DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3757
Título: Desafios educacionais dos alunos de licenciatura em matemática da ENS/UEA matriculados em cálculo II e III mediante a pandemia COVID-19
Título(s) alternativo(s): Educational challenges of ENS/UEA mathematics undergraduate students enrolled in calculus II and III through the COVID-19 pandemic
Autor(es): Sousa, José Eikon Barbosa de
Orientador(es): Lima, Geraldine Silveira
Palavras-chave: Ensino Remoto;Remote Learning;Cálculo diferencial e integral;Differential and integral calculus;Tecnologias;Technologies
Data do documento: 22-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SOUSA, José Eikon Barbosa de. Desafios educacionais dos alunos de licenciatura em matemática da ENS/UEA matriculados em cálculo II e III mediante a pandemia COVID-19. 2021. 60 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Este trabalho foi elaborado num momento atípico e mudanças aconteceram na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), as quais ocasionaram inúmeros problemas para a comunidade acadêmica, influenciando nas atividades presenciais e trazendo transtornos aos discentes e docentes. Esta pesquisa tem como objetivo central de analisar as principais dificuldades enfrentadas dos discentes de Cálculo II e III mediante a pandemia Covid-19. A pesquisa é de caráter qualitativo, pois procura atribuir fundamental importância aos depoimentos e respostas dos sujeitos participantes da investigação. Em relação às estratégias de investigação consistiram em uma pesquisa descritiva, com a utilização de dois questionários, sendo um referente aos desistentes da disciplina e outro infere-se aos que participaram ativamente das aulas, e também através de observações e interações com o grupo focal. Com o estudo realizado, e tendo em vista os questionários respondidos pelos discentes, observou-se que dentre os motivos que influenciaram a desistência de alguns acadêmicos foi a desmotivação causada pela continuação do modelo de aulas virtuais que o momento vivido exigia. Em contrapartida, outros discentes continuaram frequentes e assíduos, aceitando o novos desafios impostos pela nova modalidade de ensino, mesmo com todos os obstáculos encontrados. PALAVRAS-CHAVE: Ensino Remoto. Cálculo Diferencial e Integral. Tecnologias.
Abstract: This work was prepared at an atypical moment and changes took place at the Universidade do Estado do Amazonas (UEA), which caused numerous problems for the academic community, influencing classroom activities and bringing inconvenience to students and teachers. The main objective of this research is to analyze the main difficulties faced by Calculus II and III students during the Covid-19 pandemic. The research is qualitative in nature, as it seeks to attribute fundamental importance to the testimonies and responses of the subjects participating in the investigation. Regarding the investigation strategies, they consisted of a descriptive research, with the use of two questionnaires, one referring to the dropouts of the discipline and the other inferred to those who actively participated in the classes, and also through observations and interactions with the focus group. With the study carried out, and in view of the questionnaires answered by the students, it was observed that among the reasons that influenced the withdrawal of some academics was the lack of motivation caused by the continuation of the model of virtual classes that the lived moment demanded. On the other hand, other students continued to be frequent and assiduous, accepting the new challenges imposed by the new teaching modality, even with all the obstacles encountered. KEYWORDS: Remote Teaching. Differential and integral calculus. Technologies.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3757
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.