DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3786
Título: Elaboração de um acervo didático utilizando a anurofauna do sítio São Jorge em São Gabriel da Cachoeira para o ensino de Ciências e Biologia
Título(s) alternativo(s): Elaboration of a didactic collection using the anurofauna of the São Jorge site in São Gabriel da Cachoeira for the teaching of Science and Biology
Autor(es): Machado, Jefferson de Souza
Orientador(es): Barros, André de Lima
Palavras-chave: Acervo didático;Didactic collection;Anurofauna;Ensino de Ciências e Biologia;Teaching Science and Biology
Data do documento: 4-Out-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MACHADO, Jefferson de Souza. Elaboração de um acervo didático utilizando a anurofauna do sítio São Jorge em São Gabriel da Cachoeira para o ensino de Ciências e Biologia. 2019. 28 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira - AM.
Resumo: O reconhecimento de atividades práticas como um modelo importante para o estudo de Ciências e Biologia é interessante, no estudo destas matérias o abstrato é predominante e trazer algo que seja próximo da realidade pode potencializar o ensino aprendizagem (SOUZA, 2014). Segundo Krasilchik (1996) para estabelecer um alto nível de atenção dos alunos em todo período de aula deve-se fazer com que estes tenham estímulos sensoriais através de uma participação mais ativa e uso de materiais. O uso de coleções biológicas em aulas, leva ao aluno o conhecimento e reconhecimentos de assuntos de Ciências e Biologia, a realidade da comunidade e do meio onde vive e estimula a preservação e manutenção da biodiversidade (WOMMER, 2013). Triplehorn e Johnson (2011) ressaltam que a melhor forma de aprender sobre insetos é coletando-os, desta forma é possível aprender através da montagem da coleção e abordando assuntos que muitas das vezes não se pode ser ensinado apenas em livros. Para Bessa (2011) as coleções botânicas quando utilizada para o ensino de Biologia se torna efetiva por carregar grande quantidade de detalhes e informações, aproxima a teoria da pratica, pois o aluno tem contato direto com o que é estudado e ainda existe a possibilidade de tocar no material. As coleções zoológicas tem mostrado papel significativo para o ensino de Ciências Biológicas, é usado como material didático e também um importante acervo para conhecimento e descobertas da biodiversidade, esse modelo de aula prática tem grande influência na melhoria do ensino, através dela abre-se um leque de possibilidades aos alunos, desde observação e análise até o manuseio das espécies (AZEVEDO et al, 2012).
Abstract: The recognition of practical activities as an important model for the study of Science and Biology is interesting, in the study of these subjects the abstract is predominant and bringing something that is close to reality can enhance teaching and learning (SOUZA, 2014). According to Krasilchik (1996) to establish a high attention level of students throughout the class period, it is necessary to ensure that these have sensory stimuli through more active participation and use of materials. The use of biological collections in classes, gives the student the knowledge and recognition of Science and Biology subjects, the reality of the community and the environment where it lives and encourages the preservation and maintenance of biodiversity (WOMMER, 2013). Triplehorn and Johnson (2011) point out that the best way to learn about insects is by collecting them, in this way it is possible to learn by assembling the collection and approaching subjects that many times cannot be taught only in books. For Bessa (2011) the botanical collections when used for teaching Biology becomes effective by carrying large amounts of details and information, brings theory closer to practice, as the student has direct contact with what is studied and there is still the possibility of touching the material. Zoological collections have shown a significant role in teaching Biological Sciences, is used as teaching material and also an important collection for knowledge and discoveries of biodiversity, this practical class model has great influence on the improvement of teaching, through it a range of possibilities for students, from observation and analysis to the handling of species (AZEVEDO et al, 2012).
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3786
Aparece nas coleções:CESSG - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.