DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3747
Título: Dança e matemática: uma conexão possível na modalidade não presencial
Título(s) alternativo(s): Dance and mathematics: a possible connection in the non-face-to-face modality
Autor(es): Teixeira, Carolina Sena
Orientador(es): Moraes, Nadime Mustafa
Palavras-chave: Dança;Dance;Frações;Fractions;Ensino Remoto;Remote teaching
Data do documento: 19-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: TEIXEIRA, Carolina Sena. Dança e matemática: uma conexão possível na modalidade não presencial. 2021. 87 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Esta pesquisa foi discorrida e aplicada no decorrer de um cenário pandêmico e por isso tornou-se inviabilizada de ser desenvolvida na modalidade presencial adotando por eixo de extensão primordial o ensino remoto. Deste modo, a questão norteadora da pesquisa é: é possível que os movimentos corporais da dança possam ser utilizados no processo educativo como método lúdico para o ensino da matemática? Assim, o objetivo da pesquisa consiste em promover a conexão da dança com a matemática como instrumento pedagógico para o ensino e aprendizagem de frações no 7º ano do ensino fundamental na modalidade não presencial. A metodologia se deu de forma qualiquantitativa em que houve produção de 05 videoaulas autorais e gravadas aplicadas pelo youtube e whatsapp, fez-se o uso de questionários diagnósticos e avaliativos aplicados pelo google forms a um grupo de 15 alunos do 7º ano do ensino fundamental. Os principais resultados obtidos foram o progresso significativo dos alunos participantes em relação ao estudo de frações e o acolhimento dado à proposta utilizando o tema transversal saúde através da dança tanto pelos alunos como pela professora acolhedora. Isso mostra que os entraves educacionais podem ser rompidos por meio de uma nova perspectiva metodológica. Palavras-Chave: Dança. Frações. Ensino Remoto
Abstract: This research was discussed and applied during a pandemic scenario and therefore it became impossible to be developed in the face-to-face modality, adopting remote teaching as the main extension axis. Thus, the guiding question of the research is: is it possible that the body movements of dance can be used in the educational process as a playful method for teaching mathematics? Thus, the objective of the research is to promote the connection between dance and mathematics as a pedagogical tool for teaching and learning fractions in the 7th year of elementary school in the non-presential modality. The methodology took place in a qualitative-quantitative way in which there was the production of 05 copyrighted and recorded video classes applied by youtube and whatsapp, diagnostic and evaluative questionnaires were used by google forms to a group of 15 students from the 7th year of elementary school. The main results obtained were the significant progress of the participating students in relation to the study of fractions and the reception given to the proposal using the transversal theme health through dance by both the students and the welcoming teacher. This shows that educational barriers can be broken through a new methodological perspective. Keywords: Dance. Fractions. Remote Learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3747
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dança e matemática - uma conexão possível na modalidade não presencial.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.