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Título: O artesanato com o trançado indígena como estratégia de ensino e aprendizagem de geometria : uma experiência não presencial da etnomatemática no 6º ano da educação básica
Título(s) alternativo(s): Craftsmanship with indigenous braiding as a strategy for teaching and learning geometry: a non-presential experience of ethnomathematics in the 6th year of basic education
Autor(es): Almeida, Ana Gabriela Lima
Orientador(es): Costa, Helisângela Ramos da
Palavras-chave: Trançado indígena;Braided indigenous;Geometria plana;Plane geometry;Ensino Remoto;remote teaching
Data do documento: 11-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALMEIDA, Ana Gabriela Lima. O artesanato com o trançado indígena como estratégia de ensino e aprendizagem de geometria: uma experiência não presencial da etnomatemática no 6º ano da educação básica. 2021. 64 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no decorrer de um cenário pandêmico do Covid-19 inviabilizando sua aplicação na modalidade presencial e tornando-se um desafio estimular os alunos a compreenderem Geometria apenas por aulas remotas. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições e limitações de uma proposta de ensino e aprendizagem de geometria plana pela etnomatemática para o 6º ano do ensino fundamental, a partir do artesanato, atividade de produção manual realizado por artesão, presente nas técnicas do trançado indígena. A pesquisa tem abordagem qualitativa em que as atividades foram desenvolvidas de modo não presencial através de quatro videoaulas gravadas, quatro atividades de aprendizagem e três questionários em Google Forms disponibilizadas no grupo de Whatsapp com um professor de Matemática e seis alunos do 6º ano de escola pública que participam do Projeto Matemática Interativa. O projeto foi criado em 2020 no Curso de Licenciatura de Matemática da Universidade do Estado do Amazonas para atender aos alunos do Curso que se viram impossibilitados de realizar atividades práticas nas escolas e através dele foi possível proporcionar um ambiente de ensino e aprendizagem de Matemática remoto. Como resultados principais destacam-se a atribuição de significado pelo aluno aos conceitos matemáticos explorados nas videoaulas associando-os às técnicas de trançado indígena embora poucos alunos interagiram e responderam as atividades devido, dentre outros, à dificuldade de acesso ao celular e principalmente, à internet, pois os sujeitos dependiam exclusivamente do celular dos pais além do maior desinteresse observado após o retorno das aulas presenciais nas escolas. Palavras-chave: trançado indígena; geometria plana; ensino remoto.
Abstract: This research was developed in the course of a pandemic scenario of the Covid-19, making its application in the face-to-face modality unfeasible and becoming a challenge to encourage students to understand geometry only through classes remote. Thus, the objective of the research was to analyze the contributions and limitations of a proposal for teaching and learning plane geometry by the ethnomathematics for the 6th year of elementary school, from crafts, activity of manual production carried out by an artisan, present in the techniques of indigenous braid. The research has a qualitative approach in which the activities were developed in a non-face-to-face manner through four video classes recorded, four learning activities and three quizzes on Google Forms made available in the Whatsapp group with a teacher of Mathematics and six students from the 6th year of a public school who participate in the Project Interactive Mathematics. The project was created in 2020 in the Degree Course of Mathematics at the State University of Amazonas to meet the needs of course students who found themselves unable to carry out practical activities schools and through it it was possible to provide a teaching and remote math learning. As main results stand out the attribution of meaning by the student to the mathematical concepts explored in the video classes associating them with indigenous braiding techniques, although few students interacted and responded to the activities due, among others, to to the difficulty of accessing the cell phone and especially the internet, as the subjects depended exclusively on their parents' cell phone, in addition to the greater lack of interest observed after the return of face-to-face classes in schools. Keywords: indigenous braiding; plane geometry; remote teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3751
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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