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Título: Mali: uma cosmovisão fluida na África negra (XIII - XVI)
Título(s) alternativo(s): Mali: a fluid worldview in black Africa (XIII - XVI)
Autor(es): Ferreira, Amanda Thamara da Silva
Orientador(es): Abreu, Tenner Inauhiny
Palavras-chave: Mali, grupos étnicos, sujeitos.;Mali, ethnic groups, subjects.
Data do documento: 12-Dez-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BOUBOU HAMA e J. KI-ZERBO. Lugar da história na sociedade africana. In: BRASIL. JKi zerbo. Unesco (Ed.). História geral da África: Metodologia e pré-história da África. 2.ed. Brasilia. 2010. Cap. 2. p. 23-36. BRUNSCHWIG, Henri. A partilha da África negra. São Paulo: Perspectiva, 2014. DIOP, Anta Cheikh. A unidade cultural da África negra: esferas do matriarcado e patriarcado na antiguidade clássica. Ed. Reler África, 2014. GIORDANI, M. C. (2007). História da África anterior aos descobrimentos. Petrópolis: Vozes. HAMPATÉ BÂ, Amadou. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph (Org.). História geral da África I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010. HOBSBAWAM, Eric J. Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade/ E.J. Hobsbawam; (tradução Maria Celia Paoli, Anna Maria Quirino), - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. KI-ZERBO, Joseph (Org.). História geral da África I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010. KI-ZERBO, J. Para quando a África? Rio de Janeiro: PallaVo, 2009. MAESTRI, Mário. História da África Negra – Pré-colonial. Série Revisão 31.Mercado Aberto. M’BOKOLO, Elikia. África negra: história e civilizações. Tomo I (Até o século XVIII). Salvador: EDUFBA; São Paulo: Casa das Áfricas, 2009. NIANE, D. T. História Geral da África Vol IV. Brasilia: UNESCO, 2010. OLIVEIRA, M. E. (2013). Cadernos Penesb - Periódico do Programa de educação sobre o Negro. Rio de Janerio - Niteroi: Ed. Alternativa/EdUFF. OLIVEIRA, David Eduardo de. Cosmovisão Africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendentes. Fortaleza, CE:L. C. R., 2003. PANTOJA, S. (2011). Uma antiga Civilização Africana. Brasília: Universidade de Brasília. QUEIROZ, Igor. Formas africanas de lidar com o passado: oralidade, mitos, ritos, tradições. In: Introdução aos estudos africanos e da diáspora. Florianópolis: UDESC, 2015. No prelo. SILVA, Alberto da Costa e. A enxada e a lança: A África antes dos portugueses/ Alberto da Costa e Silva. – 5.ed., ver.eampl.-Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. SILVA, Solange Maria da. Para além do exótico: as ciências na África: da história do ensino. São Paulo, 2015
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desvendar a magnitude que tem em nossos traços os resquícios de grupos étnicos grandiosos que pertenceram ao reino de o Mali (XIII-XVI), apresentando de uma forma fluida e simples, sem preconceitos e estereótipos para aqueles que tem real interesse em conhece-la, sua forma de adentrar o ensino é cercada de imagens errôneas onde os africanos são objetos passivos é retratada rotineiramente no ambiente escolar. A África é o berço da humanidade, dessa forma é fundamental explanar e compreender a dinâmica social, o modo de vida, as organizações políticas e sociais, dado que é essencial conhecer a ancestralidade que nos norteia, para que o sentimento e verdadeiro sentido de sermos afrodescendente se aflore, para as pesquisas que retratem sobre tal temática ganhe destaque. As fontes constituintes do trabalho remetem a viajantes e comerciantes que em determinados momentos entraram em contato com o império dê o Mali, do mesmo modo que historiadores africanalista que seu viés de pesquisa remetem a África Ocidental. Contudo, apresentar um prisma de povos sujeitos de sua própria história e assim, provedores de uma cultura rica em valores sociais e potências econômicas que são produtoras de conhecimento científico em seu continente ganha a forma deste trabalho.
Abstract: This work has as its objective to unveil the magnitude of having in our traces the remnants of great ethnic groups that belonged to the kingdom of Mali, presenting us in a way without stereotypes and prejudice for those who are really interested in knowing, therefore, their way of entering teaching is surrounded by erroneous images where Africans are passive objects is often portrayed in the school environment. Africa is the cradle of humanity, so it is essential to explain and understand the social dynamics, the way of life, political and social organizations, as it is important to know the ancestry that guides us, so that the feeling and true sense of being Afro-descendant and by tensors history emerges. The work's constituent sources refer to travelers and traders who at certain times came into contact with the empire of Mali, in the same way as Africanist historians whose research biases refer to West Africa. However, presenting a prism of peoples subject to their own history and thus providers of a culture rich in social values and economic powers that are producers of scientific knowledge in their continent takes the form of this work.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3704
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