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Título: Construção do conhecimento: um estudo da educação Kokama na comunidade Nova Esperança
Título(s) alternativo(s): Knowledge construction: a study of Kokama education in the Nova Esperança community
Autor(es): Souza, Alcione Deodato de
Orientador(es): Cruz, Jocilene Gomes da
Palavras-chave: Educação Indígena;Educação Escolar;Interculturalidade
Data do documento: 8-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este estudo aborda a Educação Escolar Indígena (EEI) no Centro Municipal de Educação Escolar Indígena Atawanã Kuarachi Kokama. Com o título, A Construção do reconhecimento: um estudo da educação Kokama na comunidade Nova Esperança, buscamos evidenciar o protagonismo da comunidade frente a seus processos próprios de constituir uma Educação Escolar Indígena de acordo com a realidade e as perspectivas da comunidade. Durante a pesquisa, refletimos sobre o processo de construção da escola (um processo ainda em curso). Temos como objetivo geral analisar os caminhos percorridos e as dificuldades enfrentadas pela comunidade Kokama para efetivar uma proposta de Educação Escolar Indígena diferenciada e intercultural. Como objetivos específicos, propomo-nos a escrever os processos institucionais para implementação da Educação Escolar Indígena na SEMED; analisar o processo de criação e implantação do CMEEI na comunidade Kokama; e, identificar as estratégias utilizadas pela pelos Kokama e pelo CMEEI, no período da pandemia da Covid-19, para realizar as atividades escolares. A abordagem utilizada se deu por meio da etnografia digital, com aporte de dados bibliográfico e documental, com base em Flick (2009), Gil (2002) e Godoy (1995). Os resultados apontam que no CMEEI há um trabalho pautado nos princípios de uma educação diferenciada, intercultural e bilíngue, no qual o conhecimento e saberes tradicionais e a língua Kokama fazem parte da proposta pedagógica da escola.
Abstract: This study addresses Indigenous School Education (IES) at the Municipal Center for Indigenous School Education Atawanã Kuarachi Kokama. With the title, The Construction of Recognition: a study of Kokama education in the Nova Esperança community, we seek to highlight the community's leading role in its own processes of constituting an Indigenous School Education according to the reality and perspectives of the community. During the research, we reflected on the process of building the school (a process that is still ongoing). Our general objective is to analyze the paths taken and the difficulties faced by the Kokama community to carry out a proposal for a differentiated and intercultural Indigenous School Education. As specific objectives, we propose to write the institutional processes for the implementation of Indigenous School Education in SEMED; analyze the process of creation and implementation of the CMEEI in the Kokama community; and, identify the strategies used by the Kokama and CMEEI, during the period of the Covid-19 pandemic, to carry out school activities. The approach used was through digital ethnography, with bibliographic and documentary data, based on Flick (2009), Gil (2002) and Godoy (1995). The results show that at CMEEI there is work based on the principles of differentiated, intercultural and bilingual education, in which traditional knowledge and knowledge and the Kokama language are part of the pedagogical proposal of the school.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3690
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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