model has great influence on the improvement of teaching, through it a range of possibilities for students, from observation and analysis to the handling of species (AZEVEDO et al, 2012).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcervo didáticopt_BR
dc.subjectDidactic collectionpt_BR
dc.subjectAnurofaunapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências e Biologiapt_BR
dc.subjectTeaching Science and Biologypt_BR
dc.titleElaboração de um acervo didático utilizando a anurofauna do sítio São Jorge em São Gabriel da Cachoeira para o ensino de Ciências e Biologiapt_BR
dc.title.alternativeElaboration of a didactic collection using the anurofauna of the São Jorge site in São Gabriel da Cachoeira for the teaching of Science and Biologypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-19T13:34:14Z-
dc.contributor.advisor1Barros, André de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9175217134135270pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764552704285994pt_BR
dc.description.resumoO reconhecimento de atividades práticas como um modelo importante para o estudo de Ciências e Biologia é interessante, no estudo destas matérias o abstrato é predominante e trazer algo que seja próximo da realidade pode potencializar o ensino aprendizagem (SOUZA, 2014). Segundo Krasilchik (1996) para estabelecer um alto nível de atenção dos alunos em todo período de aula deve-se fazer com que estes tenham estímulos sensoriais através de uma participação mais ativa e uso de materiais. O uso de coleções biológicas em aulas, leva ao aluno o conhecimento e reconhecimentos de assuntos de Ciências e Biologia, a realidade da comunidade e do meio onde vive e estimula a preservação e manutenção da biodiversidade (WOMMER, 2013). Triplehorn e Johnson (2011) ressaltam que a melhor forma de aprender sobre insetos é coletando-os, desta forma é possível aprender através da montagem da coleção e abordando assuntos que muitas das vezes não se pode ser ensinado apenas em livros. Para Bessa (2011) as coleções botânicas quando utilizada para o ensino de Biologia se torna efetiva por carregar grande quantidade de detalhes e informações, aproxima a teoria da pratica, pois o aluno tem contato direto com o que é estudado e ainda existe a possibilidade de tocar no material. As coleções zoológicas tem mostrado papel significativo para o ensino de Ciências Biológicas, é usado como material didático e também um importante acervo para conhecimento e descobertas da biodiversidade, esse modelo de aula prática tem grande influência na melhoria do ensino, através dela abre-se um leque de possibilidades aos alunos, desde observação e análise até o manuseio das espécies (AZEVEDO et al, 2012).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAZEVEDO, H. J. C. C. et al. O uso de coleções zoológicas como ferramenta didática no ensino superior: um relato de caso. Revista Práxis, v. 7, p.43-48, 2012. BARROS, F. B. Sapos e seres humanos: uma relação de preconceitos? Universidade Federal do Pará, 2005. BESSA, G. M. Montagem de coleção botânica para o auxílio do ensino de biologia no ensino médio. 2011. 42f. Trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. UniCEUB. Brasília, 2011. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 2008. GRANDE, K.C.; SHNEIDER JR, B.; OLIVEIRA, R. L. Monitoramento da Scinax imbengue através de registros fotográficos e sonoros, para o desenvolvimento de banco de dados e material didático. XXIV CBEB, p. 1789-1791, Curitiba, 2014. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 3ª Ed. São Paulo: Editora HARBRA ltda, 1996. LEMOS, M. A. O.; NUNES, J. V. N. Potencial riqueza de anuros na comunidade do Bom Jesus, floresta nacional de Tefé – AM. 2012. MENDONÇA, V. L. Biologia: os seres vivos: volume 2, 2ª Ed. São Paulo: Editora AJS, 2013 OLIVEIRA, F. O.; SILVA-SANTANA, C. C. Percepção de alunos do sétimo ano sobre os anfíbios em uma escola municipal no semiárido baiano, Brasil. Revista Gestão Universitária, 2015. POUGH, F. H.; JANIS, C. M.; HEISER, J. B. A vida dos vertebrados. 4 Ed. São Paulo: Atheneu, 2008 REECE, J.B. et al. Biologia de Campbell: 10 ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. SOUZA R. W. L. Modalidades e recursos didáticos para o ensino de biologia. REB. Paraná, vol. 7, 2014. 28 TRIPLEHORN, C. A.; JOHNSON, N. F. Estudo dos insetos. 7ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. VALENTIM, D. S. S.; COSTA-CAMPOS, C. E. A coleção didática de anfíbios no ensino de ciências em escola da rede estadual do município de Macapá, Amapá. Biota Amazônia, v.7, n.1, p. 1-5, 2017. VIANA, E. M.; COSTA, R. K. A.; FARIAS, N. V.; SIMÕES, M. L. Sapos do preconceito à admiração: análise da resistência à mudança das concepções sobre os anfíbios. II CONEDU, 2015. VILELA, P. M. O. L.; VIEIRA, E. B.; MAXIMIANO, E. S.; FERREIRA, M. V.; MINUCCI, L.V. Avaliação do ensino de biologia nas escolas da rede pública de Ituiutaba – MG. X SEMABIO, Ituiutaba – MG, 2009. WOMMER F. G. B. Coleções biológicas como estratégias para educação ambiental. 2013. 45f. Monografia de especialização. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2013.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESSG - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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