DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3668
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Ultamir Miranda-
dc.date.available2022-01-11-
dc.date.available2022-01-12T15:19:33Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3668-
dc.description.abstractIn view of the guidelines recommended in the documents that govern Brazilian Education for Elementary Education (PCN and BNCC) and, in particular, Amazonian Education (Curricular Reference 1) regarding the incorporation of social issues in the teaching-learning process of the subjects that make up the Curriculum At school, Transversality is seen as a possibility to make such incorporation a reality. In this sense, the objective of this research was to “develop a transversal practice addressing the social issue “Food for health” in the teaching process of Mass Measures in the 7th year of Elementary School, considering the skill recommended in the BNCC for this content”. In its methodological path, qualitative research was used, approaching bibliographic research as a modality, as a data collection technique, documentation was used, finally, for data analysis, the technique of analysis was applied. of content. The results obtained indicate: 1. Significant contributions from transversality in the teaching process, such as: reflective thinking, breaking away from formal education and promoting training for citizenship; 2. Need for more enlightening guidelines for the implementation of transversal teaching practices in Mathematics classes. It is concluded that even lacking strong materials that help Mathematics teachers in the consolidation of a transversal work, it is possible to plan it based on the knowledge of research carried out on the subject and the guidelines of the documents that govern Brazilian/Amazonian Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática no ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematics in Elementary Schoolpt_BR
dc.subjectTransversalidadept_BR
dc.subjectTransversalitypt_BR
dc.subjectProposta para o ensino de Medidas de Massa.pt_BR
dc.subjectProposal for teaching Mass Measures.pt_BR
dc.titleTransversalidade e matemática: uma proposta para o ensino de medidas de massa no 7º ano do ensino fundamental através da questão social " alimentação para a saúde"pt_BR
dc.title.alternativeTransversality and mathematics: a proposal for the teaching of mass measurements in the 7th year of elementary school through the social question "food for health"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-12T15:19:33Z-
dc.contributor.advisor1Mota, Denise Medim da-
dc.description.resumoFace às orientações preconizadas nos documentos que regem a Educação Brasileira para o Ensino Fundamental (PCN e BNCC) e, em particular, a Educação Amazonense (Referencial Curricular l) quanto à incorporação de questões sociais no processo de ensino aprendizagem das disciplinas que compõem o Currículo Escolar, a Transversalidade vê-se como uma possibilidade de tornar realidade tal incorporação. Nesse sentido, tornou-se objetivo dessa pesquisa “elaborar uma prática transversal abordando a questão social “Alimentação para a saúde” no processo de ensino de Medidas de Massa no 7º ano do Ensino Fundamental, considerando a habilidade preconizada na BNCC para este conteúdo”. Em seu percurso metodológico, fez-se uso da pesquisa de cunho qualitativo, abordando como modalidade a pesquisa bibliográfica, como técnica de coleta de dados empregou-se a documentação, por fim, para a análise dos dados, aplicou-se a técnica da análise de conteúdo. Os resultados obtidos sinalizam: 1. Contribuições significativas da transversalidade no processo de ensino, tais como: pensamento reflexivo, rompimento com o ensino formal e promoção de uma formação para a cidadania; 2. Necessidade de orientações mais esclarecedoras para a implementação de práticas docentes transversais nas aulas de Matemática. Conclui-se que mesmo carente de materiais contundentes que auxiliem professores de Matemática na consolidação de um trabalho transversal, é possível planejá-lo a partir do conhecimento de pesquisas realizadas sobre a temática e das orientações dos documentos que regem a Educação Brasileira/Amazonense.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. BARBOSA, Laura Monte Serrat. Temas transversais: como utilizá-los na prática educativa? Curitiba. Ibpex, 2007. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. _____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1997. _____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRUINI, Eliane da Costa. Educação no Brasil; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/educacao-no-brasil.htm. Acesso em 03 de julho de 2021. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GOMES, João Batista Alves. A importância do ensino de grandezas e medidas para os alunos do ensino fundamental II. Universidade Estadual Vale do Acaraú.CE, 2014. MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011. MONTEIRO, Alexandrina; POMPEU, Geraldo. A Matemática e os Temas Transversais. São Paulo: Moderna, 2001; MORAES, Mara Sueli Simão [et al.]. Educação Matemática e Temas PolíticoSociais. Campinas/SP: Autores Associados, 2008; OLIVEIRA, Fabiane Araújo de; SANTOS, Elizabeth da Conceição. A prática da Transversalidade na Formação de Professores: Reflexos no Ensino Básico. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013; REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE, Seduc, AM, 2018. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013. YUS, Rafael. Temas transversais: em busca de uma nova escola. Porto Alegre: ArtMed, 1998.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.