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Título: Concepções de professores sobre quintais agroflorestais e seus serviços ambientais
Título(s) alternativo(s): Teachers' conceptions about agroforestry backyards and their environmental services
Autor(es): Brandão, Taissa de Paula
Orientador(es): Silva-Forsberg, Maria Clara da
Palavras-chave: Concepção Ambiental;Environmental Design;Quintais agroflorestais;Agroforestry backyards;Práticas pedagógicas;Pedagogical practices
Data do documento: 22-Jun-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BRANDÃO, Taissa de Paula. Concepções de professores sobre quintais agroflorestais e seus serviços ambientais. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral conhecer as concepções dos professores quanto aos serviços ambientais proporcionados pela Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé – RDS do Tupé, através da relação com os quintais agroflorestais. Duas questões nortearam o desenvolvimento deste estudo: Como os professores concebem os quintais agroflorestais para as práticas pedagógicas? E quais as concepções atribuídas pelos professores quantos aos serviços ambientais proporcionados pelos quintais agroflorestais? Esta dissertação está organizada em cinco seções. Na primeira trazemos o referencial teórico sobre os temas que embasam essa pesquisa: Concepção Ambiental, Concepção de Meio Ambiente, Educação Ambiental e Serviços Ambientais e os quintais agroflorestais. A segunda refere-se ao Lócus da Pesquisa que foram as Escolas Municipais: Cannã II e Paulo do Freire. Na terceira, descrevemos os métodos e técnicas de pesquisa, onde trouxemos elementos da pesquisa qualitativa, e utilizamos duas técnicas para obtenção dos dados, a entrevista semiestruturada e análise documental. Na quarta seção, apresentamos a caracterização geral e do meio ambiente natural da RDS do Tupé. Na quinta e última seção, apresentamos a análise dos resultados obtidos, onde os professores reconheceram os benefícios que os quintais agroflorestais proporcionam aos moradores da área, porém não sabem muitas vezes como se utilizar desse ambiente natural em suas práticas pedagógicas. Para superar essa deficiência presente no dia-dia dos professores, foi destacada a importância de uma formação continuada em Educação Ambiental para sustentabilidade, vislumbrando conhecimentos acerca do meio ambiente natural da Reserva como os quintais e seus benefícios. Palavras-chave: Concepção Ambiental; Quintais agroflorestais; Práticas pedagógicas
Abstract: The present work had as general objective to know the teachers' conceptions about the environmental services provided by the Tupé Sustainable Development Reserve – Tupé RDS, through the relationship with the agroforestry backyards. Two questions guided the development of this study: How do teachers conceive of agroforestry yards for pedagogical practices? And what are the conceptions attributed by teachers regarding the environmental services provided by agroforestry yards? This dissertation is organized into five sections. In the first one, we bring the theoretical framework on the themes that support this research: Environmental Conception, Environment Conception, Environmental Education and Environmental Services and agroforestry yards. The second refers to the Locus of Research, which were the Municipal Schools: Cannã II and Paulo do Freire. In the third, we describe the research methods and techniques, where we bring elements of qualitative research, and we use two techniques to obtain the data, the semi-structured interview and document analysis. In the fourth section, we present the general and natural environment characterization of the Tupé RDS. In the fifth and last section, we present the analysis of the results obtained, where teachers recognized the benefits that agroforestry backyards provide to residents of the area, but they often do not know how to use this natural environment in their pedagogical practices. To overcome this deficiency present in the day-to-day of teachers, the importance of continuing education in Environmental Education for sustainability was highlighted, providing insight into knowledge about the natural environment of the Reserve, such as the backyards and their benefits. Key-words: Environmental Design; Agroforestry backyards; Pedagogical practices
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3682
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

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