DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3753
Título: TELEACESSO BUCAL - Tecnologia educacional para qualificação de coordenadores e profissionais da APS: Produção baseada no acesso da população à saúde bucal no Amazonas
Título(s) alternativo(s): TELEACCESS ORAL - Educational technology for qualification of coordinators and PHC professionals: Production based on the population's access to oral health in the amazon
Autor(es): Rabello, Ricardo Elias Duarte
Orientador(es): Monteiro, Ângela Xavier
Palavras-chave: Saúde Bucal;Oral Health;Atenção Primária à Saúde;Primary Health Care
Data do documento: 10-Jan-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A ampliação do acesso à saúde pela população é um desafio da APS para a melhoria da qualidade da saúde. Quando falamos de acesso da população à Saúde Bucal na APS, também estamos à frente de um grande desafio, que envolve garantir um acesso de qualidade, facilitado, integral e resolutivo. O objetivo deste trabalho foi elaborar um protótipo de tecnologia educacional para qualificação de coordenadores e profissionais de saúde bucal dos municípios do estado do Amazonas sobre conceitos, métodos e técnicas sobre acesso aos serviços de saúde na APS, para auxiliar na melhoria do acesso da população à saúde bucal. A pesquisa de campo foi conduzida por meio de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quanti- qualitativo, com a participação de 59 coordenadores, por meio do formulário eletrônico, composto por 15 questões objetivas e duas perguntas abertas. Para análise dos dados das questões objetivas foi utilizado a planilha Excel e as questões abertas foi por meio de Análise de Conteúdo, na modalidade temática. Os coordenadores responderam ter as diretrizes da PNSB como orientadora do acesso de saúde bucal; que as equipes realizam o acolhimento, apesar de apontarem falhas na capacitação dos profissionais, na realização desse e na escuta qualificada das necessidades dos usuários. A maioria respondeu que as equipes de saúde bucal de seu município não organizam e compartilham sua agenda de atendimento e que muitas equipes ainda utilizam o modelo de fichas distribuídas, relatando para a necessidade, dos usuários, ficarem na fila e pegar senha para o atendimento. Essa pesquisa permitiu conhecer melhor, através da visão e percepção dos coordenadores, como se encontra o acesso à saúde bucal da população na APS no Amazonas, sua qualidade e seus processos de trabalhos das equipes, na garantia desse acesso, com isso possibilitando uma análise e reflexão sobre suas fragilidades e potencialidades para alcançarmos sua ampliação e melhoria. A partir disso, foi elaborado o protótipo de tecnologia educacional, com o objetivo de capacitar e qualificar coordenadores e profissionais da saúde bucal. Com o potencial, inclusive, para auxiliar na melhoria do acesso e qualidade a população à saúde bucal, vindo a suprir a necessidade e demanda existente de Educação Permanente a esses profissionais, com a vantagem de ter grande alcance, por ser idealizada como um curso a distância, via plataforma do Telessaúde, cumprindo assim sua função com efetividade e eficiência
Abstract: The expansion of access to health by the population is a challenge for the PHC to improve the quality of health. When we talk about the population's access to Oral Health in PHC, we are also ahead of a major challenge, which involves ensuring quality access, which is facilitated, comprehensive and resolute. The objective of this project is to develop a prototype of educational technology for the qualification of coordinators and oral health professionals in the municipalities of the state of Amazonas on concepts, methods and techniques on access to health services in PHC, to help improve the population's access to oral health. The field research was conducted through an exploratory and descriptive study, with a quantitative-qualitative approach, with the participation of 59 coordinators, through the electronic form, consisting of 15 objective questions and two open questions. For data analysis of the objective questions an Excel spreadsheet was used and the open questions were through Content Analysis, in the thematic modality. The coordinators stated that they have the PNSB guidelines as a guide for oral health access, that the teams carry out the reception, despite pointing out flaws in the training of professionals, in carrying out this and in the qualified listening to the needs of users. The most responded that the oral health teams in their municipality do not organize and share their care agenda and that many teams still use the distributed token model, reporting the need of users to stand in line and get a password for the service. This research allowed us to know better, through the vision and perception of the coordinators, how is the access to oral health of the population in PHC in Amazonas, its quality and the work processes of the teams, in guaranteeing this access, thus enabling an analysis and reflection on its weaknesses and potential for achieving its expansion and improvement. Thereby, the educational technology prototype was developed, with the objective of training and qualifying coordinators and oral health professionals. With the potential, even to help improve the population's access and quality to oral health, supplying the need and demand for Continuing Education for these professionals, with the advantage of having a wide reach, as it is conceived as a distance course, via the Telehealth platform, thus fulfilling its function effectively and efficiently
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3753
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PGSS - Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.