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Título: Currículo surdo no ensino de ciências para quem fala com as mãos e ouve com os olhos
Título(s) alternativo(s): Deaf curriculum in science teaching for those who speak with their hands and listen with their eyes
Autor(es): Vale, Jackson da Silva
Orientador(es): Souza, José Camilo Ramos de
Palavras-chave: Currículo Escolar;School Curriculum;Cultura Surda;Deaf Culture;Currículo Surdo;Deaf Curriculum
Data do documento: 20-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: VALE, Jackson da Silva. Currículo surdo no ensino de ciências para quem fala com as mãos e ouve com os olhos. 2021. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo geral conhecer as articulações entre currículo escolar, aprendizagem de Surdos e o estudante Surdo, tecendo diálogos entre essas concepções, analisando o currículo escolar como ensino de ciências aos alunos Surdos e apresentando uma proposta de currículo surdo disciplinar para aqueles que falam com as mãos e ouvem com os olhos. Dele desdobra-se os seguintes objetivos específicos 1) sistematizar concepções sobre o currículo escolar, aprendizagem de Surdos e o estudante Surdo; 2) analisar o currículo escolar disciplinar como ensino de ciências ao estudante Surdos e 3) apresentar uma proposta de currículo como ensino de ciências referente a disciplina de Matemática, para o 5° ano do ensino fundamental, de Surdo para Surdo. Na fundamentação teórica utilizo autores como Silva (1996, 1999 e 2013); Young (2014); Perlin (1998); Quadros (1997); Lourenço (2017) e Campello (2008). Assim como me baseio nos conceitos da Teoria Histórico-Cultural de Vygotski (1997). Nos procedimentos metodológicos trago o método dialético de Gamboa (2007). Sendo esta pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Consultei documentos como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, Base Nacional Comum Curricular no Amazonas e as Diretrizes Curriculares para a Educação Nacional. Os resultados da pesquisa apontam que apesar de todos os avanços na educação de Surdos o currículo escolar ainda não contempla as especificidades educacionais do Surdo o que desvaloriza a língua de sinais e a Cultura Surda. Além disso, identifiquei que o uso da Língua de Sinais como língua de instrução, dos classificadores e das mãos são recursos fundamentais para o ensino do aluno com surdez. As conclusões da pesquisa apontam a necessidade de um currículo Surdo nas escolas em que hajam alunos Surdos, propiciando melhor aquisição do conteúdo escolar e consequentemente maior qualidade no desenvolvimento humano das crianças Surdas. Por fim, este trabalho contribui na construção da educação daqueles que falam com as mãos e ouvem com os olhos. Pretendeu-se com este currículo surdo proporcionar um aprendizado mais eficiente para os alunos surdos. Palavras-chave: Currículo Escolar. Cultura Surda. Currículo Surdo.
Abstract: This dissertation has as general objective to know the articulations between school curriculum, learning of the Deaf and the Deaf student, weaving dialogues between these conceptions, analyzing the school curriculum as science teaching to Deaf students and presenting a proposal for a disciplinary deaf curriculum for those who speak with their hands and listen with their eyes. The following specific objectives unfold from it: 1) systematize conceptions about the school curriculum, learning of the Deaf and the Deaf student; 2) analyze the disciplinary school curriculum as science teaching to Deaf students and 3) present a proposal for a curriculum as science teaching related to Mathematics, for the 5th year of elementary school, from Deaf to Deaf. In the theoretical foundation I use authors such as Silva (1996, 1999 and 2013); Young (2014); Perlin (1998); Tables (1997); Lourenço (2017) and Campello (2008). Just as I base myself on the concepts of Vygotski's Historical-Cultural Theory (1997). In the methodological procedures I bring the dialectical method of Gamboa (2007). This research is bibliographical and documentary in nature. I consulted documents such as the Common National Curriculum Base - BNCC, the National Curriculum Parameters - PCNs, the Common National Curriculum Base in Amazonas and the Curriculum Guidelines for National Education. The research results indicate that despite all the advances in Deaf education, the school curriculum still does not include the educational specificities of the Deaf, which devalues sign language and deaf culture. Furthermore, I identified that the use of Sign Language as a language of instruction, classifiers and hands are fundamental for the teaching of students with deafness. The research findings indicate that a Deaf curriculum is needed in Deaf children's schools for a better acquisition of school content and, consequently, a higher quality in the human development of children with deafness. Finally, this work contributes to the construction of the education of those who speak with their hands and listen with their eyes. This deaf curriculum was intended to provide more efficient learning for deaf students. Keywords: School Curriculum. Deaf Culture. Deaf Curriculum.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3683
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

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