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Título: Desenvolvimento de protótipo de baixo custo de sistema de detecção de instabilidade de solo em infraestrutura e dutos enterrados
Título(s) alternativo(s): Development of a low-cost prototype of a soil instability detection system in infrastructure and underground pipelines
Autor(es): Souza, Paloma Regina de Jesus
Orientador(es): Cardoso, Fábio de Sousa
Palavras-chave: Infraestrutura Enterradas;Medição de Pressão;ESP32;Monitoramento;Interface Web;Buried Infrastructure;Pressure Measurement;ESP32;Monitoring;Web Interface
Data do documento: 9-Dez-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este documento apresenta o projeto de desenvolvimento de um protótipo de baixo custo de um sistema de detecção de instabilidade de solo e perturbações anormais em infraestruturas enterradas. O estudo científico tem por objetivo a busca de soluções que possam evitar possíveis acidentes, que tenham potencial de causar danos, interromper o funcionamento, ou mesmo, trazer perda de performance operacional de infraestruturas enterradas, de forma que seja possível conceber um sistema que tenha potencial de ser empregado em condições reais. São apresentados, de forma estruturada, todos os componentes do sistema, os princípios teóricos e práticos do seu funcionamento, os objetivos e ganhos decorrentes do projeto. Primeiramente, mostra-se a fundamentação teórica das tecnologias utilizadas, com ênfase na medição de pressão de solo com uso do sensor de pressão resistivo, baseado na plataforma ESP32 para aquisição, processamento e envio dos dados via rede de comunicação Wi-Fi para uma central de monitoramento. Estes componentes estarão confinados em caixa de acrílico preenchida com areia, de forma a simular um segmento de duto real, submetido a pressões do tráfego, erosão, vibrações, além de outras vibrações ou perturbações não naturais, de menor ou maior intensidade. As informações pertinentes serão exibidas em interface web, utilizando-se a linguagem de marcação HTML. Em seguida, em métodos e materiais, são apresentadas as etapas de desenvolvimento do projeto, os materiais, equipamentos e softwares utilizados. Posteriormente, em implementação do projeto, são detalhadas as metodologias utilizadas para estudo e como os componentes devem interagir para a coleta dos dados necessários ao estudo científico. Também serão informadas as condições e limitações do modelo teórico e suas diferenças em relação as condições reais do ambiente natural. Na sequência, em resultados obtidos, são mostrados e analisados os dados do projeto em seu pleno funcionamento. Finalmente, conclui-se por meio dos dados obtidos que a solução proposta, aplicadas as melhorias e alterações necessárias ao seu funcionamento no ambiente natural, pode ser testada em condições reais de forma que possa ser aproveitada na indústria e infraestrutura em todo o mundo.
Abstract: This paper presents the project for the development of a low-cost prototype of a system for detection of ground instability and abnormal disturbances in buried infrastructures. The scientific study aims to find solutions that can prevent possible accidents, which have the potential to cause damage, interrupt the operation, or even bring loss of operational perfor mance of buried infrastructures, so that it is possible to conceive a system that has the potential to be employed in real conditions. All the components of the system, the theoretical and prac tical principles of its operation, the objectives and gains resulting from the project are pre sented in a structured way. First, the theoretical basis of the technologies used is shown, with emphasis on the measurement of soil pressure using a resistive pressure sensor, based on the ESP32 platform for data acquisition, processing and sending via Wi-Fi communication net work to a monitoring center. These components will be confined in an acrylic box filled with sand, in order to simulate a real pipeline segment, subjected to traffic pressure, erosion, vibra tions, as well as other unnatural vibrations or disturbances, of lesser or greater intensity. The relevant information will be displayed in a web interface, using HTML markup language. Next, in methods and materials, the project development stages are presented, as well as the materials, equipment and software used. Afterwards, in project implementation, the method ologies used for the study are detailed, as well as how the components should interact to col lect the data necessary for the scientific study. The conditions and limitations of the theoretical model and its differences in relation to the real conditions of the natural environment will also be informed. Next, in results obtained, the data of the project in its full operation is shown and analyzed. Finally, it is concluded through the data obtained that the proposed solution, applied the necessary improvements and changes to its operation in the natural environment, can be tested in real conditions so that it can be used in industry and infrastructures around the world.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3746
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