DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3763
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNatividade, Salomão Graça-
dc.date.available2022-04-06-
dc.date.available2022-04-14T17:52:23Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3763-
dc.description.abstractIn the last decadas in the world and specifically in Brazil the increasing entry of students with disabilities in regular education and also in higher education, here in this work dealing especially with the deaf student, there is a need to creat ways of teaching that will serve all student in the teaching of geography equally. The deaf have their own identity and from of communication as well as participate in various social contexts, using the mediation of interpreters from their mother tongue to reading and writing. Thus, with the most frequent entry of these deaf students in higher education, it focuses on the restructuring of cultures, politic, curricula and pedagigical practice to meet the particularities of them and all students. The objective of this paper is to analyze the importance of resorting to criativity in the perspective of overcoming the difficulties imposed in everyday life in the classroom, where there is the presence of deaf students, as well as bringing to the academic field of discussions a theme that is of great relevance in the educational context. This work presente itself as a qualitative approach investigation, because it brings us paths that show biases for the close development of the experiences lived by the highlighted subjects. While its typological character is presented as a study, it makes a reference to na analysis of a specific question. The research on an analysis of didactic resources designed to facilitate the learming of deaf students in the various áreas of education, where we suk to focus the teaching of geography to deaf students. The thecnique used was informal dialogues with deaf students, hearing students, interpreters and teacher of these students, as well as a study of the works that dead with the subjects. The results of this work are linked to the validity that the didactic resources bring to the classroom through acting and communication, which accurs between teacher and students. Even with so many changes there are still many difficulties to overcome in the educational environment for deaf students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEstudante Surdopt_BR
dc.subjectRecursos Didáticospt_BR
dc.titleO ensino de geografia para o estudante surdo: um estudo sobre os recursos didáticos como ferramentas para o ensino.pt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of geography to the deaf student: a study on didactic resources as tools for teaching.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-14T17:52:23Z-
dc.creator.ID897.405.722-00pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, José Camilo Ramos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1261581696808584pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, José Camilo Ramos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1261581696808584pt_BR
dc.contributor.referee2Bandeira Filho, Virgílio Nacimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0430956097030345pt_BR
dc.contributor.referee3Brasil, João Bosco dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0577433432714554pt_BR
dc.description.resumoNas últimas décadas no mundo e especificamente no Brasil a entrada cada vez maior de estudantes com deficiência no ensino regular e também no ensino superior, aqui neste trabalho tratando de forma especial o aluno surdo, há a necessidade de criarmos formas de ensino que venham atender de maneira igualitária a todos os alunos no ensino de Geografia. Os surdos possuem sua própria identidade e sua forma de comunicação, assim são participantes dos diversos contextos sociais, utilizando a mediação de intérpretes de sua língua materna a LIBRAS, na leitura e na escrita. Assim com a entrada com mais frequência desses estudantes surdos no ensino superior, foca a reestruturação de culturas, políticas, currículos e práticas pedagógicas para atender as particularidades dos mesmos e de todos os estudantes. O objetivo deste trabalho é analisar a importância de se recorrer à criatividade na perspectiva de superar as dificuldades impostas no dia a dia em sala de aula onde há a presença dos estudantes surdos, assim como trazer para o campo acadêmico das discussões um tema que é de grande relevância no contexto educacional. Este trabalho se apresenta enquanto uma investigação de abordagem qualitativa, pois nos traz caminhos que demonstram vieses para o desenvolvimento próximo das experiências vividas pelos sujeitos em destaque. Enquanto seu caráter tipológico apresentase como um estudo, pois se faz um referencial a uma análise de questão específica. A pesquisa discorre sobre uma análise dos recursos didáticos elaborados para facilitar o aprendizado dos estudantes surdos nos diversos âmbitos de ensino, onde buscamos focar o ensino de Geografia para os estudantes surdo. Como técnica utilizada, foram os diálogos informais com os estudantes surdos, estudantes ouvintes, os intérpretes e os professores desses estudantes, bem como um estudo das obras que tratam do assunto. Os resultados deste trabalho estão ligados a validade que os recursos didáticos trazem para uma aprendizagem dos estudantes surdos em sala de aula, por meio da atuação e da comunicação que ocorre entre professores e alunos. Mesmo com tantas mudanças há ainda muitas dificuldades a serem superadas no meio educacional para os estudantes surdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.