DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3784
Título: O jogo e sua contribuição sobre a importância da fauna “marginalizada” no município de São Gabriel da Cachoeira - AM
Título(s) alternativo(s): The game and its contribution on the importance of the “marginalized” fauna in the municipality of São Gabriel da Cachoeira - AM
Autor(es): Anjos, Francisca Pontes dos
Orientador(es): Barros, André de Lima
Palavras-chave: Fauna marginalizada;Jogo didático;Desmitificar
Data do documento: 4-Out-2019
4-Out-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ANJOS, Francisca Pontes dos. O jogo e sua contribuição sobre a importância da fauna “marginalizada” no município de São Gabriel da Cachoeira - AM. 2019. 28 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira - AM.
Resumo: Alguns animais não são bem vistos pela sociedade, entre eles estão às cobras, morcegos, aranhas e mucuras, esses animais são caracterizados como feios, venenosos e nojentos. As ciências da natureza têm como papel fundamental de desmitificar conceitos errôneos sobre estes animais, entretanto a importância dessa fauna não é discutida nem contextualizada em sala de aula, resultando assim em um pensamento equivocado dos alunos sobre diversos organismos. Tendo em vista que o ensino de zoologia é ministrado no terceiro ciclo do ensino fundamental, são interessantes atividades que envolvam a participação dos discentes, principalmente atividades com natureza lúdica. Sendo assim, o objetivo desse estudo é Caracterizar e desmitificar conceitos errôneos sobre a fauna “marginalizada”, mostrando a importância de preservar os mesmos através de um jogo didático. Este foi realizado na Escola Estadual de Tempo Integral Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira, com os alunos de 7° ano do Ensino Fundamental, turma I e II. A coleta de dados foi divida em quatro etapas, Avalição do conhecimento prévio, Exposição do tema, aplicação do jogo “conhecer para preservar” e avaliação da eficiência do jogo, cada etapa foi desenvolvida em um tempo de aula de acordo com a carga horaria da turma. O primeiro questionário nos mostrou que alguns alunos têm a uma ideia precipitada sobre a importância de alguns animais, isso por que eles acham esses animais nojentos e perigosos, ideias que foram passados de geração a geração. Uma semana após a aplicação do jogo os alunos foram capazes de responder a um questionário de avaliação como se tivessem acabado de assistir a aula e isso mostrou que o jogo didático foi uma metodologia muito eficiente em relação a mudar os conceitos que os alunos tinham. Com o auxilio do jogo foi notória a mudança de percepção dos alunos em relação aos animais estudados, o que antes causava medo e risco a vida agora é visto como importante para sociedade e que eles nos ajudam mais do que nos prejudicam. Palavras-chave: Fauna marginalizada; desmitificar; jogo didático
Abstract: Some animals are not well regarded by society, among them are snakes, bats, spiders and mucuras, these animals are characterized as ugly, poisonous and disgusting. Natural sciences play a fundamental role in demystifying misconceptions about these animals, however the importance of this fauna is not discussed or contextualized in the classroom, thus resulting in a mistaken thinking of the students about different organisms. Considering that the teaching of zoology is taught in the third cycle of elementary school, there are interesting activities that involve the participation of students, mainly activities with a playful nature. Therefore, the objective of this study is to characterize and demystify misconceptions about the “marginalized” fauna, showing the importance of preserving the same through a didactic game. This was carried out at the State School of Integral Time Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira, with 7th grade elementary school students, class I and II. Data collection was divided into four stages, Knowledge assessment presentation, exposition of the theme, application of the game “knowing to preserve” and evaluation of the efficiency of the game, each step was developed in a class time according to the class workload. The first questionnaire showed us that some students have the a hasty idea about the importance of some animals, that's why they think these disgusting and dangerous animals, ideas that have been passed down from generation to generation. One week after the application of the game, the students were able to answer a evaluation questionnaire as if they had just attended the class and it showed that the didactic game was a very efficient methodology in relation to changing the concepts that students had. With the help of the game, the change of students' perception of the animals studied, which before caused fear and risk to life is now seen as important to society and that they help us more what harm us. Keywords: Marginalized fauna; demystify; didactic game
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3784
Aparece nas coleções:CESSG - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.