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dc.contributor.authorSouza, Talita Menezes de-
dc.date.available2022-01-03-
dc.date.available2022-01-12T15:59:19Z-
dc.date.issued2020-05-20-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3670-
dc.description.abstractThis research is due to concerns about why the small participation of women involved in Hip Hop in the city of Manaus. Due to the lack of academic studies about women in Hip Hop, there was an impulse to conduct a research that problematizes this situation. This study has as main objective to understand their participation and perceptions in the Hip Hop movement in Manaus. Here we will present Hip Hop as an active element and as a scream for the legitimation of communities and the people who live in them, and in this context, we will address the importance of women in this movement, as well as their lived experiences in it. This research has an entirely qualitative approach, thus, the methodology used for data collection was made through interviews with five of the currently leading women in Hip Hop in Manaus, in order to hear about their experiences. In general, the research realizes that collectives and events aimed specifically for women are important strategies for strengthening their gender inside this movement, and that, the political awareness among participants who practice Rap is developed with greater intensity than in those participating in Breakdance. To conduct these discussions, we used authors such as Zygmunt Bauman, Stuart Hall, Judith Butler, Michele Perrot, Sérgio Leal and Andréia Moasab, as well as other theorists.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectHip Hop em Manauspt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.titleMinas do RAP e Breakdance em Manaus: da zona de conforto para a zona de confrontopt_BR
dc.title.alternativeMinas do RAP and Breakdance in Manaus: from the comfort zone to the confrontation zonept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-12T15:59:19Z-
dc.contributor.advisor1Rocha, Rafael Ale-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7452595445737676pt_BR
dc.contributor.referee1Mesquita, Bernardo Thiago Paiva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0947565701907277pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Yara dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5862882932311402pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é decorrente de inquietações sobre o porquê da pequena participação de mulheres envolvidas no Hip Hop na cidade de Manaus. Devido à pouca existência de pesquisas acadêmicas sobre mulheres no Hip Hop, surgiu o impulso da realização de uma pesquisa que problematize essa situação. Esse estudo tem como objetivo principal compreender a participação e os olhares das mesmas no movimento Hip Hop em Manaus. Aqui apresentaremos o Hip Hop como elemento ativo e como um grito pela legitimação de comunidades e do povo que nelas habitam, e nesse contexto, abordaremos a importância das mulheres nesse movimento, assim como suas experiências vividas dentro deste. A referida pesquisa é inteiramente qualitativa, assim, a metodologia utilizada para coleta de dados se deu através de entrevistas realizadas com cinco mulheres protagonistas atualmente no Hip Hop em Manaus, a fim de ouvir sobre suas experiências. De um modo geral, a pesquisa percebe que coletivos e eventos voltados especificamente para mulheres são importantes estratégias de fortalecimento do gênero no movimento, e que a consciência política nas participantes que atuam no Rap é desenvolvida com maior intensidade do que nas atuantes no Breakdance. Para conduzir estas discussões, utilizamos autores como Zygmunt Bauman, Stuart Hall, Judith Butler, Michele Perrot, Sérgio Leal e Andréia Moasab, assim como outros teóricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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