DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3654
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Sandra Duque dos-
dc.date.available2022-01-10-
dc.date.available2022-01-11T13:07:57Z-
dc.date.issued2021-08-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Sandra Duque dos. O Uso da ilustração científica no ensino de entomologia nos anos finais do ensino fundamental. 2021. 40 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3654-
dc.description.abstractGiven the great importance of insects for development healthy ecosystem, and realizing that there is little work done with the help of new tools regarding this approach, it is understood the need to apply new methods and didactics when reviewing this subject within of the classroom, for students of basic education. In this relentless pursuit of quality and effective teaching/learning, the project continues to be designed to develop the method within the classroom. presented in order to guide students to a more comprehensive level in relation to the thematic addressed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIlustração científicapt_BR
dc.subjectScientific illustrationpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectEntomologiapt_BR
dc.subjectEntomologypt_BR
dc.titleO Uso da ilustração científica no ensino de entomologia nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe use of scientific illustration in entomology teaching in the final years of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-11T13:07:57Z-
dc.contributor.advisor1Cabral, Hiléia Monteiro Maciel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2809503718860401pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2958287808515079pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista a grande importância dos insetos para o desenvolvimento saudável do ecossistema, e percebendo que existem poucos trabalhos realizados com o auxílio de novas ferramentas a respeito dessa abordagem, entende-se a necessidade de aplicar novos métodos e didáticas ao repassar esse assunto dentro da sala de aula, para alunos da educação básica. Nessa incessante busca do ensino/aprendizagem de qualidade e eficaz, o projeto segue elaborado para desenvolver dentro da sala de aula, o método apresentado, a fim de guiar os alunos até um nível mais abrangente em relação à temática abordada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMARAL, Kelly Oliveira do; MEDEIROS, Miguel de Araujo. Análise das concepções de estudantes do Ensino Fundamental sobre insetos, através da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium, v. 6, n. 1, p. 156-180, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5392226. Acesso em: 02 jul. 2021. ARAÚJO, Joniel Mendes de et al. O estudo de entomologia como ferramenta pedagógica no 7º ano (6ªsérie) do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio. Pubvet, v. 11, n. 2, p. 103-206, 2017. Disponível em: https://www.pubvet.com.br/artigo/3609/o-estudo-de-entomologia-como-ferramenta pedagoacutegica-no-7ordm-ano-6ordfseacuterie-do-ensino-fundamental-e-2ordm ano-do-ensino-meacutedio. Acesso em: 30 jun. 2021. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977. BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Formação de Professores de Biologia, Material Didático e Conhecimento Escolar. Orientador: Dr. Hilário Fracalanza. 2000. 440 f. Tese (Doutor em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, Campinas, 2000. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/253628/1/Borges_GilbertoLuizdeAz evedo_D.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. BNCC: Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez site.pdf. Acesso em: jul. 2021. BUENO, Kely Cristina; FRANZOLIN, Fernanda. A utilização de recursos didáticos nas aulas de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC–3 a, v. 6, p. 1-10, 2017. BUZZI, Zundir José; MIYAZAKI, Rosina Djunko. Entomologia didática. 6ª. ed. Curitiba: editora UFPR, 2013. CARDOSO, Jaqueline dos Santos, CARVALHO, Karine Santana; TEIXEIRA, Paulo Marcelo M. Um estudo sobre a abordagem da classe Insecta nos livros didáticos de ciências. Sitientibus: Série Ciências Biológicas, Feira de Santana, v.8, n.1, p.80- 88, 2008. CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI, Regina. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto contexto enferm, v. 15, n. 4, p. 679-84, 2006. COSTA-NETO, Eraldo Medeiros; PACHECO, Josué Marques. A construção do domínio etnozoológico “inseto” pelos moradores do povoado de Pedra Branca, Santa Terezinha, Estado da Bahia. Acta Scientiarum. Biological Sciences, Maringá, v.26, n. 1, 2004. DORFMAN, Beatriz Regina. PENSAR SEM PALAVRAS OU A BIOLOGIA DO DESENHO. Graphica , Curitiba, 2007. Disponível em: http://www.exatas.ufpr.br/portal/docs_degraf/artigos_graphica/PENSAR.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021. GULLAN, P.J.; CRANSTON, P.S. Os insetos: um resumo de entomologia. 3 ed. São Paulo: Roca, 2008. 440p. HARDY, Tad N. Entomophobia: the case for miss Muffet. Bulletin of the Entomological Society of America, v. 34, n.2, p.64-69, 1988. Disponível em: https://academic.oup.com/ae/article-abstract/34/2/64/2842046. Acesso: 04 jul. 2021 LABINAS, Adriana Mascarette; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; AOYAMA, Elisa Mitusko. Experiências concretas como recurso para o ensino sobre insetos. Revista Ciências Humanas, v. 3, n. 1, 2010. Disponível em: http://revistas.unitau.br/ojs/index.php/humanas/article/view/1036. Acesso em: 23 maio 2021. LEAL, Silvia Cavalcanti. Uso de metodologias ativas no ensino de entomologia no ensino médio. Orientador: Alessandre Pereira Colavite/ Maria de Fátima Camarotti. 2020. 192 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18666. Acesso em: 20 jun. 2021. LIMA, Adriane Gomes de Moura; MACIEL-CABRAL, Hiléia Monteiro; SILVA, Cirlande Cabral da. ENTOMOLOGIA: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS ATRAVÉS DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, [s. l.], v. 8, n. 1, 25 jan. 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9721. Acesso em: 26 jun. 2021. LIRA JÚNIOR, Luiz Antonio. O estudo da entomologia para o desenvolvimento do raciocínio científico: uma proposta de material pedagógico. Orientador: Eliane Mendes Guimarães/Marina Regina Frizzas. 2013. 28 f. Monografia (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Faculdade UnB, Planaltina, DF, 2013. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/4653. Acesso em: 9 jun. 2021. MACÊDO, Margarete Valverde de. Insetos na educação básica. v. único / Margarete Valverde de Macêdo et al. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009. MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e pesquisa, v. 30, n. 2, 2004. MATOS, Cláudia Helena Cysneiros et al. Utilização de modelos didáticos no ensino de entomologia. Revista de biologia e ciências da terra, v. 9, n. 1, p. 19-23, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/500/50016921003.pdf Acesso: 17/06/2021 MILACH, Elisa Machado et al. A ilustração científica como uma ferramenta didática no ensino de Botânica. Acta Scientiae, v. 17, n. 3, 2015. MOURA, Nelson Antunes de; SILVA, Juciley Benedita da; SANTOS, Eurico Cabreira dos. ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 25, Dez 2016. Disponível em: https://www.proquest.com/docview/2343576469?pq origsite=gscholar&fromopenview=true. Acesso em: 22 maio 2021. MOURAS, Renata Aredes. BOMFIM, Darcy Alves do. Entomofauna como instrumento de ensino e de Educação Ambiental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 02, Vol. 12, pp. 33-60. Fev. 2021, Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/entomofauna MOORE, W. S. et al. What are magazine articles telling us about insects? Journalism Quarterly, Athens, v. 59, n.3, p.464-466, 1982. MUMFORD, J. Entomophobia: the fear of arthropods. Antenna, London, v. 6, n.1, p.156-157, 1982. NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. InFor, São Paulo/SP, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2016. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul: Feevale, 2013. SANTOS , Iris Moreira dos. Recursos didáticos nas aulas de ciências nas séries finais do Ensino Fundamental. Orientador: Maria de Lourdes Lazzari de Freitas. 2015. 14 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Faculdade UnB, Planaltina, DF, 2014. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/9703. Acesso em: 9 jun. 2021. SANTOS, Danielle Caroline de Jesus; SOUTO, Leandro Sousa. Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de Ciências no ensino fundamental. Scientia Plena, [s. l.], v. 7, ed. 5, 26 out. 2011. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/310. Acesso em: 20 abr. 2021. SOARES, Adriane de Fátima da Luz. Sequência didática como estratégia de ensino interdisciplinar: uma experiência com alunos deficientes intelectuais. Orientador: Drª Siumara Aparecida de Lima. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013. SOUZA, Salete Eduardo de. O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO ESCOLAR. I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”, Maringá, PR, 2007. TAVARES, Brisa Lunar Patrício; LAGES, Laergia Mirelly Porpino. O USO DE INSETOS EM AULAS PRÁTICAS DE ENTOMOLOGIA E COMO ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Congresso Nacional de Educação - CONEDU, Campina Grande, PB, 18 a 20 de setembro 2014. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2014/Modalidade_1datahora _15_08_2014_14_56_57_idinscrito_3182_db9174f10f1b36945e275c6d4fabda3a.pdf . Acesso em: 9 jun. 2021. WARDENSKI, Rosilaine de Fátima; GIANNELLA, Tais Rabetti. Insetos no ensino de ciências: objetivos, abordagens e estratégias pedagógicas. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, Florianópolis, SC, 3 a 6 de julho 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi enpec/anais/resumos/R0497-1.pdf. Acesso em: 4 jul. 2021. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.subject.cnpqEntomologiapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso da ilustração científica no ensino de entomologia nos anos finais do ensino fundamental.pdf528,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.