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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, David Araújo de-
dc.date.available2022-04-05T13:26:38Z-
dc.date.issued2021-07-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, David Araújo de. O uso de materiais concretos no ensino de triângulos para uma aluna surda do primeiro ano do ensino médio em aulas remotas. 2021. 40 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3756-
dc.description.abstractElementary school students with hearing impairment leave special schools and enter high school in inclusive schools where the difficulties increase significantly, since the teacher, often without the help of a sign language interpreter, needs to share attention with the regular students and deaf students and these students, now in high school, face great difficulty in following the mathematics content, which generates discouragement and antipathy of this student with the discipline. In addition to these factors, remote classes, due to the current scenario, add another aggravating factor to the education of deaf students, since these students, if they are following remote classes, need special monitoring from teachers, interpreters and family members. . Therefore, this research aims to investigate the difficulties of learning geometric concepts in relation to the study of triangles, of 01 deaf high school student from a public school of the state network, in non-presential teaching through the use of concrete materials. To this end, a teaching methodology was developed in partnership with a LIBRAS interpreter that was applied to 01 deaf high school student of a public state school in the north of the city of Manaus, whose character is notable for the use of concrete materials in remote classes using technologies available for non-presential teaching for the construction and visualization of the geometric elements of the triangle, such as: sides, angles and classification of triangles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subjectstudents deafpt_BR
dc.subjectAulas remotaspt_BR
dc.subjectRemote classespt_BR
dc.titleO uso de materiais concretos no ensino de triângulos para uma aluna surda do primeiro ano do ensino médio em aulas remotaspt_BR
dc.title.alternativeThe use of concrete materials in teaching triangles to a deaf student in the first year of high school in remote classespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-05T13:26:38Z-
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Jorge de Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4086151519369862pt_BR
dc.contributor.referee1Hsu, Meng Huey-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0210833790134663pt_BR
dc.contributor.referee2Lemos, Cátia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1107294537559745pt_BR
dc.description.resumoOs alunos do ensino fundamental, com deficiência auditiva, saem das escolas especiais e ingressam no ensino médio em escolas inclusivas onde as dificuldades aumentam significativamente, uma vez que o professor, não raramente sem ajuda de um intérprete de libras, precisa dividir a atenção com os alunos regulares e os alunos surdos e esses alunos, agora no ensino médio enfrentam grande dificuldade para acompanhar os conteúdos de matemática, o que gera desânimo e antipatia desse aluno com a disciplina. Somando-se a esses fatores, as aulas remotas devido ao atual cenário, conferem mais um agravante à educação de alunos surdos, uma vez que esses alunos, caso estejam acompanhando as aulas remotas, precisam de um acompanhamento especial dos professores, intérpretes e dos familiares. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo investigar as dificuldades de aprendizagem de conceitos geométricos em relação ao estudo de triângulos, de 01 aluna surda do ensino médio de uma escola pública da rede estatual, no ensino não presencial através do o uso de materiais concretos. Para tanto, foi desenvolvida uma metodologia de ensino em parceria com uma intérprete de LIBRAS que foi aplicada a 01 aluna surda do ensino médio de escola estadual pública de ensino da zona Norte da cidade de Manaus, cujo caráter se notabiliza pela utilização de materiais concretos em aulas remotas através de tecnologias disponíveis para o ensino não presencial para a construção e visualização dos elementos geométricos do triângulo, tais como: lados, ângulos e classificação dos triângulos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEducação especialpt_BR
dc.subject.cnpqGeometriapt_BR
dc.subject.cnpqInclusão escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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