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dc.contributor.authorOliveira, Paula Paiva-
dc.date.available2020-01-16-
dc.date.available2022-02-23T17:51:37Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3712-
dc.description.abstractThis research project presents a mapping of the structure of state schools in the urban area of Itacoatiara, as a way to evaluate the adequacy of the physical space for accessibility and mobility, for the care of people with physical disabilities. Many schools, although considered fit, do not meet the legal requirements for reducing architectural barriers that make life difficult for students with special needs in schools and often even restrict them from developing a certain activity. The objective of the research is to map the state schools of Itacoatiara with the aid of the Visual Class Net Server tool which allows to generate reports and graphs of the electronic questionnaires developed through it. In addition to the tool and its resources, other methods for carrying out the work were also adopted, such as: Bibliographic survey, On-site visit and Analysis and discussion of data. From the analysis of data collected through electronic questionnaires, it was found that, of the 14 schools that were analyzed in this research, only 2 meet the accessibility requirements proposed by NBR 9050, 1 does not meet any of the requirements and the rest has 1 or more items adapted to your space. Thus, it is concluded that there is still a great shortage of equipment adapted for the disabled, and an environment where they can really feel good. For this reason the demand of these students in school is still low, since there are not many students enrolled in state schools in Itacoatiara, and often this situation occurs precisely because schools do not have adequate structures to serve this public.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMapeamentopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleAcessibilidade para alunos com deficiência física: mapeamento da estrutura física das escolas públicas estaduais da zona urbana do município de Itacoatiara- AMpt_BR
dc.title.alternativeAccessibility for students with physical disabilities: mapping of the physical structure of state public schools in the urban area of ​​the municipality of Itacoatiara-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-23T17:51:37Z-
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Elisangela Silva de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8750969335469965pt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Marcelo Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3968885662397448pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Kayro Figueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1826996334141977pt_BR
dc.contributor.referee2Trindade, Genarde Macedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1300673206605986pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1303140632940303pt_BR
dc.description.resumoEste projeto de pesquisa apresenta um mapeamento da estrutura das escolas estaduais da zona urbana do município de Itacoatiara, como forma de avaliar a adequação do espaço físico quanto à acessibilidade e mobilidade, para o atendimento de pessoas com deficiência física. Muitas escolas, embora sejam consideradas aptas não cumprem as exigências legais quanto a diminuição de barreiras arquitetônicas que dificultam a vida dos alunos com necessidades especiais nas escolas e muitas das vezes até o restringem de desenvolver certa atividade. O objetivo da pesquisa é mapear as escolas estaduais de Itacoatiara com o auxílio da ferramenta Visual Class Net Server o qual permite gerar relatórios e gráficos dos questionários eletrônicos desenvolvidos através dele. Além da ferramenta e seus recursos, também adotou- se outros métodos para a realização do trabalho, como: Levantamento bibliográfico, Visita in loco e Análises e discussão de dados. A partir da análise dos dados coletados por meio dos questionários eletrônicos, constatou- se que, das 14 escolas que foram analisadas nesta pesquisa, apenas 2 atendem aos requisitos de acessibilidade propostos pela NBR 9050, 1 não atende a nenhum dos requisitos e o restante possui 1 ou mais itens adaptados em seu espaço. Dessa forma, conclui- se que, ainda há uma grande insuficiência de equipamentos adaptados para deficientes físicos, e um ambiente onde realmente eles possam se sentir bem. Por esta razão a demanda desses alunos na escola ainda é pouca, e essa situação ocorre justamente porque as escolas ainda não possuem estruturas adequadas para atender este público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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Acessibilidade para alunos com deficiência física mapeamento da estrutura física das escolas públicas estaduais da zona urbana do município de Itacoatiara- AM.pdfAcessibilidade para alunos com deficiência física mapeamento da estrutura física das escolas públicas estaduais da zona urbana do município de Itacoatiara- AM5,29 MBAdobe PDFView/Open


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