DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3696
Título: Democracia e cidadania - abordagem crítica sobre a atuação das escolas do legislativo no município de Manaus - AM
Título(s) alternativo(s): Democracy and citizenship - critical approach to the performance of legislative schools in the city of Manaus - AM
Autor(es): Silva, Hérika Cardoso da
Orientador(es): Silva, Gimima Beatriz Melo da
Palavras-chave: Democracia;Cidadania;Participação;Protagonismo Juvenil
Data do documento: 30-Mai-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A democracia e cidadania é um assunto que exige um percurso de reflexões interdisciplinares capazes de promover uma análise crítica da sociedade em diferentes momentos históricos e sobre diversos pontos de vistas à luz de teorias que se combinam tais como: sociologia, filosofia, psicologia social, psicanálise da sociedade, dos fenômenos sociais contemporâneos, reflexão sobre história e civilização. O estudo está inserido no tema da Democracia e Cidadania: abordagem crítica da atuação das escolas dos legislativos ALEAM e CMM em Manaus-AM. A justificativa veio por conta da visita in locus da pesquisadora no Programa Estágio Visita (EV) oferecido pela escola do Legislativo da Câmara dos Deputados Federais (CDF) no ano de 2016 que despertou o interesse pelo tema. O problema da pesquisa questiona a prioridade das escolas do LegislativoAmazonense nas ações de protagonismo juvenil voltadas para os alunos do ensino básico em detrimento ao ensino superior. A hipótese remeteu à dedução da resistência em inserir a participação dos universitários no programa educacional já existente acerca de dez anos. Deste modo o objetivo geral foi analisar a efetividade da democracia e cidadania na atuação das escolas do Legislativo da ALEAM e CMM, no município de Manaus-AM. Os objetivos específicos: identificar a efetividade da democracia e cidadania na atuação das escolas do Legislativo da ALEAM e da CMM, Manaus-AM; investigar o interesse do discente (ESO e PPGICHESAT) em participar de atividades nas escolas legislativas (ALEAM e CMM); comparar as ações (protagonismo juvenil) promovidas pelas escolas do legislativo (ALEAM e CMM) frente às escolas dos legislativos das Assembleias e Câmaras Municipais brasileiras de outras regiões entre os anos de 2016 a 2019. O procedimento metodológico do estudo é de natureza quantitativa e qualitativa, com métodos de observação indireta, descritivo, comparativo e abordagem crítica pautados em levantamentos bibliográficos, documentais (balizados nas legislações, normativas institucionais). Os resultados evidenciam os dilemas a serem enfrentados na democratização dos espaços públicos e no exercício pleno da cidadania que não acontece à margem da educação. Essa por sua vez tem sido uma das ferramentas das escolas do Legislativo ao comportarem programas educacionais denominado do “Programa de Educação Cidadã” que possibilitam experiências de aprendizagem relacionadas à democracia, politica, ética e à cidadania. Considerações: a pesquisa contribuiu para o entendimento da sociedade amazonense acerca da atuação das escolas do Legislativo no Brasil em especial das escolas do município de Manaus cuja efetividade da democracia e cidadania pode ser considerada um dos tantos dilemas a serem enfrentados na democratização dos espaços públicos e no exercício pleno da cidadania, uma vez que a relação social pretendida pelas escolas do Legislativo no viés de aproximação junto à sociedade ainda padece da efetiva participação popular.
Abstract: Democracy and citizenship is a subject that requires a path of interdisciplinary reflections capable of promoting a critical analysis of society at different historical moments and on different points of view in the light of theories that combine such as: sociology, philosophy, social psychology, psychoanalysis society, contemporary social phenomena, reflection on history and civilization. The study is inserted in the theme of Democracy and Citizenship: a critical approach to the performance of the ALEAM and CMM schools in Manaus-AM. The justification came due to the on-site visit of the researcher in the Internship Visit Program (EV) offered by the legislature school of the Chamber of Federal Deputies (CDF) in 2016, which aroused interest in the topic. The research problem questions the priority of schools in legislatures in youth protagonism actions aimed at students in basic education to the detriment of higher education. The hypothesis referred to the deduction of resistance to insert the participation of university students in the existing educational program. Thus, the general objective was to analyze the effectiveness of democracy and citizenship in the performance of ALEAM and CMM legislative schools, in the city of Manaus-AM. The specific objectives: to identify the effectiveness of democracy and citizenship in the performance of the legislative schools of ALEAM and CMM, Manaus-AM; investigate the student's interest (ESO and PPGICH-ESAT) in participating in activities in legislative schools (ALEAM and CMM); to compare the actions (youth protagonism) promoted by the schools of the legislature (ALEAM and CMM) vis-à-vis the schools of the legislatures of Brazilian assemblies and chambers from other regions between the years 2016 to 2019. The methodological procedure of the study is of a quantitative and qualitative nature, with methods of indirect, descriptive, comparative and critical approach based on bibliographic and documentary surveys (based on legislation, institutional norms). The results show the dilemmas to be faced in the democratization of public spaces and in the full exercise of citizenship that does not happen on the margins of education. This, in turn, has been one of the tools of legislative schools as they include educational programs called the “Citizen Education Program” that enable learning experiences related to democracy, politics, ethics and citizenship. Considerations: the research contributed to the understanding of Amazonian society about the performance of Legislative schools in Brazil, especially schools in the city of Manaus, whose effectiveness of democracy and citizenship can be considered one of the many dilemmas to be faced in the democratization of public spaces and in the full exercise of citizenship, since the social relationship intended by schools of the Legislative in terms of approximation with society still suffers from effective popular participation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3696
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.