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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Juciene Teixeira de-
dc.date.available2022-03-15-
dc.date.available2022-03-11T20:22:33Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Juciene Teixeira de. A história da física no processo de ensino aprendizagem: uma proposta para formação integral de estudantes do ensino médio em uma escola pública na cidade de Manaus. 2020. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3754-
dc.description.abstractPhysics History is important for comprehending phenomena and everything else that through its studies was deemed possible to develop so that humanity could benefit from some of those scientific discoveries that are so little mentioned in this curricular component’s classes, though nevertheless it is a mandatory content for a truly scientific and theoretical knowledge upon Physics’ teaching-learning process. To contribute for a student’s integral formation in a way that excludes nonsense equations and bring about necessary knowledge for comprehensions that stimulate critical sense and a more human approach on a science guided by discoveries made by great men, making no sense in restricting it to something that should be taught in a mechanical way in mathematical formalism. This qualitative research developed in a dialectical approach seeks to unveil the scientific problem: How can Physics History affect the students’ integral formation? A general objective is to elaborate categories that point out how Physics History affect the students’ integral formation in the Physics Teaching-Learning process, for this purpose we carried out interviews with Chemistry, Physics and Biology teachers in a general way, then we narrowed down our focus on the Physics teachers and we yet dived in permissible ways through nonparticipant observation with two third-year high school classes from a public school in the city of Manaus, in which the interviewed teachers where active, allowing the development of participative activities utilizing short films on Physics History, so we could finalize this stage with the focal group, we emphasize that we performed it with classes with different shifts, one of them being the afternoon shift and the other being the morning shift, in order to achieve a benchmark. The results found here were analyzed according to the contents of Bardin (2016). The data indicate that a greater valuation is necessary on the part of the teachers as far as utilizing Physics History in the classroom goes, although the students show an urge in exploring the content and an interest in learning about it, it is possible to identify in our data the possibilities to develop abilities such as comprehension, interpretation and arguments elaboration on the origins of physical phenomena, as well as attitudinal ones such as respect towards teachers and colleagues, and science. Keywords: Physics History. Teaching-Learning. Integral Formationpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Físicapt_BR
dc.subjectPhysics historypt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching - learningpt_BR
dc.subjectFormação Integralpt_BR
dc.subjectIntegral formationpt_BR
dc.titleA história da física no processo de ensino aprendizagem: uma proposta para formação integral de estudantes do ensino médio em uma escola pública na cidade de Manauspt_BR
dc.title.alternativeThe history of physics in the teaching-learning process: a proposal for the integral formation of high school students in a public school in the city of Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-11T20:22:33Z-
dc.contributor.advisor1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Maud Rejane de Castro e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8966791891574956pt_BR
dc.contributor.referee2Ley, César Eduardo Mora-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7200575314188616pt_BR
dc.description.resumoA história da física é importante para a compreensão dos fenômenos e tudo que através de seus estudos foi possível desenvolver para que a humanidade disfrutasse de algumas dessas descobertas científicas que pouco se fala nas aulas desse componente curricular, mas, que é um conteúdo necessário para um conhecimento verdadeiramente científico e teórico no processo de ensino- aprendizagem da Física. Como forma de contribuir para uma formação integral do estudante, onde não haja apenas equações sem sentido algum, mas sim, o conhecimento necessário para as compreensões que estimule o senso crítico e uma aproximação mais humana de uma ciência pautada em descobertas feitas por grandes homens, não fazendo sentido assim restringi-la a algo que mecanicamente deva ser ensinado no formalismo matemático. Essa pesquisa qualitativa desenvolvida em uma abordagem dialética busca desvelar o problema científico: Como a História da Física pode influenciar na formação integral dos alunos? e como objetivo geral elaborar categorias que apontem que a História da Física influencia na formação integral dos estudantes no processo de Ensino-Aprendizagem de Física, para tanto realizamos entrevistas com professores de Química, Física e Biologia de maneira geral, e depois delimitamos nosso foco aos professores de Física, enveredamos ainda pelos caminhos permitidos pela observação não participante com duas turmas do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Manaus, na qual os professores entrevistados eram atuantes, possibilitando assim o desenvolvimento de atividades participativas com a utilização de filmes curtos sobre a História da Física, para então finalizarmos esse processo com o grupo focal, ressaltamos que foram realizadas com turmas de turnos distintos sendo uma do vespertino e outra do matutino, com intuito de realizarmos um comparativo. Os resultados aqui encontrados foram analisados a luz da análise de conteúdos de Bardin (2016). Os dados apontam que ainda é necessário uma maior valoração por parte dos professores no que tange a utilização da História da Física na sala de aula, apesar de os estudantes apresentarem uma visão de necessidade de exploração do conteúdo e terem interesse em aprender sobre ele, é possível identificar em nossos dados o que há possibilidades para o desenvolvimento de habilidades como compreensão, interpretação, elaboração de argumentos sobre a origem dos fenômenos físicos, assim como também aquelas de conteúdo atitudinais como respeito pelos professores e colegas, e pela ciência. Palavras – chave: História da Física. Ensino-Aprendizagem. Formação Integralpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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