DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3668
Título: Transversalidade e matemática: uma proposta para o ensino de medidas de massa no 7º ano do ensino fundamental através da questão social " alimentação para a saúde"
Título(s) alternativo(s): Transversality and mathematics: a proposal for the teaching of mass measurements in the 7th year of elementary school through the social question "food for health"
Autor(es): Rodrigues, Ultamir Miranda
Orientador(es): Mota, Denise Medim da
Palavras-chave: Matemática no ensino fundamental;Mathematics in Elementary School;Transversalidade;Transversality;Proposta para o ensino de Medidas de Massa.;Proposal for teaching Mass Measures.
Data do documento: 1-Dez-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Face às orientações preconizadas nos documentos que regem a Educação Brasileira para o Ensino Fundamental (PCN e BNCC) e, em particular, a Educação Amazonense (Referencial Curricular l) quanto à incorporação de questões sociais no processo de ensino aprendizagem das disciplinas que compõem o Currículo Escolar, a Transversalidade vê-se como uma possibilidade de tornar realidade tal incorporação. Nesse sentido, tornou-se objetivo dessa pesquisa “elaborar uma prática transversal abordando a questão social “Alimentação para a saúde” no processo de ensino de Medidas de Massa no 7º ano do Ensino Fundamental, considerando a habilidade preconizada na BNCC para este conteúdo”. Em seu percurso metodológico, fez-se uso da pesquisa de cunho qualitativo, abordando como modalidade a pesquisa bibliográfica, como técnica de coleta de dados empregou-se a documentação, por fim, para a análise dos dados, aplicou-se a técnica da análise de conteúdo. Os resultados obtidos sinalizam: 1. Contribuições significativas da transversalidade no processo de ensino, tais como: pensamento reflexivo, rompimento com o ensino formal e promoção de uma formação para a cidadania; 2. Necessidade de orientações mais esclarecedoras para a implementação de práticas docentes transversais nas aulas de Matemática. Conclui-se que mesmo carente de materiais contundentes que auxiliem professores de Matemática na consolidação de um trabalho transversal, é possível planejá-lo a partir do conhecimento de pesquisas realizadas sobre a temática e das orientações dos documentos que regem a Educação Brasileira/Amazonense.
Abstract: In view of the guidelines recommended in the documents that govern Brazilian Education for Elementary Education (PCN and BNCC) and, in particular, Amazonian Education (Curricular Reference 1) regarding the incorporation of social issues in the teaching-learning process of the subjects that make up the Curriculum At school, Transversality is seen as a possibility to make such incorporation a reality. In this sense, the objective of this research was to “develop a transversal practice addressing the social issue “Food for health” in the teaching process of Mass Measures in the 7th year of Elementary School, considering the skill recommended in the BNCC for this content”. In its methodological path, qualitative research was used, approaching bibliographic research as a modality, as a data collection technique, documentation was used, finally, for data analysis, the technique of analysis was applied. of content. The results obtained indicate: 1. Significant contributions from transversality in the teaching process, such as: reflective thinking, breaking away from formal education and promoting training for citizenship; 2. Need for more enlightening guidelines for the implementation of transversal teaching practices in Mathematics classes. It is concluded that even lacking strong materials that help Mathematics teachers in the consolidation of a transversal work, it is possible to plan it based on the knowledge of research carried out on the subject and the guidelines of the documents that govern Brazilian/Amazonian Education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3668
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.