DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Marcela Rayane Rabelo-
dc.date.available2022-01-10-
dc.date.available2022-01-10T18:04:15Z-
dc.date.issued2021-08-06-
dc.identifier.citationCARVALHO, Marcela Rayane Rabelo. Confecção de caixa entomológica e identificação como atividade prática para o ensino de entomologia. 2021. 55 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3649-
dc.description.abstractOver time, ways to make education more attractive have been sought for young people, in view of the high number of young people aged between 15 and 18 years old who drop out of school. Thinking about it, the search for strategies and teaching methodologies that make the educational process more interesting to and that captivate them to stay in school intensifies. taking in consideration that insects, by many students and teachers, are seen as repulsive and disgusting individuals, which generates a decrease in the level of their interest in this topic. This research aims to understand the relevance of using entomological boxes and taxonomic classification as practical activities for the Teaching of Zoology, through participatory research held at the State School Ondina de Paula Ribeiro. Using the methodology of Didactic Sequence, seven classes were given to a 3rd grade class of the High School, mixing theoretical and practical classes and field trips. After analyzing the results of the questionnaires and the fixation activity, also relying on the observations recorded during the process, it became noticeable that the practice educational presents a differential when worked in the classroom. it is perceived that the Insecta Class is often approached in a vague way during teaching basic, or in some cases not even mentioned. the knowledge to respect for insects is gained only by common sense and that this kind of activity allows the intense participation of students in the process of learning and assists in the demystification process of the Insecta Class. Keywords: Practice. Following teaching. Entomology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEntomologiapt_BR
dc.subjectEntomologypt_BR
dc.titleConfecção de caixa entomológica e identificação como atividade prática para o ensino de entomologiapt_BR
dc.title.alternativeMaking an entomological box and identifying it as a practical activity for teaching entomologypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-10T18:04:15Z-
dc.contributor.advisor1Cabral, Hiléia Monteiro Maciel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2809503718860401pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3524386884309696pt_BR
dc.description.resumoAo longo do tempo vem-se procurando formas de tornar a educação mais atrativa para os jovens, tendo em vista o elevado número de jovens na faixa etária entre 15 e 18 anos que abandonam a escola. Pensando nisso, a busca por estratégias e metodologias de ensino que tornem o processo educacional mais interessante aos jovens e que os cative a permanecerem na escola se intensifica. Levando em consideração que os insetos, por parte de muitos alunos e professores, são vistos como indivíduos repulsivos e asquerosos, o que gera uma diminuição no nível de interesse dos mesmos a respeito desse tema. Esta pesquisa visa compreender a relevância da utilização de caixas entomológicas e classificação taxonômica como atividades práticas para o Ensino de Zoologia, através de uma pesquisa participante realizada na Escola Estadual Ondina de Paula Ribeiro. Utilizando a metodologia de Sequência Didática, sete aulas foram ministradas para uma turma de 3ª série do Ensino Médio, mesclando aulas teóricas, práticas e saída de campo. Após analisar os resultados dos questionários e da atividade de fixação, apoiando-se também nas observações registradas durante a o processo, tornou-se perceptível que a prática educativa apresenta um diferencial quando trabalhada em sala de aula. Percebe-se que muitas vezes a Classe Insecta é abordada de maneira vaga durante o ensino básico, ou em alguns casos nem chega a ser mencionada. O conhecimento a respeito dos insetos é adquirido apenas pelo senso comum e que esse tipo de atividade permite a participação intensa dos estudantes no processo de aprendizagem e auxilia no processo de desmistificação da Classe Insecta. Palavras-chave: Prática. Sequência Didática. Entomologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALENCAR, R. F.; PEREIRA, M. E. D.; FEITOSA, A. A. F. M. A. Modalidades didáticas diferenciadas como alternativas pedagógicas ao tradicional ensino de biologia.In: XIII CONGRESSOINTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. Pernambuco. Anais eletrônicos... Pernambuco: SENAC,2015. AZEVEDO FILHO, W.S. Coleção entomológica didática. Ensino de ciências [recurso eletrônico] : práticas e exercícios para a sala de aula / org. Cláudia Pinto Machado. – Caxias do Sul, RS: Educs, p. 97-103, 2017. BARBOSA, E.; MOURA, D. Metodologias Ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013. BARBOSA, E.E. Instrumentos de Coleta de Dados em Pesquisas Educacionais. Educativa: Instituto de Pesquisa e Inovações Educacionais, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embai xa_site_110518.pdf>. BONWELL, C. C.; EISON, J. A. Active learning : creating excitement in the classroom. Washington, DC: Eric Digests, 1991. Publication Identifier ED340272. Disponível em: <http://www.eric.ed.gov/PDFS/ED340272.pdf>. Acesso em: 31/03/2019. CAJAIBA, R.L.; SILVA, W.B. Percepção dos alunos do ensino fundamental sobre os insetos antes e após aulas práticas: um caso de estudo no município de Uruará-Pará, Brasil. Revista Lugares de Educação, v. 5, n. 11, p. 118-132, 2015. CAMARGO, A. J. A. et al. Coleções entomológicas: legislação, coleta, curadoria e taxonomia para as principais ordens. Embrapa, Brasília, 2015. CAMARGO, A. J. A. de. Coleções zoológicas: importância estratégica para o país e para o agronegócio em particular. Embrapa, Brasília, 2009. CRUZ, A. et al. Manual simplificado de coleta de insetos e formação de insetário. Goiás, 2009. DIAS, M.; DELES, P.; ROSA, S. Construindo mini caixa entomológica como metodologia facilitadora no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de artropodes para o ensino médio. SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 5., Montes Claros, 2016. Disponível em: < https://www.ifnmg.edu.br/arquivos/2016/proppi/sic/resumos/6aaaef04-ac88-47d9- 8118-6414d3863876.pdf> Acesso em: 31/03/2019 FILHO, W. et JÚNIOR, P. Técnicas de Coleta & Identificação de Insetos. 2ª ed., EDIPUCRS, Porto Alegre, 2005. FLICK. UWE. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. GODOY, A. S. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63 Mar./Abr. 1995. GULLAN, P.J.; CRANSTON, P.S. Os insetos: Um resumo de entomologia. 3 ed. São Paulo: Roca, 2008. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. 2019. Disponível em: <https://censos.ibge.gov.br/2013-agencia-de noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25- anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio.html>. Acesso em: 26/06/2021. MATOS, C. et al. Utilização de Modelos Didáticos no Ensino de Entomologia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, 2009. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=50016921003> Acesso em: 31/03/2019. MODRO, A.F; COSTA, M.S; MAIA. S. Percepção entomológica por docentes e discentes do município de Santa Cruz do Xingu, Mato Grosso, Bióticas, 2009. PENTEADO, F. BNCC: O que é a Base Nacional Comum Curricular e qual é o seu objetivo. Sae digital, 2019. Disponível em: < https://sae.digital/bncc-o-que-e qual-e-o-seu objetivo/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=[*]%20DSA~DSA &gclid=Cj0KCQiA88X_BRDUARIsACVMYD9Cg7UemXtn9u8TPY3m5nKBNXaCI4A PCqPaToYnVo92GO8ZbP3kGvQaAgaeEALw_wcB >. Acesso em: 03 jan. 2021. ROCHA, A. L. F.; MAESTRELLI, S. R. P. O ensino bancário de zoologia: uma aproximação de suas práticas. In: VII ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA, setembro, 2015, Criciúma, SC. Disponível em: <http://www.unesc.net/erebio> . Acesso em: 19/02/2019. SANTOS, D. C. J., SOUTO, L. S. (2011). Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de ciências no ensino fundamental. Scientia Plena, ed. 7, p. 01-08. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 3. Ed. rev. e atual. Cortez, São Paulo, 2007. SILBERMAN, M. Active learning: 101 strategies do teach any subject. Massachusetts: Ed. Allyn and Bacon, 1996. VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1924/2004. ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da F. Rosa, ArtMed, Porto Alegre, 1998pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.subject.cnpqEntomologiapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Confecção de caixa entomológica e identificação como atividade prática para o ensino de entomologia.pdf880,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.